Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Cumprimentos a todos. Espero que alguém me possa ajudar com esta questão.
    Resido no Funchal, onde sou proprietário de um apartamento que tenho arrendado nos últimos anos. Pela primeira vez coloquei como condição de arrendamento que o inquilino pagasse as despesas da electricidade, água e gás. A mudança de responsabilidade destes pagamentos foi feita pelo inquilino através da apresentação do contrato de arrendamento. Com o fim do contrato o inverso foi feito pelo inquilino que saia. No entanto, contrariamente aos fornecimentos de água e luz que não foram interrompidos e transitaram automaticamente para a minha responsabilidade, o fornecimento de gás foi cortado. Quando contactei o fornecedor, disseram que o inquilino tinha cancelado o contrato. A minha pergunta é, como é que um inquilino com um simples e temporário contrato de arrendamento pode cancelar um contrato de um proprietário? É normal isto acontecer?
    Agradeço antecipadamente a atenção e a ajuda que possam prestar.
    Cumprimentos
    António Correia
    • pjf
    • 16 novembro 2012

     # 2

    Colocado por: Silva Correiacomo é que um inquilino com um simples e temporário contrato de arrendamento pode cancelar um contrato de um proprietário?
    comigo aconteceu a mesma coisa ,cada vez que eu passe o contrato do gaz para nome de alguem tem de ser sempre feito um novo contrato e uma nova vistoria
  2.  # 3

    Colocado por: Silva Correiacomo é que um inquilino com um simples e temporário contrato de arrendamento pode cancelar um contrato de um proprietário? É normal isto acontecer?

    É mesmo assim, se eu alugar a minha casa, o inquilino com o contrato de arrendamento muda todos os contratos (luz, água, gás) para seu nome. Perfeitamente normal.
  3.  # 4

    Quem era o titular do contrato de fornecimento de gás?
  4.  # 5

    Picatera: Não sei se o termo "mudar contratos" será o mais correcto. No fundo o inquilino só muda "a responsabilidade" do pagamento do consumo. E o que se paga por isso em relação à luz e água é uma ninharia e nunca o valor de um novo contrato. O primeiro inquilino, que mudou do meu nome para o dele pagou 4o euros (mais razoável). Para cancelar, este mesmo inquilino também teve de pagar alguma coisa. Mas o inquilino que se seguiu já pagou 95 euros, isto é que eu já acho no mínimo bizarro e injusto.

    Silver Wolf: O titular sou eu, como proprietário do apartamento. Para mim uma coisa é contratar o serviço, o que se faz normalmente uma vez só, no início, e outra é mudar a responsabilidade do pagamento, que era o que deveria ter sido feito. Assim aconteceu com a água e a luz. Mas posso estar enganado.
    Obrigado
  5.  # 6

    pjf: Os serviços regionais de Defesa do Consumidor já me disseram que a situação não é normal e aconselharam-me a pedir justificações, por carta, à empresa do gás.
    Em última análise este procedimento pode significar que, um inquilino mal intencionado, que saiu há dois meses do apartamento, se guardar o seu contrato, pode daqui por mais algum tempo, se dirigir novamente aos serviços de gás e cancelar um serviço que já não está a usufruir. Ou não?
    Obrigado
    • Oinq
    • 18 novembro 2012

     # 7

    assinou algum cancelamento de contrato?
  6.  # 8

    Tenho um contrato de gas na SETGAS ( proprietario) ontem a inquilina telefonou-me a dizer que para efectuar a transferençia para seu nome (consumo) a empresa reclamou-lhe a soma de 50euros ; isto é normal? alguem me sabe informar?
    • Oinq
    • 18 novembro 2012

     # 9

    A mim tb me pediram 30... Ficou em nome do senhorio que tds os meses manda-me um sms com o valor.
  7.  # 10

    Oinq: A anormalidade, para mim, é mesmo essa. Eu como proprietário não assinei nada para cancelar o serviço, mas o inquilino conseguiu cancelar um contrato que apenas eu tinha assinado com a empresa. E 30 euros "vá que não vá", mas no meu caso foram 95 euros por um novo contrato.

    de Jesus mendes: é um caso em tudo igual ao meu, apenas mais barato. A minha inquilina teve de pagar um contrato novo e foram € 95.00, quando a água e a luz é muito menos do que isso e os contratos não são cancelados - é apenas a responsabilidade do pagamento que passa para o inquilino.

    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: de jesus mendes
  8.  # 11

    Obrigado pela informaçao, amanha vou telefonar para a companhia SETGAS, é que ha um inquilino que saiu ontem, fui eu que pageui o contrato, o problema é que esta em nome dele, se o cancela tenho que arcar de novo com um futuro contrato para o proximo inquillino! , desconheçia esse promenor, mas agora ja estou mais informado sobre pratica de essas companhias, grato pela informaçao
    Cumprimentos
  9.  # 12

    de jesus mendes: No meu caso particular eu não tenho que me preocupar muito com estas taxas, porque tenho no contrato que assino com os meus inquilinos que esses encargos são da responsabilidade deles (dos inquilinos). De qualquer maneira acho tremendamente injusto, seja para o proprietário ou para o inquilino.
    Boa sorte!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: de jesus mendes
    • Oinq
    • 18 novembro 2012

     # 13

    Eles que lhe mostrem o cancelamento do seu contrato quando lhe pedirem mais dinheiro.
    Concordam com este comentário: de jesus mendes, Silva Correia
 
0.0111 seg. NEW