Iniciar sessão ou registar-se
    • PTM
    • 13 novembro 2012

     # 1

    Boa Tarde


    Há cinco meses atrás decidi comprar uma casa, fiz o contrato de compra e venda com validade até dia 31 de Outubro de 2012. O crédito já foi aprovado á cerca de um mês (apôs vários meses de espera por causa da actualização do mapa de expurgos), já assinei todos os papéis no banco referentes ao crédito, acontece que ainda estou á espera que seja marcada a escritura não havendo ainda uma data para a realização da mesma. Tendo o contrato terminado a dia 31 de Outubro de 2012, e apesar de já ter os papéis todos assinados no banco posso desistir da compra?
    (O contrato diz que a escritura tinha de ser feita até dia 31 de Outubro)

    Desde já agradeço a quem me possa ajudar.
  1.  # 2

    A casa está pronta a escriturar? com licença de utilização?
  2.  # 3

    Depende... estamos a falar de 13 dias... Ainda não foi marcada escritura porquê?
    • PTM
    • 13 novembro 2012

     # 4

    Olá

    Picareta: Sim a casa está pronta, com licença está tudo como deve ser.

    Erga Omnes: Não consigo responder, não sei porque a escritura ainda não foi marcada. Só me dizem que estão á espera que o banco marque a escritura.
  3.  # 5

    Teria problemas se o atraso fosse do empreiteiro, sendo do banco, vá lá e amande dois murros no balcão. Nesta fase o empreiteiro não vende a casa a outro.

    Colocado por: PTMSó me dizem que estão á espera que o banco marque a escritura.

    Quem é que diz??
    • PTM
    • 13 novembro 2012

     # 6

    Quem diz é a imobiliária.

    Mas isso significa que não posso desistir da compra visto que a culpa é do banco e não do empreiteiro?

    Assim que nos informaram que o crédito foi aprovado e que a escritura seria realizada o mais tardar, e que podiamos avisar a senhoria da casa que habitamos que iriamos sair. Nós avisamos que este mês abandonariamos a casa, a senhoria foi compreensivel e não colocou nenhum entrave, estamos neste momento a usar a caução. Só que agora com esta situação estamos entre a espada e a parede pois temos de sair desta casa até ao final deste mês e ainda não sabemos afinal quando será a escritura. Por isso temos ponderado desistir da compra da casa falar novamente com a senhoria e continuar por cá.

    Bom entretanto o meu marido falou com o banco, e o banco diz que tem de fazer uma nova avaliação da casa!!!!
    Quando iniciamos o processo para o crédito foi feita uma avaliação no decorrer do mesmo.
    Não percebo estando já tudo aprovado.
  4.  # 7

    Colocado por: PTMMas isso significa que não posso desistir da compra visto que a culpa é do banco e não do empreiteiro?


    Na minha opinião não... Que culpa tem o empreiteiro/vendedor dessa situação?
    Concordam com este comentário: Picareta, Vitor Azevedo
  5.  # 8

    Colocado por: PTMNão percebo estando já tudo aprovado.

    Se quer começar a perceber elimine a imobiliária deste processo, passem vocês a gerir o processo com o banco.

    Colocado por: PTMMas isso significa que não posso desistir da compra visto que a culpa é do banco e não do empreiteiro?

    Concordo com o erga Omnes, vocês estão a ser anjinhos, e se não se mexerem ficam com um grande imbróglio para resolver e a imobiliária sai sempre bem, nunca assumem responsabilidades.
    • PTM
    • 13 novembro 2012

     # 9

    Pois... essa era a minha questão, sabendo á partida que eles não teriam culpa, pensei que como o contrato já acabou e que durante o mesmo a escritura não foi realizada que poderia dar termo a isto. Esqueci-me de referir, não sei se pode ser relevante mas a casa é financiada a 100% pelo dito banco.
    Então neste caso há alguma coisa que possa fazer para tentar dar a volta a situação? Ou apenas poderei apertar com o banco para que marquem a escritura?
    • PTM
    • 13 novembro 2012

     # 10

    Bom á sempre uma primeira vez para tudo, e esta é a nossa primeira vez nesta situação e como somos novatos nestas andanças, não sabemos como poderemos dar a volta á situação.
  6.  # 11

    Colocado por: PTMEntão neste caso há alguma coisa que possa fazer para tentar dar a volta a situação?

    Passarem vocês a gerir o processo. Marquem uma reunião no banco para se inteirarem da situação, e não saiam de lá enquanto não estiverem esclarecidos. Mantenham o vendedor informado.
    •  
      GF
    • 14 novembro 2012

     # 12

    Se expirou o prazo, há duas soluções:
    1) Chega a acordo com o vendedor para prolongar o prazo
    2) Aplicam-se as penalizações previstas contratualmente por incumprimento de prazo (da sua parte)
  7.  # 13

    Colocado por: GF1) Chega a acordo com o vendedor para prolongar o prazo

    Nesta altura do campeonato, isto não costuma ser um problema, mas convém manter sempre o vendedor informado. Directo, não através de uma imobiliária.
    •  
      GF
    • 14 novembro 2012

     # 14

    Há com cada doido que nada é garantido...
    • PTM
    • 14 novembro 2012

     # 15

    Tenho algumas novidades, ontem ao final da tarde ainda conseguimos falar com o gestor de conta e com a imobiliária.
    O gestor de conta disse que foi necessário fazer uma nova avaliação da casa, e que agora a escritura está dependente dessa avaliação, que diz ele que pode ser a qualquer altura e quando tiver novidades que diz, e mais não nos disse.

    A imobiliária disse que falou com o construtor, e que este disse que nos podíamos mudar para a casa antes da escritura,visto que no banco está tudo acertado que o crédito está aprovado. Eles também não sabem o porquê desta nova avaliação. Ainda em relação a avaliação, o que nos disseram da Imobiliária é que a pessoa que foi avaliar a casa fê-lo na semana passada mas que se atrasou na entrega da avaliação. E disseram para fazermos força com o banco.
    Embora o construtor tenha dado o seu aval para nos mudarmos para a casa antes da escritura, deixa-me um pouco com o pé atrás. Parece-me que está um grande imbróglio. Hoje mesmo vou marcar uma reunião com o banco e vou tentar falar directamente com o construtor.
    • Oinq
    • 14 novembro 2012

     # 16

    Tem um ducumento escrito a dizer que o credito ta aprovado?
    • PTM
    • 14 novembro 2012

     # 17

    Oinq: Quando o crédito foi aprovado fomos chamados ao banco para assinar toda a papelada inerente ao mesmo, mas nós apenas ficamos com um duplicado da abertura de conta.
  8.  # 18

    Colocado por: PTMOinq: Quando o crédito foi aprovado fomos chamados ao banco para assinar toda a papelada inerente ao mesmo, mas nós apenas ficamos com um duplicado da abertura de conta.


    comecei também agora a assinar os papéis dos bancos, a informação que o gerente do banco nos deu foi que após serem assinadas as cartas de aprovação temos um mês para fazer a escritura. passando esse prazo o banco exige uma nova avaliação.
    se o erro não foi da sua parte exija explicações junto do banco.

    cumps e boa sorte
    •  
      FD
    • 14 novembro 2012

     # 19

    Colocado por: PicaretaSe quer começar a perceber elimine a imobiliária deste processo

    Muitas das vezes também fico com a sensação que estorvam mais do que facilitam...
    •  
      GF
    • 14 novembro 2012

     # 20

    Colocado por: flipey

    comecei também agora a assinar os papéis dos bancos, a informação que o gerente do banco nos deu foi que após serem assinadas as cartas de aprovação temos um mês para fazer a escritura. passando esse prazo o banco exige uma nova avaliação.
    se o erro não foi da sua parte exija explicações junto do banco.

    cumps e boa sorte


    Se já está a assinar as cartas de aprovação, a probabilidade disso ir para a frente é muito alta.
    Entretanto, se o construtor o deixa ir habitar a casa, só tem a ganhar com isso (você, ele não).

    Vá dando noticias.
    Cumps
 
0.0219 seg. NEW