Iniciar sessão ou registar-se
    • Katia
    • 20 novembro 2012 editado

# 1

Boa noite,

Venho pedir a vossa ajuda para ver se me podem informar de que forma poderei montar o candeeiro de cozinha que junto anexo foto.
    O candeeiro traz 2 fios sequenciais preto e branco e não sei de que forma deverá ser ligado no fio azul e no fio castanho. Tentei ligar um preto e branco na ficha azul e outro preto e branco na ficha castanha, mas ao ligar o quadro ele dispara automaticamente, logo algo está mal.
    Tentei ainda ligar os 2 brancos à ficha azul e os 2 pretos à ficha castanha, não dispara o quadro mas quando se liga o interruptor, não liga.
    Alguém sabe qual o problema?

Outra situação estranha, foi no candeeiro da sala, foi montado e tinha os fios verde, azul e 2 pretos na ficha e o candeeiro tinha um azul, verde e preto, ou seja um dos pretos da ficha ficou desligado. O candeeiro tem 20 lâmpadas, contudo ontem experimentei apenas com uma lâmpada e funcionava, hoje coloquei as 20 lâmpadas e ao ligar a luz faz um zumbido e ao aproximar-me da base do candeeiro que esta segura ao tecto, cheirou a queimado e desliguei de imediato o interruptor.

O que será?

Desde já agradeço a atenção dispensada.

Cumprimentos.
      DSC_0081.JPG
  1.  # 2

tem de ligar nesses dois terminais que estão aí no centro da foto.
    não pode juntar os dois pretos senão o quadro dispara.

lique oaul e um dos pretos nesses terminais do candeiro
    • J.C
    • 20 novembro 2012

# 3

Ligue assim!
    Só pode ligar dois, um fase, outro neutro.
    Geralmente, fase=Preto...Neutro=Azul.
      DSC_00812.JPG
  2.  # 4

Desde já agradeço a vossa informação. O que fiz foi realmente o que me indicam, mais precisamente como consta na foto do user JC, mas era nessa fase que me disparava o quadro...
  3.  # 5

ligou conforme está na imagem o quadro dispara?

isso é esquesito.. chame aí quem perceba que isso não é normal
  4.  # 6

A armadura é metálica? as junções não se encontram isoladas logo fazem curto circuito quando se ligam os fios, há contacto entre os fios.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  5.  # 7

Colocado por: MFigueiredoA armadura é metálica? as junções não se encontram isoladas logo fazem curto circuito quando se ligam os fios, há contacto entre os fios.
    Concordam com este comentário:jorgealves

LOLOL.. bem visto ... mas que raio de fabricante aplica junções metálicas desprotegidas.. isto há com cada uma?!?!

compre uma barra de ligadores em plastico.. ou então uns ligadores rápidos ou WAGO.
    Concordam com este comentário: MFigueiredo
      4115-2769-large.jpg
      imagesCAY5856F.jpg
  6.  # 8

Bom dia,

Agradeço desde já toda a vossa ajuda e de facto efectuei a troca das junções metálicas pelas que o Sr. Pedro Barradas indica e está a funcionar correctamente.

Muito obrigado.
  7.  # 9

Alguem me pode esclarecer o que esta de errado neste caso?

Outra situação estranha, foi no candeeiro da sala, foi montado e tinha os fios verde, azul e 2 pretos na ficha e o candeeiro tinha um azul, verde e preto, ou seja um dos pretos da ficha ficou desligado. O candeeiro tem 20 lâmpadas, contudo ontem experimentei apenas com uma lâmpada e funcionava, hoje coloquei as 20 lâmpadas e ao ligar a luz faz um zumbido e ao aproximar-me da base do candeeiro que esta segura ao tecto, cheirou a queimado e desliguei de imediato o interruptor.

Obrigado.
  8.  # 10

Bom dia, na sala deve ter duas linhas ( um interruptor com duas teclas para acender a luz da sala) o candeeiro só tem uma linha ou seja as lâmpadas acendem todas juntas.
    O zumbido e o cheiro no candeeiro devem ser em principio um fio mal apertado em algum casquilho ou alguma lâmpada mal enroscada. Tire as lâmpadas todas e experimente colocando uma de cada vez, acenda com uma , depois com duas, três, quatro... até surgir de novo o zumbido. Quando surgir, retire a última e coloque nova saltando o último casquilho onde surgiu o zumbido.

Penso que assim pode detectar o problema.
  9.  # 11

O candeeiro tem 20 lampadas.. De que tipo/ potência?

EDIT: Katia, não me chame de "Sr"... ;)
  10.  # 12

Boa noite,

Agradeço a vossa ajuda, já está tudo bem com o candeeiro da sala. Desmontei e voltei a montar e ficou tudo bem.

Creio que as lâmpadas sejam de 20w mas não tenho a certeza.

Cumprimentos.

0.0130 seg. NEW