Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Face ao conjunto de incertezas que me assola de momento, e tendo conhecimento deste fórum que tanta ajuda me deu no momento de me aventurar na construção da minha casa, decidi vir aqui expor o meu caso na expectativa de poder contar com os vossos contributos para um tema aqui tantas vezes debatido.

    Indo directo ao assunto, a construção da minha casa foi tipo "chave na mão" com uma execepção, a impermeabilização das coberturas e terraços. Sendo uma casa de estilo moderno com telhado plano, e estando o meu empreiteiro vocacionado para a aplicação, nestes casos, de soluções de cola líquida, optei por ficar eu com a procura de uma solução alternativa.

    Após alguns orçamentos de várias marcas (Intemper, imperalum, etc..), acabei por escolher a imperalum que me recomendou determinado aplicador.

    O trabalho consistiu na impermeabilização de uma cobertura ( do primeiro andar) com formecimento e assentamento de lajetas térmicas e na impermeabilização de terraço do primeiro andar, mas neste caso sendo uma área acessível optei pelo assentamento de piso cerâmico.
    O aplicador recomendou que se fizesse primeiro uma betomilha com ligeira pendente e só depois veio aplicar a tela asfáltica. Mais tarde o empreiteiro voltou a colocar betomilha por cima e assentou o cerâmico. Nos remates colocou pedra a fazer as cantarias, onde mais tarde assentou o gradeamento.

    Ao final de alguns meses e das primeiras chuvadas, na cobertura da casa está tudo impecável mas no terraço o resultado é uma fissura no reboco e pintura da lage, a uns 3 a 5 cm abaixo das cantarias em toda a sua extensão.

    Para melhor compreensão envio este esquema que desenhei:



    http://postimage.org/image/x5tzbo38x/


    O problema é que destas fissuras sai água carregada de salitre que me está a manchar paredes e tudo por onde passa, ficando a casa com um aspecto envelhecido quando tem apenas uns meses de uso. O meu empreiteiro só me diz que se eu tivesse optado pela cola líquida que tinha poupado muito dinheiro e que agora não estava com problemas. Segundo ele a cola líquida era aplicada subindo a pedra da cantaria e assim não permitindo que a água tivesse de encontrar caminho por baixo da cantaria e assim furar a parede (reboco e pintura). O aplicador diz-me que avisou o empreiteiro que teria de ter sido construido um murete periférico para dar alguma altura e para que a tela asfáltica pudesse acompanhar esse murete.

    A questão é que estou sem saber o que fazer, e gostaria de saber de que forma é que em circunstâncias normais esta a aplicação deve ser feita, se com ou sem murete, com ou sem tubos de escoamento de água...


    Obrigado a todos,
  2.  # 2

    As fissuras são só por baixo da pedra ou existe tb na face superior na zona de transição do cerâmico para a pedra?
    Esse é um terraço sem muretes e só com uma parede numa das laterais certo? Nessa parede a tela subiu na parede?
    Nas outras faces a tela desceu na parede?
  3.  # 3

    As fissuras são só por baixo da pedra, embora as juntas do cerâmico e do cerâmico com a pedra estão todas a levantar. A junta saí inteira!

    è sem muretes e com parede numa das laterais, correcto. Na parede a tela subiu uns centimetros, mas nas outras faces não. Aliás, segundo creio a tela ( como está na ilustração) ficou a uns 5 cm do final da lage.
  4.  # 4

    Não tem qualquer fundamento o argumento do seu empreiteiro pois como era de esperar estamos perante uma má execução.
    As responsabilidades neste caso são repartidas pela empresa que executou a impremeabilização, a empresa que executou o assentamento dos cerâmicos e o Director de fiscalização que aprovou estes trabalhos.
  5.  # 5

    O curioso é que, no rés do chão, em alpendres, assentou-se o mesmo piso, com a mesma cola de fixação, e as juntas estão impecáveis, pelo que o motivo tem de estar associado à impermeabilização.

    Aproveito para juntar duas fotos que mostram o salitre a subir ao cerâmico e a dar cabo das juntas.

    http://postimage.org/image/jhmfl1k79/c30069f4/

    http://postimage.org/image/nfv0noxvb/9a26320c/
  6.  # 6

    No rés do chão você certamente não tem água a andar lá em cima nem variações de temperatura assinaláveis pelo facto de ser uma zona protegida.
  7.  # 7

    Acrescento imagens das fissuras para melhor visualização do problema






  8.  # 8

    Essas fissuras podem estar relacionadas com as dilatações provocadas quer pela pedra quer pelo gradeamento
  9.  # 9

    A questão é que se forem tapadas a água terá de sair por algum lado. O piso cerâmico não é impermeável, pelo que a água passa por ele, depois pela betomilha, até encontrar a tela asfáltica. quando encontra a tela asfáltica, dado que esta assum uma ligeira pendente, a água é conduzida para o exterior do terraço, mas encontra o rebocco pela frente, pelo que a unica solução é abrir caminho e partir... Parece-me que é isto que está a acontecer. Não sei que alternativas existem...
  10.  # 10

    Quado diz que era uma questão de pormenor, pode ser mais específico?
    QUal seria a solução?

    Obrigado pela ajuda,
  11.  # 11

    O mundo maravilho dos terraços e das coberturas planas...: a água ganha sempre
    Concordam com este comentário: eu
  12.  # 12

    A água deve ser tratada com respeito mas tb com pulso firme.
    O que aconteceu aqui é que foram cometidos uma série de erros sucessivos que agora resultaram nisso
  13.  # 13

    a água ganha sempre se...não tiver uma cobertura inclinda e livre para ir embora...daí os telhados clásicos
  14.  # 14

    mas então o que se sugere para o futuro ??? o plano é giro , fica bom... por vezes sai caro porque é mal executado , como ficamos ??? quem vai pagar ????
  15.  # 15

    Paramonte
    Nem sempre a agua ganha. Exemplo disso são os tanques e depósitos, na maioria deles elas não vai para lado nenhum fica lá muito sossegadinha
  16.  # 16

    Estavamos a falar de coberturas...
  17.  # 17

    quem é que quer fazer de um tanque em cima da casa lol ?????
  18.  # 18

    Paramonte , há coberturas bem feitas e bem impermeabilizadas sem defeito de tipo algum ...
  19.  # 19

    Ok que sejam coberturas
    Quantas quer (planas) sem o minimo problema?
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  20.  # 20

    e tanques tambem !!!!!
 
0.0203 seg. NEW