Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,
    Adquiri recentemente uma moradia que possuí um sistema de abastecimento de água bastante dispendioso em termos eléctricos, visto que a água ( vem da serra) e é bombeada a partir de um reservatório para o resto da habitação. Se optar pela colocação de painéis solares com deposito exterior ( pois não tenho acesso ao sótão), será que consigo reduzir na factura? será viável para uma moradia com 5/ 6 pessoas?

Aguardo a vossa opinião.

Cumps
  2.  # 2

bom dia

uma coisa não tem a ver com a outra....

ao colocar o painel solar, (apesar que esse modelo não é o mais indicado) vai poupar no aquecimento da água.... não vai interferir com o sistema de bombagem que tem....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CFD_Parente
  3.  # 3

Ok, antes de mais obrigado pela resposta

Na minha ideia, o facto de colocar um reservatório de gravidade ( no telhado) iria fazer com que a bomba fosse accionada apenas para encher o reservatório dos painéis quando este necessitasse e não sempre que se consome água. E o facto estar a optar por reservatório exterior, é porque não tenho acesso ao desvão do telhado e não há outra forma colocar um reservatório de gravidade ( aliado aos painéis ) sem ser exterior.
  4.  # 4

Mas sempre que abrir a torneira de água quente vai estar a a esvaziar o reservatório, e por sua vez a bomba irá trabalhar para voltar a encher o mesmo. Nesta caso como o costa3333 disse e bem, apenas vai poupar no aquecimento da água pois a bomba vai continuar com o seu funcionamento normal.
    Concordam com este comentário: CFD_Parente

0.0055 seg. NEW