Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boas chamo viana queria saber como posso elaborar anexos num terreno que esta na Area agricola existindo ja uma pequena casa de 6m por 8m.

A minha duvida é se posso construir anexos fora da casa para aumentar a sua area de habitabilidade, renovando a casa que la existe e aumentando a sua area util.
    um abraço

em anexo esta o terreno e a casa.
      terreno.jpg
  2.  # 2

do que me sei da câmara, tinha direito de construir 200m3, mas não me foram muito explícitos...
  3.  # 3

e isso mesmo...

dependendo da camara.. pode construir 200m2 , numas é de implantação, noutras de contruçao... no entanto no seu caso tem sempre muita margem de manobra...

para poder construir... tem de pedir um parecer A RAN... e depois iniciar um processo de licencimeneto do que quer construir...

deve começar por procurar um gabinete de projectos e depois é seguir o processo norma de licenciamento,

em que concelho fica o imovel??

cumps
  4.  # 4

Ora boas,

Até pode construir mais do que os 200 m2 em alguns casos. Depende como vai instruir o processo e a área que impermeabiliza para acessos. Depende também se a casa que lá está está existe em papéis ou não... para poder instruir um processo de ampliação!
    O resto o costa3333 fez um bom resumo:
    0 - Encontrar um gabinete de projectos para lhe conduzir o processo
    1 - Pedido de parecer à RAN
    2 - Processo de Licenciamento na Câmara

Cumprimentos.
  5.  # 5

ok muito obrigado aos 2..em termo da casa esta em papel que ja estou a pagar décima sobre o terreno e a casa..perante onde fica a casa é concelho de viana do castelo.
    outra coisa que me informaram que tambem passava a REN que esta no mapa a cor cinza, onde nao podia ampliar nada nem fazer anexos, isso é verdade?

também a câmara de viana não me soube dizer as medidas em escala dos traços que estão no mapa, o que me pôs na duvida muita coisa....

Muito obrigado abraços
  6.  # 6

Saberiam me dizer os preços +- até começar se der a construção? obrigados
  7.  # 7

qual ficaria os mais barato o que ja tem casa e esta na REN e RAN ou outro terreno que tenho sem casa, mais, já com terreno em área para construção?
  8.  # 8

bom dia

Colocado por: matthieu vianaSaberiam me dizer os preços +- até começar se der a construção? obrigados

isso depende do tipo de casa que quer ampliar... e o tipo de renovação da antiga.... não é possivel dar um valor só com os dados fornecidos.

Colocado por: matthieu vianaqual ficaria os mais barato o que ja tem casa e esta na REN e RAN ou outro terreno que tenho sem casa, mais, já com terreno em área para construção?

mais uma vez depende do que quer, das condições da casa existente.... da área que pretende ampliar.. sendo que no caso de ampliações o licenciamento por vezes pode isentar algumas coisas, pois já se trata de um edifício existente...
  9.  # 9

A não ser que a Cristas elimine a REN (aproveitando as "piadas" que andam pela comunicação social) evite pensamentos de querer construir na Reserva Ecológica Nacional, mais ainda se tem outros terrenos em seu nome. É extremamente difícil construir lá nesse caso, principalmente para fins de habitação.
    Quanto às medidas, pode tirá-las directamente dos mapas da Câmara, já que abrem com aplicações apropriadas a isso. Nunca serão exactas... mas a margem de erro é irrelevante nesta fase, pelo menos para a maior parte dos casos. Se precisar de ajuda dê um toque que isso é fácil de fazer.
    Quanto à parte dos preços não percebi. Está a perguntar preços de projectos e taxas?
    Quanto ao que fica mais barato, não depende tanto da classificação, mas de muitas outras coisas. Por exemplo, do estado da casa existente (muitas vezes é mais barato fazer de novo, quando as construções estão muito degradadas, outras vezes não...) da proximidade de redes prediais (águas, electricidade,...) do terreno (se precisar de muros de suporte nos movimentos de terras, se o terreno apresenta afloramentos rochosos ou se tem declives acentuados,...) dos acessos que é necessário fazer, dos próprios projectos, etc. Não sei se em Viana as taxas são as mesmas em zonas urbanas/urbanizáveis e em RAN, mas é uma questão de fazer contas de tudo e depois escolher. É prematuro, quase sem elementos, responder a isso...

Cumprimentos
  10.  # 10

O costa3333 disse uma coisa importante, que é o facto de não pagar taxa de construção sobre o que já lá está, no caso do terreno em RAN. Pode é pagar taxa de demolição por alguma coisa que depois seja para demolir, mas fica sempre mais barato.
    Globalmente, só mesmo fazendo contas é que chegará a uma conclusão.

Ab.
  11.  # 11

queria saber outra coisa, o caminho que vai pro terreno para a uns metros será que isso ira dificultar me alguma coisa....como por a rede EDP, ou projecto?
  12.  # 12

Não percebi...
    O caminho não chega até ao terreno, é isso?
  13.  # 13

Estou quase a conseguir ter a aprovação para chegar o caminho (lolol) até o meu terreno, já consegui saber pela câmara que tendo o caminho efetuado poderei começar o projeto de renovação e ampliação da casa. só me falta ter alguém que me possa tratar do projeto pra construção.......
  14.  # 14

alguém poderá me ajudar no processo....cumprimentos
  15.  # 15

Pergunte ao arquitecto da camara , que gabinete é que ele recomenda....
    • 1255
    • 11 janeiro 2015

# 16

Colocado por: MariotiPergunte ao arquitecto da camara , que gabinete é que ele recomenda....

"Não gosto disto"
    O arquitecto da câmara não está lá para recomendar gabinetes. Ele sabe disso...
  16.  # 17

boas

ouvi dizer que a lei mudo será k agora consigo fazer a minha casa no meu terreno que esta na RAN u abraço
  17.  # 18

Contrate um arquitecto e peça-lhe a ele essas explicações bem como as recomendações devidas para o seu caso.
    Concordam com este comentário: Rafael Fortes
  18.  # 19

Passando uns bons anos, tenho o parecer favorável da câmara.. vou enviar pra RAN e se tudo correr bem ter a minha casinha
    • MDM
    • 20 outubro 2023

# 20

Parabéns. Mas ainda lhe falta o parecer da RAN?

0.0190 seg. NEW