Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros leitores,

    Gostaria de tirar dúvidas relativamente a um ponto quanto a compra de casas.
    Fui com a minha namorada ver um apartamento atravez de uma imobiliária, pelo que fizemos de seguida uma proposta de compra.
    Entretanto hoje liga-me o mediador a dizer que apareceu outra pessoa a propor um valor mais alto.
    A minha dúvida é a seguinte, este tipo de atitude é normal? Isto é, pensei que fosse apenas possível em caso de leilão.
    Porque eu creio que só tenho obrigação de propôr sobre a contra-proposta dos proprietários à nossa primeira proposta.
    E também pensava que os proprietários apenas analisam a primeira proposta (nossa) e só em caso de desistência nossa é que apresentam a proposta do próximo interessado?
    Isso é legal?
    O meu sogro é vendedor de carros, e nunca deixou aconteceu ele vender o carro a outra pessoa que aparecesse a oferecer mais, compromete-se mesmo de boca, e assim fica.

    Será que somos muito ingénuos? ou este mundo é mesmo um mundo de cão.
    Concordam com este comentário: anasaramago
    •  
      FD
    • 8 janeiro 2009 editado

     # 2

    O que é considera uma "proposta de compra"? Disse que dava x e pediu para o proprietário considerar isso?

    Se foi esse o caso, não foi um contrato de promessa de compra e venda, pelo que o proprietário é livre de vender a quem quiser.
    Se fosse você a vender uma casa por 100 e lhe aparecesse alguém a dizer que lhe dava 80 e no dia a seguir outra pessoa a dizer que lhe dava os 100, o que é que fazia? Dava a sua "palavra" e vendia por 80? Parece-me que é disto que se está a queixar, se o estou a entender correctamente...
    Estão numa fase de negociação e como é lógico, não há compromissos com ninguém. Assim que assinem o contrato de promessa de compra e venda sim, já existe um compromisso que deverá, regra geral, ser cumprido sob risco de penalização.

    Por outro lado, essa história do "apareceu alguém interessado que dá mais" é muito usada no negócio imobiliário e tem 50% de hipóteses de ser bluff - é apenas um estratagema para o pressionar a fazer uma de duas coisas: comprar rapidamente ou subir o valor proposto.
    Concordam com este comentário: anasaramago
  2.  # 3

    Caro FD
    Parabéns pela resposta acho que tocou em todos os pontos fulcrais.
    Apenas gostaria de acrescentar um ponto de vista da nossa empresa.
    Enquanto houver negociação de propostas entre o comprador e o vendedor, todas as outras propostas tem que ser apresentadas ao proprietário. Assim que o proprietário aceitar a proposta, a outra parte tem 15 dias para efectivar o negócio (cpcv ou escritura).
    Se ao final dos 15 dias o cliente comprador não conseguir efectivar o negócio, é apresentado ao vendedor outras propostas que eventualmente existam bem como o comprador (antigo, se assim se pode chamar) poderá pedir mais 15 dias de espera ao proprietário.

    Em relação ao bluff hoje em dia nao acredito que isso ainda resulte. Na empresa onde eu estou proibo os meus vendedores de fazerem isso. Acho essa situação muito deploravel, e se queremos-nos manter neste negócio muitos anos não é com bluff que vamos lá

    Cumprimentos

    JM
    Concordam com este comentário: anasaramago
 
0.0099 seg. NEW