Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Informo que recentemente fui notificado pela Câmara de Matosinhos, que a licença de construção em Lavra, Matosinhos foi aprovada. O objectivo agora é "correr pelos bancos", à procura dos melhores preços (como se isto fosse possivel actualmente).

    Necessitava da vossa opinião, ou de alguém que "ande nestas andanças", sobre como tentar obter, renegociar com as entidades bancárias, as questões de spread, custos inerentes, etc... (apesar de saber que actualmente está muito dificil).

    Como informação complementar, informo que lá em casa somos 3, temos uma area de implantação de 230m2, distribuído em dois andares. Estava a pensar pedir "emprestado 150.000€"?

    Aguardo o vosso feedback,

    Obrigado.
    • Oinq
    • 13 novembro 2012

     # 2

    Espero estejam os 2 efetivos numa area onde haja muito trabalho e que ambos ganhem mais de 1200 liquidos...
  2.  # 3

    Colocado por: David SantosEstava a pensar pedir "emprestado 150.000€"?
    E quanto precisa mesmo? Isto é, já tem orçamentos de empreiteiros?
  3.  # 4

    Agradeço desde já as rápidas respostas!

    Actualmente ambos auferimos mensalmente cerca de 1400€, estando eu numa multinacional do ramo informático (efectivo) e a esposa numa câmara municipal (contrato a termo, apesar de renovado anualmente).

    Já tenho orçamentos, e na altura pedi vários... decidi-me por um empreiteiro, que me fez um orçamento por excesso, a meu pedido, de 180.000€.
    Pelas construções na redondeza, o valor da avaliação final da casa rondará os 300.000/350.000€.

    Entretanto falaram-me para me aconselhar com empresas de consultadoria imobiliária, qual a vossa opinião? Como funcionam?

    Existe alguém que possa informar sobre quais os melhores spreads actualmente?

    Grato pela atenção dispensada,
  4.  # 5

    Colocado por: David SantosExiste alguém que possa informar sobre quais os melhores spreads actualmente?

    Existe...os bancos... corra-os todos.
  5.  # 6

    bom dia,

    ha cerca de dois meses percorri alguns bancos também a saber as melhores taxas de spread que encontrava e a mais baixa que encontrei foi de 3.6% no bpi. no totta conseguia 4,25% e isto por existir um protocolo com a empresa onde trabalho...
    no entanto tem de ter em conta todas as taxas aplicadas e isso reflete-se na TAE, essa é a que tem verdadeiramente de comparar com os outros bancos pois reflete a soma das taxas aplicadas no empréstimo.
    tal como o Sr. Eng. Picareta diz, o melhor que tem a fazer é percorrer todos os bancos.
    comece pelo banco onde tem conta há mais tempo e procure ainda saber se a sua empresa tem algum protocolo com algum dos bancos, pode beneficiar de uma taxa de spread mais baixa como no meu caso e talvez até ficar isento de algumas taxas cobradas como por exemplo a da avaliação.

    cumprimentos e boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: David Santos
  6.  # 7

    Claro é isso que estou a fazer actualmente, o "rally das tascas(bancos)"...

    E já alguém se aconselhou com empresas de consultadoria imobiliária, qual a vossa opinião? Como funcionam? São fiáveis/viáveis?

    Obrigado.
  7.  # 8

    • mog
    • 14 novembro 2012

     # 9

    David, posso estar errado mas o que as imobiliárias fazem normalmente é contactar diversos bancos para obterem propostas de financiamento para imóveis dos quais são mediadores (penso que não será o seu caso).
    Para além de você poder ir pessoalmente a diversos bancos, poderá em alternativa contratar os serviços de uma empresa especializada em consultoria financeira para fazer esse trabalho. A vantagem é que, porque percebem mais do assunto, o poderão ajudar a comparar as diferentes ofertas (acredite que nem sempre é fácil fazer essa comparação pois cada oferta tem as suas especificidades). A desvantagem é que cobram pelo serviço, naturalmente :)
  8.  # 10

    a empresa de consultoria financeira cobra como é natural , mas depois compensa?

    obrigado e desculpem intrometer-me...
  9.  # 11

    Colocado por: David SantosClaro é isso que estou a fazer actualmente, o "rally das tascas(bancos)"...

    E já alguém se aconselhou com empresas de consultadoria imobiliária, qual a vossa opinião? Como funcionam? São fiáveis/viáveis?

    Obrigado.


    eu, pessoalmente por não ter muito tempo disponível, e pelo tipo negócio em particular, recorri a empresa Decisões & Soluções.
    até agora estou muito satisfeito com o serviço.
    no meu caso assinei um contrato de prestação de serviços, há lugar ao pagamento de 1% + iva do valor de crédito concedido. há ainda uma cláusula a salvaguardar que caso não obtenha crédito não tenho de pagar nada.
    é verdade que é algo ingrato sentir que com um pouco de paciência (e com mais tempo disponível) talvez conseguisse tratar de tudo directamente com os bancos e não teria de pagar aquela quantia. por outro lado reconheço que beneficio dos conhecimentos que têm do mercado e dos pormenores relacionados com este tipo de negócio e sinto segurança por estar a ser acompanhado por alguém que tem mais conhecimentos que eu desta área.

    cumps
  10.  # 12

    Colocado por: flipey

    eu, pessoalmente por não ter muito tempo disponível, e pelo tipo negócio em particular, recorri a empresa Decisões & Soluções.
    até agora estou muito satisfeito com o serviço.
    no meu caso assinei um contrato de prestação de serviços, há lugar ao pagamento de 1% + iva do valor de crédito concedido. há ainda uma cláusula a salvaguardar que caso não obtenha crédito não tenho de pagar nada.
    é verdade que é algo ingrato sentir que com um pouco de paciência (e com mais tempo disponível) talvez conseguisse tratar de tudo directamente com os bancos e não teria de pagar aquela quantia. por outro lado reconheço que beneficio dos conhecimentos que têm do mercado e dos pormenores relacionados com este tipo de negócio e sinto segurança por estar a ser acompanhado por alguém que tem mais conhecimentos que eu desta área.

    cumps


    No meu caso, com a Decisões e Soluções, o encargo ficou em aprox. 100€ ou 100€+IVA. Tem a certeza que esse custo de 1%+IVA não é a comissão dada pelo banco à Decisões e Soluções?

    Para o acompanhamento que fizeram, as propostas que pedi para analisar, achei o valor justo (os tais 100€).

    cumps
  11.  # 13

    Colocado por: flávia pa empresa de consultoria financeira cobra como é natural , mas depois compensa?

    Pode compensar, mas....Na altura do crédito fácil os bancos davam comissões a todos os angariadores de crédito,e assim, pelo menos as imobiliárias, encaminhavam o cliente para o banco que lhes dava mais comissões, que poderia não ser o banco que dava as melhores condições ao cliente. Quanto às empresas de consultadoria financeira, não o posso afirmar, mas quase de certeza que o procedimento seria o mesmo, e hoje em dia, acho que os bancos já não pagam esse tipo de comissões.
  12.  # 14

    Pode tentar colocar aqui alguma dúvida específica para o Cfinanceiro ou outro forista tentar ajudar:

    https://forumdacasa.com/discussion/19942/49/tudo-sobre-credito-a-habitacao-parte-2-coloque-aqui-as-suas-duvidas/
  13.  # 15

    pois, às vezes esquecem-se do interesse do cliente para por em primeiro lugar o seu próprio interesse, mas não deveria ser assim, porque se alguém procura esse tipo de ajuda é porque quer encontrar alguém em quem confiar e não alguém que o vá tramar...

    obrigado a todos
    Concordam com este comentário: josesantos
  14.  # 16

    Colocado por: Picareta
    Pode compensar, mas....Na altura do crédito fácil os bancos davam comissões a todos os angariadores de crédito,e assim, pelo menos as imobiliárias, encaminhavam o cliente para o banco que lhes dava mais comissões, que poderia não ser o banco que dava as melhores condições ao cliente. Quanto às empresas de consultadoria financeira, não o posso afirmar, mas quase de certeza que o procedimento seria o mesmo, e hoje em dia, acho que os bancos já não pagam esse tipo de comissões.


    precisamente, os bancos hoje em dia não suportam esse tipo de despesas, que ficam todas a cargo do cliente final...
  15.  # 17

    o credito habitação está dificil de obter...... mas para construção está muito pior! Aliás algo me diz que a medio prazo os bancos vai deixar de disponibilizar este produto! ou seja so vai construir quem tiver guita!
    Concordam com este comentário: David Santos
    • Oinq
    • 14 novembro 2012

     # 18

    eu dizia 1200 cada um, lol
  16.  # 19

    Colocado por: David SantosAgradeço desde já as rápidas respostas!

    Actualmente ambos auferimos mensalmente cerca de 1400€, estando eu numa multinacional do ramo informático (efectivo) e a esposa numa câmara municipal (contrato a termo, apesar de renovado anualmente).

    Já tenho orçamentos, e na altura pedi vários... decidi-me por um empreiteiro, que me fez um orçamento por excesso, a meu pedido, de 180.000€.
    Pelas construções na redondeza, o valor da avaliação final da casa rondará os 300.000/350.000€.

    Entretanto falaram-me para me aconselhar com empresas de consultadoria imobiliária, qual a vossa opinião? Como funcionam?

    Existe alguém que possa informar sobre quais os melhores spreads actualmente?

    Grato pela atenção dispensada,


    Em tempos um empreiteiro também me deu um preço por "excesso" para uma situação, quando orçamentou a sério passava do orçamento por "excesso" cerca de 30 000€...
  17.  # 20

    Boas,

    Descobri um blog, onde têm uma parceria com uma empresa de consultadoria imobiliária e financeira, que fica por 0€. Enviei para lá os dados necessários e a documentação solicitada! Vamos ver o que dá! Depois dou novidades! (vou tentar saber o nome da empresa)
 
0.0195 seg. NEW