Iniciar sessão ou registar-se
    • mdec
    • 8 janeiro 2009

     # 1

    Uma das resoluções para este ano foi recuperar eu mesmo uma casa velha que tenho mesmo ao lado da minha. Tem uma area de 20m2, o telhado caiu há muito tempo, as paredes de pedra têm 50cm de largura e estão em razoavel estado.
    Estava a pensar fazer uma cobertura em lage, impermeabilizada com tela asfaltica e colocar uma cobertura vegetal com 15cm de terra. Alguem tem experiência neste tipo de solução? Que cuidados deve ter?
    A ideia delirante seria fazer desta area de 20m2 uma sauna/banya russa de 4m2, um tanque/piscina de 6m2 e um fogão para servir estes equipamentos. Pensava rebocar as paredes de pedra com cal. Como se comporta o reboco de cal com ambientes com tanta humidade e calor? Li acerca de argamassa com um traço de cal hidratada com oleo de linhaça. Algum conselho?
  1.  # 2

    Colocado por: mdecEstava a pensar fazer uma cobertura em lage, impermeabilizada com tela asfaltica e colocar uma cobertura vegetal com 15cm de terra. Alguem tem experiência neste tipo de solução? Que cuidados deve ter?

    Que cuidados? em primeiro lugar, juizo, porque quem têm floreiras ou coberturas ajardinadas,tem problemas mais tarde ou mais cedo. Se não tiver, não se esqueça de usar tela asfáltica anti-raizes, senão está a dar adubo ás suas plantas, o que elas agradecem e você se arrepende
    • Rebl
    • 15 janeiro 2009

     # 3

    Não estou minimamente por dentro do tema. Qualquer das formas, não será também relevante a atenção dada à matéria vegetal que serve de cobertura? É que diferentes plantas têm raízes mais ou menos profundantes, sendo por isso potencialmente mais ou menos problemáticas.

    Acho que não devemos esquecer também que o mais provável é ver lá nascer uma quantidade de plantas que não colocou. O vento vai levar sementes de outras espécies que vão agradecer esse bocado de solo ensolarado por cima da casa.

    Controlar vegetação num espaço facilmente acessivel ao nível do solo já é complicado, fazê-lo num telhado (teoricamente menos acessível) será com certeza pior ao nível da manutenção.

    Digo eu não sei ;)
    • Rebl
    • 15 janeiro 2009

     # 4

    Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: mdecEstava a pensar fazer uma cobertura em lage, impermeabilizada com tela asfaltica e colocar uma cobertura vegetal com 15cm de terra. Alguem tem experiência neste tipo de solução? Que cuidados deve ter?

    Que cuidados? em primeiro lugar, juizo, porque quem têm floreiras ou coberturas ajardinadas,tem problemas mais tarde ou mais cedo. Se não tiver, não se esqueça de usartela asfáltica anti-raizes, senão está a dar adubo ás suas plantas, o que elas agradecem e você se arrepende


    Pelo comentário o Paulo não parece grande fã das coberturas vegetais. Do ponto de vista técnico claro está, porque do ponto de vista estético acho que somos todos um bocado. Mas a questão principal acho que é mesmo técnica, e neste caso fala quem sabe.

    Ainda assim Paulo, uma questão. Esses problemas que diz que mais cedo ou mais tarde as coberturas vegetais têm não poderam ter que ver com a falta de manutenção? Que tipo de problemas fala? Se se refere ao crescimento excessivo das raízes isto não poderá ser resolvido ou pelo menos minimizado através da escolha correcta das espécies da cobertura (como referi no post anterior) e/ou de manutenção? Ou há outro tipo de problemas mais complicado que do ponto de vista da engenharia?
  2.  # 5

    Colocado por: ReblPelo comentário o Paulo não parece grande fã das coberturas vegetais.

    Não, não sou, porque tendo pouco sentido estético e muito (a minha mulher diz que até demasiado) sentido prático, em determinada altura da minha vida, tive de andar a reparar problemas de infiltrações e um dos pontos críticos eram sempre as floreiras e afins. Má paplicação de telas, má escolha de telas, não aplicação de acessórios, tudo contribuia para as desgraças. geralmente aconselhava a eliminação da floreira e substituição por um vaso interior

    Colocado por: ReblEsses problemas que diz que mais cedo ou mais tarde as coberturas vegetais têm não poderam ter que ver com a falta de manutenção?

    Não tanto, porque para fazer a manutenção terá de tirar toda a terra interior, colocar o espaço à carga e descobrir as fugas, ou então de 10 em 10 anos, substituir as telas, o que nunca se passa.

    Colocado por: ReblSe se refere ao crescimento excessivo das raízes isto não poderá ser resolvido ou pelo menos minimizado através da escolha correcta das espécies da cobertura (como referi no post anterior) e/ou de manutenção?Que tipo de problemas fala?

    falei uma vez com um dos engenheiro da Danosa e ele explicou-me que o problema das raizes, é que caso não se aplicar telas anti raizes, com o tempo, as plantas atacam as telas acabando por a danificar e provocando infiltrações. Para perceber até que ponto isto é grave, pergunte ao aplicador se ele vaoi aplicar telas anti-raizes. provavelmente nem sabe que elas existem.

    Colocado por: ReblSe se refere ao crescimento excessivo das raízes isto não poderá ser resolvido ou pelo menos minimizado através da escolha correcta das espécies da cobertura

    Aqui não sei dar resposta
 
0.0076 seg. NEW