Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde!

    O meu irmão recebeu em casa uma carta de uma ex-senhoria dele, exigindo reparações na casa que ele deixou há 4 meses, e que não têm qualquer fundamento.

    Eu vi o estado em que a casa ficou e posso garantir que a casa não estava em mau estado.

    A senhoria combinou com o meu irmão que este deixaria a chave da casa com o porteira e ele assim fez. Claro que podia ter-se precavido desta situação e ter feito um documento para ser assinado, onde estivesse escrito que a casa estava conforme foi recebida. O problema é que a senhoria é uma senhora idosa do Porto, acho que sem mobilidade, e a casa é em Lisboa.

    A carta que o meu irmão recebeu foi enviado por uma advogada, com base num orçamento dado por um empreiteiro. Já estou a imaginar a senhoria a pedir um orçamento ao empreiteiro e ele a esfregar as mãozinhas... E o meu irmão e a senhoria mantiveram sempre relações cordiais, parece-me que neste caso, a senhoria poderia ter telefonado ao meu irmão antes de enviar uma carta com AR...

    A advogada chega ao ponto de exigir uma verba para colocação de um lavatório numa casa de banho, que o meu irmão substituiu a seu custo, por estar rachado!!

    No total pede um valor de 3.036 euros, é completamente descabido! Fala em pinturas, colagem de tacos, tudo coisas sem fundamento!

    Alguém me sabe se a senhoria tem algum prazo para exigir reparações? Quem garante ao meu irmão que os estragos que a senhoria agora alega não foram feitos por alguém que entrou depois dele?

    Se alguém me puder ajudar, agradeço!
    Rita Pereira
    • sisu
    • 16 novembro 2012

     # 2

    A partir do momento em que a senhoria aceita as chaves da casa de volta está a assumir que a casa está em bom estado e que o inquilino não deve nada. Por isso o seu irmão não tem nada que pagar.
  2.  # 3

    Colocado por: sisuA partir do momento em que a senhoria aceita as chaves da casa de volta está a assumir que a casa está em bom estado e que o inquilino não deve nada. Por isso o seu irmão não tem nada que pagar.


    Olá Sisu!

    Obrigada pela sua resposta! Eu também sou dessa opinião, o problema é que para a senhoria estar a meter advogada, e a ameaçar que se a dívida não for liquidada que avança para uma acção judicial, eu gostava de me suportar com alguma legislação. Só não sei onde procurar...

    De qualquer maneira, obrigada pela sua opinião, vai de encontro ao que penso!
  3.  # 4

    Colocado por: Rita Pereira

    Olá Sisu!

    Obrigada pela sua resposta! Eu também sou dessa opinião, o problema é que para a senhoria estar a meter advogada, e a ameaçar que se a dívida não for liquidada que avança para uma acção judicial, eu gostava de me suportar com alguma legislação. Só não sei onde procurar...

    De qualquer maneira, obrigada pela sua opinião, vai de encontro ao que penso!


    o mais seguro é mm contactar um advogado!!!
    Concordam com este comentário: pjf, Vitor Azevedo
  4.  # 5

    http://dre.pt/pdf1sdip/2012/08/15700/0441104452.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rita Pereira
  5.  # 6

    caso não pague de certeza que vai ter uma penhora as costas,cuidado com este assunto vá já a um advogado senão vai-se arrepender boa sorte.
    Concordam com este comentário: GF
  6.  # 7

    lol esta tá boa , sem mais nem menos 3000€ grande advogada passou o ministro das finanças lol posta aí o nome da senhora para que futuramente não optar-mos pelos seus serviços lol ninguém será obrigado a pagar desta forma tanto quanto se provarem que a casa não estava assim antes e estava assim depois convidarem o seu irmão a colocar tudo correcto ... isto é esturro coisa de advogada com vida de luxo sem dinheiro devido á crise ...só pode .
  7.  # 8

    Colocado por: Vitor Azevedocaso não pague de certeza que vai ter uma penhora as costas,cuidado com este assunto vá já a um advogado senão vai-se arrepender boa sorte.
    Discordam deste comentário:Rita Pereira,rafaelisidoro


    Então é assim?

    Uma pessoa envia-lhe uma carta a declarar que tem uma dívida para com ela e você paga sem se defender? Isto parece-me já um negócio paralelo ao arrendamento da casa. No fim, depois de muitos beijinhos e felicidades, uma carta a invocar uma dívida.

    A advogada é da Mealhada, e não deve ter culpa, à partida a senhoria é que lhe encomendou a gracinha.
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
    • sisu
    • 16 novembro 2012

     # 9

    Colocado por: Vitor Azevedocaso não pague de certeza que vai ter uma penhora as costas,cuidado com este assunto vá já a um advogado senão vai-se arrepender boa sorte.
    Discordam deste comentário:Rita Pereira,rafaelisidoro


    Mas era o que mais faltava!!! E vá lá a senhoria não se ter lembrado de remodelar a casa toda porque senão em vez de 3000€ bem poderia ser 10000€ ou 20000€ e o ex inquilino tinha de pagar?! Havia de ser engraçado havia.. se fosse assim tão fácil e legal fazer isso acho que grande parte dos senhorios ( não honestos como é óbvio ) o fariam. Mas sim vá consultar um advogado porque mais vale estar preparada contra chicos espertos que infelizmente é o que não falta por ai!
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
  8.  # 10

    Colocado por: Rita Pereira

    Então é assim?

    Uma pessoa envia-lhe uma carta a declarar que tem uma dívida para com ela e você paga sem se defender? Isto parece-me já um negócio paralelo ao arrendamento da casa. No fim, depois de muitos beijinhos e felicidades, uma carta a invocar uma dívida.

    A advogada é da Mealhada, e não deve ter culpa, à partida a senhoria é que lhe encomendou a gracinha.


    isto não me parece coisas de senhorio , mais me parece coisas de advogado ou caso contrario não tentava a sua sorte !!!!! é que isto não cabe na cabeça de nenhum juiz lol nem de ninguém lol o seu irmão só tem que argumentar que a casa estava em condições e que não sabe mais nada depois de entregar a casa só isso ... e mais eu colocava a advogada em tribunal pelo motivo de (jdhwegiwe )de dinheiros ... não há base nenhuma para pedir dinheiro pelo menos com a informação que chegou aqui ...
    Concordam com este comentário: joaopires 97
  9.  # 11

    Bem...aí está uma oportunidade de virar o feitiço contra o feiticeiro e sacar uns cobres à velha. A ser verdade aqu.ilo que foi dito, não será muito difícil, em concertação com um bom advogado, arranjar provas em tribunal de que a ex-senhoria age em clara litigância de má-fé. Uma indemnização por danos morais e de outra ordem, que um jurista pode enumerar, são a melhor resposta a quem pauta a sua conduta pela lógica do chico-esperto.
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
    •  
      GF
    • 18 novembro 2012

     # 12

    Bom,

    O que aqui interessa é a prova. Quem pode provar o quê?
    Rita pereira por acaso você não é aquela da televisão pois não? ;)

    O seu irmão tem como provar o estado em que deixou a casa? Tirou fotografias? Tem recibos do que ele reparou?
    Tem provas de como estava a casa quando entrou? Quanto tempo lá esteve?

    Agora uma coisa é certa, se nada for feito (consultar um advogado por exemplo seria o primeiro passo), é bem provável que isso vá parar a tribunal e aconteça o que foi dito no post #6
    Agora se não existem provas... vai ser a palavra de um contra o outro.

    Boa sorte!
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Azevedo
    • Oinq
    • 18 novembro 2012

     # 13

    as fotos também não provam nada... não têm data... a não ser que em todas meta lá um jornal... heheh
    • fpc
    • 18 novembro 2012

     # 14

    Colocado por: GFBom,

    O que aqui interessa é a prova. Quem pode provar o quê?

    Agora se não existem provas... vai ser a palavra de um contra o outro.

    Boa sorte!


    Qual a melhor maneira de provar que o inquilino deixou a casa em mau estado/destruída?
    • Oinq
    • 18 novembro 2012

     # 15

    Na entrega da chave fazer um "auto de destruicao" se ele n aceitar chame a autoridade e faz um auto de noticia...
    • dato
    • 18 novembro 2012

     # 16

    se aceitaram as chaves qd entregou a casa e n reclamaram danos na propriedade...n pode 4 meses depois pedir dinheiro para obras!!!

    responda ao advogado q vai meter um processo por tentativa de extorsão!! a ver o q eles dizem

    lol
  10.  # 17

    Os danos podem ter sido causados depois da entrga das chaves...e mais não se diz. Penhora? deve estar a brincar!
    • fpc
    • 18 novembro 2012

     # 18

    Será que não se pode pedir uma vistoria à câmara para atestar o estado da casa?
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
    • Oinq
    • 18 novembro 2012

     # 19

    Vistoria da camara n resolve nada... Pode haver danos feitos depois da saida do inquilino...
  11.  # 20

    já começo a ler algumas coisas que para mim continuam sem fazer sentido nenhum , o facto de e se for como se fala por aqui de receber uma carta com valores de dinheiros sem que antes tenha havido um aviso , um pedido de arranjo, ou mesmo um contacto com a pessoa lesada por parte da advogada é um conjunto de crimes punidos por lei alem de que é de uma falta de civismo enorme ...
    garantidamente que esta carta não foi a lado nenhum nem haverá penhoras nenhumas porque qualquer advogado saberá disto ... foi uma carta muito ofensiva para colocar medo ... não tem pés nem cabeça , e se para tudo tem remédio é fácil provar que o irmão da Rita não tem que provar nada nem com fotos nem com coisa nenhuma , basta dizer que a senhora não foi ver a casa aquando a entrega das chaves o Irmão da Rita estava lá morava lá quem falhou foi a senhora senhoria...
    mais o Irmão da Rita até pode ser pintor ou conhecer um pintor que não lhe leve nada para pintar a casa ...
    O irmão da Rita pode querer se fosse o caso outro orçamento que não este ... mas o que fica aqui é que a advogada fez tudo e só mostrou um valor exigindo um pagamento deste mesmo valor ... isso é crime e contra a advogada !!!!! eu colocava um processo contra a advogada e outro contra a senhoria ...
    Concordam com este comentário: de jesus mendes
 
0.0157 seg. NEW