estou neste momento a montar moveis de cozinha novos, e está nos planos incluir uma máquina de lavar louça, que ficará debaixo da bancada, entre outros dois móveis.
A minha questão é simples: quanto espaço tenho que deixar entre os móveis para obter um bom compromisso entre a máquina entrar sem problemas de maior, e não ter grandes folgas nas laterais?
Tanto as máquinas de instalação livre, como as de encastrar, indicam, nos seus esquemas de instalação, uma largura de 598 mm. No entanto, suponho que deixar essa medida exacta, me vai dar problemas a "encaixar" a máquina.
Como já devem ter calculado, vou montar os móveis antes de comprar a máquina, dai não haver hipótese de experimentar e nunca fiz nada parecido antes.
Colocado por: fsilva106na profundidade é que varia muito de maquina para maquina tenha atenção a isso também
Sim, consoante a profundidade dos móveis e da máquina/tipo de máquina, se for de encastre poderá ter que fazer uma caixa na parede pelo menos para a torneira para que não obrigue a máquina a avançar em relação aos móveis.
Em principio, vou comprar de instalação livre, pois ficam um pouco mais baratas. No entanto, são "encastráveis debaixo da bancada" - é assim que o fabricante as define. O tampo sai e fica com os tais 598 mm de largura e 550mm de profundidade.
As mangueiras não irão ligar por detrás da máquina, pelo que a profundidade não deverá um problema de maior.
Pelo que percebi, deixar pouco mais que 600 mm será suficiente, para deixar algum espaço de manobra e evitar "encavalitar" a máquina ao instalar.
Se alguém tiver alguma contra-indicação séria, por favor avise :)