Iniciar sessão ou registar-se
    • jrsb
    • 13 novembro 2012 editado

     # 1

    Boa tarde,

    Precisava que alguém me desse uma ajuda com um problema que tenho em minha casa.

    Tenho uma vivenda finalizada em 2004, a casa tem apenas um piso, conta com uma placa térrea subida do chão uns 50cm, nas paredes tem roofmate mal aplicado numa espécie de sandwich entre tijolos, sem qualquer caixa de ar. Na placa de cima não tem qualquer isolamento.

    Até á data tenho tido alguns problemas com bolores e humidade mas tenho vivido com isso. Este ano mais ou menos na altura em que liguei o aquecimento central, os problemas aumentaram bastante, tenho inclusivamente um quarto onde se notam as vigas da placa em humidade, a ideia que dá é que a humidade está infiltrada nos elementos de betão! ontem então foi a gota de água (literalmente), começou a cair água por cima de um roupeiro encastrado que tenho... para agravar o problema parece-me que tenho também uma fuga de água num dos coletores que fica dentro desse roupeiro nas costas do WC.

    Hoje de manhã contactei o canalizador para ver a tal fuga e o carpinteiro para me ir desmontar o roupeiro e conseguir ver o que se passa realmente, sendo que á partida a infiltração de água por cima não terá nada a ver com a fuga de água por baixo!! Pedi também a um empreiteiro amigo que me fosse dar uma vista de olhos pela casa para ver o que é que estava a causar o problema das humidades, bolores e infiltrações. Demos umas voltas pelo exterior da casa, interior, sótão (não aproveitado) e telhado e foi aqui que recebi a noticia que o telhado estava mal acabado e que o melhor seria arranjar os algerozes e toda a parte dos espigões (será assim que se diz?), os algerozes foram feitos em cimento por cima de tijolos e com pouco isolamento e os telhões da união entre águas (os tais espigões?) foram assentes diretamente em cimento, mais uma vez sem qualquer tipo de isolamento!!!

    Como as condições atmosféricas não ajudam a fazer uma reforma deste género, resolveu-se para já apenas trocar uma telha do beirado que está partida e que pode dar origem a passagem de água, bem como tapar uma série de rachas existentes na parte de remate entre o beirado a estrutura que não sei como se chama, vou também passar uma tinta isolante nos algerozes (borracha?) para aguentarem mais uns meses e lá para a Primavera avançaremos com os trabalhos no telhado. Foi-me ainda recomendado que isolasse a placa da casa para isolar a zona fria e húmida existente por baixo das telhas da zona quente de dentro da casa, supostamente isso reduzirá os problemas com infiltrações e bolores, evitando que o ambiente quente em baixo da placa "puxe" a humidade de cima, ficando muito melhor depois do telhado arranjado! isto é uma explicação simplificada do que me foi dito...

    Estou então a considerar isolar a placa com poliuretano projetado com uns 4cm, sei que o rendimento do aquecimento vai ficar optimizado e espero sinceramente que me ajude na história das infiltrações, mas como não pedi só uma opinião, já existe alguém que me diz que a casa ficaria demasiado isolada e que teria problemas com condensações e humidades... lembro-me de na altura da construção também me terem falado na história da casa respirar, mas não consigo chegar a conclusão nenhuma sobre isto!

    Resumindo, gostava que me dessem uma opinião fundamentada sobre o porquê dos problemas com as infiltrações e sobre o isolamento da placa com poliuretano... tenho um problema em mãos que preciso ver resolvido ou minimizado em muito pouco tempo!

    Agradeço desde já a ajuda.
 
0.0081 seg. NEW