Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde Caros foristas
    Venho socorrer-me mais uma vez da vossa sabedoria.
    DEpois de aparecer-me uma conta de 300€ de Luz e eu andar desesperado sem saber o que causa isso, comecei a olhar com mais atenção para os focos que estão na sala. Segundo percebi aquilo tem lampadas de halogenio da osram HALOSTAR ST 10 W 12 V G4.
    Na ficha aquilo tem estas informações.

Electrical data
    Rated wattage 10 W
    Nominal wattage 10 W
    Nominal voltage 12 V
    Rated power factor λ 1.00

Light technical data
    Nominal luminous flux 140 lm
    Rated luminous flux 140 lm
    Color temperature 2800 K
    Color rendering index Ra 100
    Starting time 0.0 s
    Warm-up time (60 %) 0 s
    Lumen main.fact.at end of nom.life time 0.80

Alguem pode ajudar-me se tenho aqui um grave problema de consumo???
  2.  # 2

As lâmpadas não deverão ser problema, excepto se tiver 50 focos todos acesos..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmorgado
    • OJPB
    • 15 novembro 2012

# 3

Boa noite,

Eu só lhe posso dizer que tenho noutra casa, focos de halogénio a 12V na sala e no hall, ambos com regulador de intensidade. Pelo que pude verificar, só os transformadores consomem 1 Kw por dia... (desligados), ou em stand-by, porque desligados passaram a estar (no disjuntor do quadro ) desde então. Só os ligo quando é mesmo necessário. Será a próxima despesa, retirar aquilo tudo e colocar tudo a 220V e interruptores normais.
  3.  # 4

Colocado por: OJPBBoa noite,

Eu só lhe posso dizer que tenho noutra casa, focos de halogénio a 12V na sala e no hall, ambos com regulador de intensidade. Pelo que pude verificar, só os transformadores consomem 1 Kw por dia... (desligados), ou em stand-by, porque desligados passaram a estar (no disjuntor do quadro ) desde então. Só os ligo quando é mesmo necessário. Será a próxima despesa, retirar aquilo tudo e colocar tudo a 220V e interruptores normais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jmorgado

Tudo a 220v e interruptores normais consome menos?
    Os leds não são boa opçao?
  4.  # 5

Colocado por: jmorgadoTudo a 220v e interruptores normais consome menos?

sem duvida que consome muito menos que:

focos de halogénio a 12V na sala e no hall, ambos com regulador de intensidade

isto é o maior disparate que se pode fazer, custam caríssimo e servem para..... . . . . . . . . . deitar para o lixo.
  5.  # 6

essa conta de luz só apareceu agora?? não será outra coisa qualquer...

também tenho uns quantos desses... tb tenho de os substituir...
    mas o que é certo é que em 11 anos apenas tive de substituir um (devo ter uns 25 no total)... e lampadas economizadoras compactas ando farto de comprar e substituir... não duram nada
    e primeiro que iluminem alguma coisa é preciso esperar...
    há dias comprei duas philips a pensar que seriam melhores... enrosquei, liguei o interruptor e uma delas estourou nesse mesmo instante... enfim... pra mim lampadas economizadoras compactas acho que contas feitas, na carteira não economizam nada.
  6.  # 7

Caro FernandoFerreira

A conta da luz é constante. Neste momento "disparo" em todas as direcções para perceber o porque e como baixar a mesma.
    Estou a pensar seriamente em trocar uma fase da sala para led´s e tentar perceber se nota-se diferenças e se compensa a troca
    • eu
    • 16 novembro 2012

# 8

Tem aquecimento elétrico? Piso radiante? Emissores térmicos? Radiadores ?
    •  
      FD
    • 16 novembro 2012

# 9

Colocado por: jmorgadoA conta da luz é constante.

Mas, é o jmorgado que comunica as leituras?
  7.  # 10

Colocado por: jmorgadoA conta da luz é constante. Neste momento "disparo" em todas as direcções para perceber o porque e como baixar a mesma.

acho que no seu caso vale a pena comprar um daqueles aparelhos de medir consumos de electricidade. daqueles já mais sofisticados que têm uma pinça que se mete no cabo de entrada junto ao contador. depois facilmente saberá qual/quais os equipamentos que estão a consumir mais.
    a minha conta é bastante mais baixa do que isso, e mesmo assim tenho tentado reduzir... vou encomendar um para mim. depois darei feedback.
    veja que o primeiro passo para começar a poupar, é saber onde estamos a gastar (e não é só na conta da electricidade...)
    e não começem já a dizer que quero incentivar a compra dos tais aparelhos... que não é nada disso. não represento marca nenhuma nem vendo nada... aliás tou a pensar comprar no Ebay a ver se sai mais em conta.
  8.  # 11

Colocado por: FD
    Mas, é o jmorgado que comunica as leituras?

Infelizmente...
  9.  # 12

Colocado por: fernandoFerreira
    acho que no seu caso vale a pena comprar um daqueles aparelhos de medir consumos de electricidade. daqueles já mais sofisticados que têm uma pinça que se mete no cabo de entrada junto ao contador. depois facilmente saberá qual/quais os equipamentos que estão a consumir mais.
    a minha conta é bastante mais baixa do que isso, e mesmo assim tenho tentado reduzir... vou encomendar um para mim. depois darei feedback.
    veja que o primeiro passo para começar a poupar, é saber onde estamos a gastar (e não é só na conta da electricidade...)
    e não começem já a dizer que quero incentivar a compra dos tais aparelhos... que não é nada disso. não represento marca nenhuma nem vendo nada... aliás tou a pensar comprar no Ebay a ver se sai mais em conta.

Caro Fernando, que aparelhos são esses?
    Podia enviar-me um link de um para ver?
  10.  # 13

procure por:
    Envi current cost
    wattson
    Efergy
    OWL
    Eco EYE
    são os que já encontrei... os preços rondam a partir dos 65 euros
    são compostos por duas peças: um sensor que se adapta por fora do cabo de entrada da electricidade, no quadro geral, e um receptor que regista os consumos.
    comunicam entre eles por wireless, ou seja estando o emissor fixo junto ao quadro electrico, pode passear pela casa com o receptor, ligando e desligando aparelhos e luzes, e registando as alterações no consumo instantaneo.
    passando esses dados para uma folha de cálculo por exemplo, fica com uma base de dados de todos os seus electrodomesticos e iluminação e respectivos consumos por hora.
    • dato
    • 16 novembro 2012

# 14

Colocado por: OJPBBoa noite,

Estas pessoas agradeceram este comentário:jmorgado

n consigo perceber como chegou a esse valor, se está desligado n consome...tb tenho transformadores para 12v e qd estão desligados estão mm desligados

0.0175 seg. NEW