Venho pedir a vossa ajuda para ver se me podem informar de que forma poderei montar o candeeiro de cozinha que junto anexo foto. O candeeiro traz 2 fios sequenciais preto e branco e não sei de que forma deverá ser ligado no fio azul e no fio castanho. Tentei ligar um preto e branco na ficha azul e outro preto e branco na ficha castanha, mas ao ligar o quadro ele dispara automaticamente, logo algo está mal. Tentei ainda ligar os 2 brancos à ficha azul e os 2 pretos à ficha castanha, não dispara o quadro mas quando se liga o interruptor, não liga. Alguém sabe qual o problema?
Outra situação estranha, foi no candeeiro da sala, foi montado e tinha os fios verde, azul e 2 pretos na ficha e o candeeiro tinha um azul, verde e preto, ou seja um dos pretos da ficha ficou desligado. O candeeiro tem 20 lâmpadas, contudo ontem experimentei apenas com uma lâmpada e funcionava, hoje coloquei as 20 lâmpadas e ao ligar a luz faz um zumbido e ao aproximar-me da base do candeeiro que esta segura ao tecto, cheirou a queimado e desliguei de imediato o interruptor.
Desde já agradeço a vossa informação. O que fiz foi realmente o que me indicam, mais precisamente como consta na foto do user JC, mas era nessa fase que me disparava o quadro...
Colocado por: MFigueiredoA armadura é metálica? as junções não se encontram isoladas logo fazem curto circuito quando se ligam os fios, há contacto entre os fios.
Agradeço desde já toda a vossa ajuda e de facto efectuei a troca das junções metálicas pelas que o Sr. Pedro Barradas indica e está a funcionar correctamente.
Alguem me pode esclarecer o que esta de errado neste caso?
Outra situação estranha, foi no candeeiro da sala, foi montado e tinha os fios verde, azul e 2 pretos na ficha e o candeeiro tinha um azul, verde e preto, ou seja um dos pretos da ficha ficou desligado. O candeeiro tem 20 lâmpadas, contudo ontem experimentei apenas com uma lâmpada e funcionava, hoje coloquei as 20 lâmpadas e ao ligar a luz faz um zumbido e ao aproximar-me da base do candeeiro que esta segura ao tecto, cheirou a queimado e desliguei de imediato o interruptor.
Bom dia, na sala deve ter duas linhas ( um interruptor com duas teclas para acender a luz da sala) o candeeiro só tem uma linha ou seja as lâmpadas acendem todas juntas. O zumbido e o cheiro no candeeiro devem ser em principio um fio mal apertado em algum casquilho ou alguma lâmpada mal enroscada. Tire as lâmpadas todas e experimente colocando uma de cada vez, acenda com uma , depois com duas, três, quatro... até surgir de novo o zumbido. Quando surgir, retire a última e coloque nova saltando o último casquilho onde surgiu o zumbido.