Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos os foristas, tenho várias questões acerca de aquecimento central sobre as quais preciso da opinião especializada de alguns dos membros deste forum.

    Recentemente adquiri uma moradia (T4, com cerca de 190 m2) na qual está instalada uma caldeira de condensação da marca FERROLI, modelo ECONCEPT tech micro 25 C. Infelizmente, o local onde a moradia está localizada não tem rede de gás natural, por isso sou "forçado" a usar gás propano canalizado (cerca de 4 Eur/m3).

    A casa possui radiadores em todas as divisões: 4 quartos, 3 WC, cozinha, sala e 2 halls (1 no piso inferior e outro no piso superior). Em todos os radiadores tenho instaladas cabeças termo-estáticas, excepto nos WC. Tenho também encomendado um crono-termostato sem fios da FERROLI para me ajudar na poupança de gás e no conforto térmico da casa. Mas ainda vai demorar 2 semanas a chegar...

    Ora, segundo o manual da caldeira:

    Rendimento com 80º-60ºC - 98,3% (P.max) e 97,3% (P.min)
    Rendimento com 50º-30ºC - 105,4%(P.max) e 107,2% (P.min)
    Rendimento a carga parcial (30% P. Máxima) - 109,1%

    Bem, segundo os meus cálculos, a caldeira estaria na sua máxima optimização (vulgo, menor consumo de gás) se eu mantiver a temperatura da caldeira até aos 50ºC e limitar a potência máxima para os 30%. Isto está correcto?? Foi isto que eu fiz ontem, definindo 50ºC para a temperatura da caldeira e limitei a potencia para 30%.

    O técnico da FERROLI que esteve lá a instalar a caldeira disse-me que não, que gastava menos gás pondo a caldeira a 60ºC (devido ao menor numero de arranques da caldeira, etc), mas olhando para os rendimentos não me parece!!! Além de que, definindo a caldeira para os 60ºC, tenho sempre um radiador demasiado quente (pois tenho sempre que ter um radiador completamente aberto, senão as cabeças temrostaticas podem fechá-los a todos e a calderia não tem para onde mandar a água)...

    Gostaria de ter algumas opiniões acerca deste assunto, a tmabém outras formas de optimizar os consumos da caldeira, pois acho que me vou "desgraçar" nas contas mensais de gás...

    Obrigado!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Linhares
    • eu
    • 20 novembro 2012

     # 2

    Colocado por: jose silvapois acho que me vou "desgraçar" nas contas mensais de gás...

    Acha e tem toda a razão.

    A pagar 4€ por m3 de gás propano, vai ter contas BRUTAIS de aquecimento, mesmo que a caldeira esteja bem afinada...
  2.  # 3

    Pois, por isso mesmo tenho usado aquecimento só para 2 divisões da casa...E mesmo assim, nem quero pensar. Infelizmente, para já não tenho alternativa...
    • dato
    • 20 novembro 2012

     # 4

    imagino q vá gastar uma pipa de massa em gás...lol

    alguém ja fez um calculo qt fica aquecer uma divisão com radiadores alimentado a gás?
  3.  # 5

    Escusam de me assustar mais do que o que já estou, lol!!!!

    Aquilo que eu gostaria mesmo de saber é se estou a afinar bem a caldeira e o que posso fazer mais (ajustar parameteros de funcionamento da caldeira ou outra coisa qualquer) para a optimizar!!!

    Já agora, a caldeira é só usada para aquecimento, para AQS's tenho paineis solares aopiados por resistencia electrica. Por isso, nunca uso a caldeira para AQS's.
    • dato
    • 20 novembro 2012

     # 6

    nunca trabalhei com gás por isso n posso ajudar mt,

    mas olhe q o técnico qd disse q a 60 podia gastar menos pode ser verdade...meta a 55º..lol

    assim têm os dois razão..lol
    • eu
    • 20 novembro 2012

     # 7

    Colocado por: jose silvaAquilo que eu gostaria mesmo de saber é se estou a afinar bem a caldeira

    Se está a seguir o manual, onde está a dúvida?

    Esqueça o que disse o técnico: a maior parte deles só dá palpites. Vá pelo manual: os Engenheiros que conceberam a caldeira, que fizeram testes e que escreveram o manual devem saber o que fazem.
    • dato
    • 20 novembro 2012

     # 8

    Colocado por: eu
    Se está a seguir o manual, onde está a dúvida?

    Esqueça o que disse o técnico: a maior parte deles só dá palpites. Vá pelo manual: os Engenheiros que conceberam a caldeira, que fizeram testes e que escreveram o manual devem saber o que fazem.


    olha q na prática as coisas mudam sempre! o ideal é testar...e medir
  4.  # 9

    Pois, é o que ando a fazer...
    • eu
    • 20 novembro 2012

     # 10

    Colocado por: datoolha q na prática as coisas mudam sempre! o ideal é testar...e medir

    Sim, claro, mas a afinação ideal deve ser muito semelhante às indicações do manual
    • eu
    • 20 novembro 2012

     # 11

    Colocado por: TROLHA...essa caldeira é fraquinha em termos de qualidade e não só!! (quem não gostar da afirmação que ponha de lado)

    Que opinião surpreendente! ;)
    Concordam com este comentário: becas
  5.  # 12

    Concorda "eu, que a caldeira á fraquinha??
  6.  # 13

    Caro trolha, a caldeira tem válvula diferencial de origem (se a tradução em inglês for "diverter valve")...
  7.  # 14

    Colocado por: jose silvaBem, segundo os meus cálculos, a caldeira estaria na sua máxima optimização (vulgo, menor consumo de gás) se eu mantiver a temperatura da caldeira até aos 50ºC e limitar a potência máxima para os 30%. Isto está correcto?? Foi isto que eu fiz ontem, definindo 50ºC para a temperatura da caldeira e limitei a potencia para 30%.


    O que é que quer otimizar? porque pelo seu raciocínio o seu máximo seria ter temperatura igual à temperatura ambiente e assim consumos de 0.
    Se quer otimizar tem de se referir ao que quer: minimizar custos? máximizar temperatura? maximizar a relação temperatura/custo?maximizar conforto?minimizar perdas?minimizar tempo de funcionamento?
    Depois tem ainda que descrever as restrições...quer por a caldeira a trabalhar de forma constante, com picos? temperautra minima? temeperatura maxima?

    Depois disto tudo, ai sim, pode fazar em optimizar, porque até agora a unica cosia que quer é gastar o menos possivel ,e para isso a solução é desligar a caldeira.
    • eu
    • 20 novembro 2012

     # 15

    Colocado por: jose silvaConcorda "eu, que a caldeira á fraquinha??

    Na minha opinião, os equipamentos não devem ser classificados por palavras subjetivas como "fraquinha", "razoável", "boa", "reles" ou qualquer outra palavra, pois existem parâmetros objetivos que podem ser comparados, como por exemplo o rendimento.
  8.  # 16

    Obvio que quero maximizar a relação temperatura/custo, e ter a caldeira a trabalhar de forma constante ou com picos estará dependente desta minimização, bem como a temperatura máxima/mínima...
  9.  # 17

    mas não pos nenhuma restrição, assim:

    Maximizar temperatura/custo= temperatura ambiente/0€= infinito.
  10.  # 18

    bem, posso definir uma temperatura minima de 17-18º e um maxima de 22-24
    • Oinq
    • 20 novembro 2012

     # 19

    22-24? ahh se a casa tiver perdas "normais" vai lhe dar uma conta gira...

    não sei se tenho razão pois não pesco nada de caldeiras, mas se a caldeira tiver ligada em continuo vai gastar mais do que com picos, não? ela deve consumir x kg/h não?
  11.  # 20

    Nao, nao tem sonda exterior mas se compensar posso comprar uma. Já agora, o facto de reduzir a potencia máxima traduz-se num menor consumo de gás? Aquilo que eu, leigo, penso, é que diminuindo a potencia máxima da caldeira, ela vai demorar mais tempo a atingir uma determinada temperatura mas como esta caldeira tem melhores rendimentos a 30% da potencia maxima, pode compensar a espera. Estou correcto, ou a afirmar uma barbaridade??
 
0.0215 seg. NEW