Colocado por: jqewkOlá!
Recentemente, fruto de anos de uso, alguma dificuldade em encontrar peças e também simplesmente pela sua idade resolvi reformar o anterior esquentador que tinha em casa. Um Valliant.
Adquiri um Vulcano WRB11 (11 litros). O antigo Valliant apenas tinha disponível a regulação da temperatura da água pelo que era bastante fácil escolher o que se pretendia.
Este Vulcano apresenta a possibilidade de duas regulações - a potência e o caudal. Não sou propriamente pouco dado a indagar como as coisas funcionam e de facto já dei uma boa leitura aos manuais e especificações técnicas sobre os consumos nominais e mínimos de gás assim como aos valores de caudal/temperatura. Todavia as instruções relativamente a estes pontos são algo fracas no manual.
A única coisa a que me pareceu ser mais dada importância é a preferência do fabricante em recomendar que sempre que possível optar por um caudal maior por forma a minimizar os depósitos de calcário.
Na Primavera/Verão o esquentador sempre funcionou com o caudal máximo (temperatura mínima) e a potência mínima. Mas agora com o tempo mais frio já senti necessidade de ir aumentando a temperatura...
Todavia tem sido algum confuso... Aumentando a potência nota-se um ligeiro aumento da temperatura porém é diminuindo o caudal que se nota um aumento significativo da temperatura.
Posto isto, há alguma configuração preferencial? Menos gasto de gás com a potência ao mínimo e caudal ao mínimo também potenciando a acumulação de calcários ou colocar a potência ao máximo, aumentando o consumo, e compensando o necessário com o caudal?
Há alguma lógica nas afinações possíveis ou cada um faz o que quer?
Obrigado!
Regulando a temperatura para o valor mínimo de acordo com as necessidades, reduz-se o consumo de energia e diminui a probabilidade de depósito de calcário na câmara de combustão.
Colocado por: TROLHA...
claro...a temperatura da água fria é mais elevada no verão.
o raio dos esquentadores trabalham (bem/mal) em função de muitas coisas.
Colocado por: TROLHA...uma coisa que normalmente as pessoas não fazem é medir as pressões do gás (estática e dinâmica)
é muito importante!!
Colocado por: TROLHA...
é água do poço?
Colocado por: TROLHA...
a água passa muito depressa,por isso não aquece...aquece menos.
Colocado por: TROLHA...
então em principio não precisa de se preocupar com o dito calcário.
normalmente as serpentinas e o permutador principal dos esquentadores furam mas com águas acidas,normalmente a dureza da água (calcário) faz perder rendimento ao esquentador porque isola não deixando por isso fazer uma boa transferência térmica.
Colocado por: TROLHA...
na potencia máxima.
Colocado por: TROLHA...
e como sabe que tem esse rendimento??...não sabe!!
não se esqueça que é um equipamento atmosférico...tudo influencia!!
Colocado por: TROLHA...que tipo de gás está a consumir?
Colocado por: TROLHA...
valores de laboratório estão sempre nos conformes(maravilha)chaminés á maneira e tal,agora na pratica poderão e são com certeza outros!
Propano ajuda sempre mais alguma coisa!
Colocado por: jqewk
Naturalmente que os valores de laboratório são sempre ideais. A realidade é sempre diferente. Sempre assim foi e sempre assim será. Seja com meros esquentadores ou com qualquer outra coisa.
Uma das ideias que sempre me esteve presente relativamente a este assunto do gás, foi a de usar aquelas botijas maiores em vez das tradicionais pequenas. Simplesmente por um factor de comodidade, naturalmente duram mais, e embora aqui façam entregas sempre era uma coisa a que tinha que se dedicar atenção com menos regularidade. Porque quanto a custos, todas elas tem que ser pagas.
Não me esclareci quanto a isto antes sem nenhuma razão. Da próxima vez que estiver com o fornecedor vou-lhe colocar as perguntas sobre o tamanho e sobre qual a oferta de propano que tem. Segundo sei, e espero estar correcto, basta a troca do redutor.
Colocado por: TROLHA...uma coisa que normalmente as pessoas não fazem é medir as pressões do gás (estática e dinâmica)
é muito importante!!
Colocado por: TROLHA...sabe porque se chamam Lugano?
Colocado por: TROLHA...
mas quem é que lhe disse que eu podia estar errado??
complicar o quê??...sobre um esquentador?..que trabalha bem ou mal em função de muitas coisas??...explicar coisas tão básicas mas tão básicas que as pessoas nem iam entender,e se entendessem entrava por um ouvido e saia pelo outro!
e quanto ao Propano é "ligeiramente" superior ao Butano....é no poder calorifico é na humidade...é em quase todos os parâmetros!!
na rua??...ia te-lo onde??....santa mãesinha.Concordam com este comentário:Sergio Rodrigues
Colocado por: TROLHA...
homem....uma coisa são blás blás e blés blés,outra coisa é a pratica.....no terreno!!!
tava a ver que não....fogo!!...depois eu é que complico.
percebi que você é do tipo..blá blá!!
Colocado por: TROLHA...
sim..e que tem??...não conhece,nunca viu nem nunca ver,ter... impossível!!
é lixado não é??