Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá!

    Tenho um apartamento T3, com cerca de 150m2 que adquiri novo em 2006. Na altura era suposto vir equipado com recuperador de calor, mas achamos mais útil o aquecimento central com caldeira a gás, e chegamos a acordo com o construtor para troca direta do recuperador pelo aquecimento central (caldeira + radiadores).
    Com o tempo, fomos chegando à conclusão que talvez não tenha sido a melhor opção, dada a conta do gás se ligarmos o aquecimento em todas as divisões o dia todo, e começamos a pensar em soluções.
    O que venho tentar perceber com este meu post, é se será viável o que pretendo, e que passo a explicar:
    Apesar de o recuperador não ter sido instalado, o local para ele está lá, num canto da sala, tapado com pladur e com ligação a chaminé feita. O que pretendíamos era instalar um recuperador de calor razoável que permitisse distribuir o calor pelas restantes divisões da casa (recuperador na sala, calor nos quartos e cozinha). Todas as divisões tem teto falso, com cerca de 10cm de espaço, e a ideia seria passar a tubagem que leva o calor pelo teto falso até às restantes divisões da casa, exceto num local, em que existe uma viga e que a tubagem teria que passar por fora, sendo depois disfarçada dentro de uma caixa em pladur (ou algo do género). Nos tetos das restantes divisões seriam colocadas grelhas para sair o ar quente. Penso que seja assim que o sistema funciona...
    Tenho noção que vai ser preciso abrir o teto e esburacar paredes, mas desde que no final ficasse tudo direito outra vez, isso não seria um problema.
    Dada a minha ignorância nestes assuntos, decidi recorrer à ajuda deste fórum para tentar perceber no que me estaria a meter. Quais os custos associados a uma alteração deste tipo? Quanto tempo demoraria a implementar este tipo de solução? Será viável e funcional?

    Desde já agradeço toda a ajuda que me possam dar.

    Abraços,
    Alexandre
    •  
      FD
    • 14 novembro 2012 editado

     # 2

    Colocado por: sacristocoQuais os custos associados a uma alteração deste tipo?

    Acho que valores só os consegue com orçamentos no local - as variações e os factores que fazem o preço são muitos para se poder dizer isso à distância.
    O maior custo de uma intervenção deste tipo está na mão de obra, por isso o preço depende muito mais do que é necessário fazer e não tanto do que é preciso comprar.

    Tomou uma má decisão antes, tem noção dos incómodos que esta decisão por este sistema tem?
    Por exemplo, a manipulação da madeira, comprar, armazenar, carregar para o recuperador, repor, limpar a chaminé, etc.
    Numa moradia é uma coisa, num apartamento é, normalmente, outra coisa bastante diferente.

    Quanto é que gasta(va) em gás?
    Quanto é que pode ou pensa gastar?
    Já colocou outras hipóteses?

    Colocado por: sacristocoSerá viável e funcional?

    Que funciona, funciona. Mas, não é coisa de carregar num botão...

    O melhor que tem a fazer é pedir orçamentos, só assim poderá ver se é o que está à espera ou não.

    Na minha opinião, do que tenho visto por aqui, seria preferível abandonar a caldeira a gás e instalar uma bomba de calor - funciona a electricidade.
    Vende a caldeira a gás e reinveste esse dinheiro numa bomba de calor.
    Uma bomba de calor razoável é coisa para custar entre 2.000€ e 5.000€, a vantagem é que pode usar tudo o que já tem instalado e não tem que fazer obras.
  2.  # 3

    Obrigado pelas suas respostas.
    De facto, na altura em que adquiri o apartamento tomei muitas más decisões (a maioria por ignorância) e hoje olho para certas situações no meu apartamento que poderiam ter sido facilmente corrigidas ou colmatadas na altura. Como comprei o apartamento ainda de pedreiro poderia ter feito muita coisa.
    No primeiro mês que utilizei o aquecimento central a gás a fatura foi cerca de 180€... e penso que não havia nenhuma fuga. :)
    Em relação à madeira, tenho garagem fechada para dois carros com bastante espaço para arrumação. Ao chegar a casa, seria só carregar a cesta para o elevador (a 2 mts da garagem) e quando saísse trazia a cesta vazia para baixo. Em relação à compra da madeira, o pessoal aqui do prédio que tem recuperador compra uma carrinha de caixa aberta cheia dela por 500 ou 600 euros e dá para 2 ou 3 invernos, ligando diariamente (segundo eles). O senhor descarrega a lenha diretamente na garagem. A questão da limpeza da chaminé nunca tinha considerado... mas é boa.
    A troca da caldeira por bomba de calor não sei se resolveria todos os problemas, dado que na suite, por exemplo, que tem 20m2 demora muito tempo a aquecer porque só tem um radiador...
    Em relação a custo, é coisa para passar o 5k euros?

    Mais uma vez, obrigado pela ajuda.

    Abraços,
    Alexandre
 
0.0087 seg. NEW