Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas ao fórum,

Estou a iniciar este tópico para saber quais os sistemas de construções, viáveis nos parâmetros termo-acústicos, para habitação (moradia).

Vou já enumerar alguns tipos que conheço, muito provavelmente os mais banais:

- LSF estrutura em aço
    - Alvenaria de parede dupla com caixa de ar isolamento pelo interior da caixa de ar
    - Alvenaria de parede simples com isolamento pelo exterior
    - ICF insulating concrete forms
    - Isoltermix.

Como disse eu apenas os enumerei e em comentários mais à frente irei escrever sobre os mesmos, prós e contras de cada um, sabendo desde já que se cada método construtivo for executado corretamente esse mesmo método funciona na perfeição.

Eu estou a abrir este tópico na perspetiva de saber todas ou quase todas as possibilidades de construção para ter uma base mais alargada para me decidir sobre qual método adotar.

Abraços e já agora venham opiniões sobre quais métodos construtivos vocês mesmos elegem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cinderela, JQ
  2.  # 2

Então começando a desvendar aquilo que a minha pesquisa me forneceu vou começar a caracterizar o sistema de construção em LSF, ou pelo menos aquilo que aprendi:

LSF = Light Steel Frame = Leve Aço Estrutura = Estrutura em Aço Leve.

-Caracteriza-se como o próprio nome indica, por uma construção com estrutura em aço;
    -Todo o peso da estrutura é repartida pelas várias "vigas" que compõe a estrutura, sendo assim uma estrutura anti-sísmica;
    -É uma construção mais rápida do que a tradicional, porém também é mais cara. (não sei se é justo dizer-se isto);
    -As paredes são sensivelmente mais finas pelo que existe um ganho de área face à construção tradicional;
    -A maioria da espessura da parede é composta por isolamento, isto para uma construção típica, normalmente as parede são de um total de 24 cm, sendo que 18cm são isolamento;
    -Em correspondência com o grande isolamento, irá ser preciso gastar menos energia para climatizar o edifício;
    -Em termos de custos de manutenção, estes são mais reduzidos;
    -Edificio com inércia fraca devido à massa estrutural ser "pouca" ou "baixa"

Isto foi o que me ficou, sem querer dizer que é bom ou mau. O que não ficou porque não tive acesso a tais informações, uma construção deste género deve ser mas cara, agora quanto mais cara? será que pelo preço que se paga por uma construção em LSF não se consegue uma construção em Alvenaria com os mesmos parâmetros térmicos?

Fica uma imagem
      steel-framing.jpg
  3.  # 3

Caro lfvmagalhães,

já tem projecto? E arquitecto escolhido? Já sabe o programa da sua casa? Qual é o seu tecto orçamental? Já tem terreno?

O sistema construtivo, surge durante o projecto quando todas as situações acima se conjugam e evoluem.
    Pensar e decidir o sistema construtivo antes de saber o que irá construir é perder tempo e limitar as suas opções. Tenha paciência, as soluções surgem com naturalidade.

Cumprimentos,

Rodrigo
  4.  # 4

Ora respondendo a isso tudo:

"já tem projecto? E arquitecto escolhido? Já sabe o programa da sua casa? Qual é o seu tecto orçamental?"
    não
    vá em relação ao tecto orçamental algo que se situe em 250k€ / 275k€.

"já tem terreno?"
    sim, 2800 / 2900 m2

Aquilo que pretendo é ficar a par daquilo que neste momento existe para a construção, assim quando for a elaborar projecto, escolher arquitecto etc etc etc, não ir às cegas para um mundo que sei que não é fácil para quem não é do mesmo.

Não me estou a limitar em nada porque não estou a escolher nada, nem a tirar partido por A ou B.

Percebo o que me diz, apenas quero ter conhecimento dos sistemas construtivos usados para a construção habitacional (moradia).

Abraço
  5.  # 5

Colocado por: lfvmagalhaessaber quais os sistemas de construções

Conheço o sistema de isolamento pelo interior a somar aos que referiu. Alvenaria simples(tijolo, bloco) + isolamento térmico(lã mineral) + revestimento interior em gesso cartonado.
  6.  # 6

Exacto esse também conheço esqueci-me de mencionar, obrigado, vou adicionar aos acima ditos

Abraço
  7.  # 7

em que zona do país vai construir?
  8.  # 8

Quando construir irá ser no centro.
  9.  # 9

boas
    eu só conheço dois;
    o meu e o dos outros.
    abraço
  10.  # 10

boas
    desculpe a piada mas tinha quer ser.
    quer comparar alhos com cebolas ou com batatas, e algumas cenouras.
    é impossível.
    abraço
  11.  # 11

Boa tarde,

Eu não quero comparar nada, eu só os quero conhecer e saber as vantagens/desvantagens dos mesmos.

Sei que não é justo fazer comparações deste genero por isso em nenhum comentário meu você viu-me a dizer que este era melhor que aquele.

Abraço
    •  
      bcool
    • 15 novembro 2012

# 12

Não sei se são opções mas há casas feitas de terra ou de palha! :D

Já eu gostava de uma destas:

Casa
    Bc
  12.  # 13

Senhor do aneis inspirou-se numa dessa, ou ao contrário :)
    Concordam com este comentário: bcool
  13.  # 14

Em madeira os 3 sistemas de construção que conheço são o clovis, post&beam e troncos
  14.  # 15

Em tronco + isolamento
  15.  # 16

post&beam
  16.  # 17

clovis
  17.  # 18

Colocado por: lfvmagalhaes
    Abraços e já agora venham opiniões sobre quais métodos construtivos vocês mesmos elegem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:cinderela

pesquise o sistema SISMO. no projeto da minha moradia, tanto eu como o engº e o arqº, ficamos muito agradados com o sistema. o preço ficou um pouco acima das possibilidades.
    no entanto se fosse hoje, talvez tivesse escolhido este sistema. é ligeiramente mais caro, mas já tem (bom) isolamento.
  18.  # 19

Esse tipo de sistema é muito parecido ao ICF.

Duas placas de EPS uma por cada lado e enchimento com betão.

Mas obrigado por partilhar, não sabia da existencia

0.0185 seg. NEW