Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá boa noite.

Desde logo os meus parabéns pelo fórum, do qual tomei conhecimento apenas agora.

Estou com um problema algo complicado. Comprei um apartamento novo e no espaço de um ano deixei de ter assistência por parte dos constructores.

Não tenho manuais de nada (domótica, paineis solares etc) e agora deparo-me com alguns problemas complicados (para mim) de solucionar.

Um deles tem a ver com a programação da resistência dos paineis solares. Descobri recentemete que a minha estava sempre ligada (daí a elevada facturação da edp).

Alguém me consegue dizer qual o melhor horário para programar a ligação da resistência agora no inverno ??

Peço desculpa se é uma questão "ridicula" mas nem sequer o manual tenho...e técnico nem vê-lo já.
  2.  # 2

Colocado por: almeida73Olá boa noite.

Desde logo os meus parabéns pelo fórum, do qual tomei conhecimento apenas agora.

Estou com um problema algo complicado. Comprei um apartamento novo e no espaço de um ano deixei de ter assistência por parte dos constructores.

Não tenho manuais de nada (domótica, paineis solares etc) e agora deparo-me com alguns problemas complicados (para mim) de solucionar.

Um deles tem a ver com a programação da resistência dos paineis solares. Descobri recentemete que a minha estava sempre ligada (daí a elevada facturação da edp).

Alguém me consegue dizerqual o melhor horário para programar a ligação da resistênciaagora no inverno ??

Peço desculpa se é uma questão "ridicula" mas nem sequer o manual tenho...e técnico nem vê-lo já.

Relativamente ao seu problema da resistência dos Painéis Solares aconselho adquirir um relogio temporizador e ligar somente durante o periodo nocturno inclusive com bi-horário das 04 ás 07 horas porque é durante a noite com o arrefecimento nocturno que os paineis perdem rendimento.
    Contudo, parece-me estranho a resistência estar sempre ligada pois quando atinge a temperatura indicada através do termostato ela desliga por si o que parece-me é a necessidade de fazer uma manutenção ou seja introduzir liquido anti congelante(fluido termico) no sistema de forma que através da insolação e os raios UV conseguir rentabilizar o sistema creio que o seu sistema é de termossifão ou circulação forçada?
    Pois pela horas de sol existente qualquer sistema não precisa recorrer literalmente á resistência temos tido dias de perfeito rendimento, diga-me que zona está instalada este sistema para poder pormenorizar faxe á latitude e sua eficácia!

Cumps
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: almeida73
    • eu
    • 15 novembro 2012

# 3

Tendo tarifa bi-horária, tenho um relógio que liga entre as 4H30 e as 7H00 da manhã. Como os banhos são entre as 7H15 e as 8H00, é a forma de desperdiçar menos energia.

No ano passado, durante todo o ano, gastei cerca de 100 euros em eletricidade de apoio (tenho um contador a medir o consumo da resistência).
    • Oinq
    • 16 novembro 2012

# 4

tomem banho quando chegam a casa ao fim do dia :)
    • eu
    • 16 novembro 2012

# 5

Colocado por: Oinqtomem banho quando chegam a casa ao fim do dia :)

???????
    • Oinq
    • 16 novembro 2012

# 6

supostamente os painéis aquecem a agua de dia, certo? então faz sentido gastar a agua quente quando ela foi aquecida pelo sol, e não de manhã quando foi aquecida pela resistência...

Se não ligar a resistência, que temperatura tem na agua de manhã?
    • eu
    • 16 novembro 2012

# 7

Colocado por: Oinqsupostamente os painéis aquecem a agua de dia, certo? então faz sentido gastar a agua quente quando ela foi aquecida pelo sol, e não de manhã quando foi aquecida pela resistência...

Se não ligar a resistência, que temperatura tem na agua de manhã?

Nos dias de sol, os painéis aquecem a água durante o dia e ela mantém-se quente durante a noite seguinte. Quando a água está quente, a resistência não liga, porque tem um termostato.

Por isso, se houver sol, a resistência não liga e podemos tomar banho na manhã seguinte.
    • Oinq
    • 16 novembro 2012

# 8

e ela mantém-se quente durante a noite seguinte.

Mantém? por isso perguntei a temperatura da agua se tiver a resistência desligada durante a noite...
    Se mantiver tudo bem...

Agora e nos dias encobertos? Que temperatura tem ao fim do dia e de manhã?

Se calhar é suficiente po banho se for logo que chegue a casa mas insuficiente para de manhã...
    • eu
    • 16 novembro 2012

# 9

Colocado por: OinqSe calhar é suficiente po banho se for logo que chegue a casa mas insuficiente para de manhã...

Durante a noite a água arrefece apenas uns 3 a 4 graus... como na maior parte dos dias com sol, mesmo no inverno, a temperatura da água facilmente sobe acima dos 60 graus, não há problema...
    Concordam com este comentário: Sakhi1982
    • Oinq
    • 16 novembro 2012

# 10

humm entendo. assim sendo eu diria que o sr almeida esta bem, com a resistência apenas das 4 as 7, que só liga mediante termostato... agora é só verificar se o termostato esta bem regulado e espetar misturadoras termostaticas :D
  3.  # 11

Olá.

Desde logo os meus agradecimentos a todos pela troca de opiniões e esclarecimentos.

Então é assim: tenho tarifa bi-horária; tenho um relógio digital no quadro (dentro de casa portanto) que está associada ao painél solar. Sei que nesse dispositivo posso programar os paineis solares. No entanto já fiz experiências nomeadamente em relação a ter aquilo sempre "PERM OFF" e o que me acontece é que aquilo desliga os paineis solares e não a resistência em si. Peço desculpa se estou a dizer coisas básicas mas é mesmo assim ?? Ou seja, o que eu pretendia era controlar a resistência em si e não o painél, dado que ao programar quando liga e desliga o que acaba por acontecer é que aquilo desliga-me todo o painel e não a resistência apenas. É assim mesmo ??

Em relação a banhos, nesta fase da minha vida (muito complicada, dado que tenho familiares hospitalizados e outro acamado) não consigo ter horários fixos. Actualmente (e quando não sou chamado) saio de casa de manhã e vou directo para o ginásio. Tomo lá banho após o treino. Depois vou para o trabalho e venho almoçar sendo que a minha esposa toma banho a esta hora (13-14h, pois revesa-mo-nos em todo este apoio aos nossos familiares). Depois eu preciso de água quente antes de me deitar (fazer barba etc) o que por norma sucede entre as 1h e as 3h da manhã.

O que acham ??

E em relação ao dispositivo / relógio digital que tenho é mesmo assim ?? Ou seja, quando programo o que aquilo faz é desligar o painel ?? Julgava ser possivel desligar apenas a resistência. Se não mesmo durante o dia, tendo o painel ligado (ou seja não necessitando da resistência) a resistência está sempre ligada.... Estou a pensar mal ??

Atentamente
  4.  # 12

almeida, como tem um sistema forçado... não pode colocar o relogio na alimentação do sistema ( só pode fazer isso quem tenha sistemas termossifão, pois a alimentação electrica é somente para a resistência do acumulador)

qual é efectivamente o seu sistema, meta fotos homem!!! do quadro de comando, do relogio, do acumulador dos paineis..
    Concordam com este comentário: Costa53
  5.  # 13

Olá novamente.

Obrigado Sr. Pedro. Mas em relação a essa questão eu queria deixar claro que eu da minha parte nao fiz nenhuma alteração. As coisas estão como o construtor me entregou (ou seja o relógio já lá estava, pese embora tenha sido trocado recentemente pois o outro avariara).

Vou recolher fotos de tudo e depois amanhã posto aqui.

Atentamente
    • Oinq
    • 17 novembro 2012

# 14

eu cheira-me que é um painel daqueles maravilha que tem de tar ligado à corrente e até com o luar aquece agua...
  6.  # 15

Um sistema termodinâmico?!?... pois pode ser. da ENERGIE?
    • Oinq
    • 18 novembro 2012

# 16

exato, faltava-me o nome... Obrigado Pedro.
  7.  # 17

É importante que o user Almeida clarifique que tipo de sistema tem para podermos avaliar melhor o seu problema.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Oinq

0.0189 seg. NEW