Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Preciso de ajuda para encontrar uma solução ou comentários de pessoas com o mesmo problema e como o resolveram.
    O meu pai faleceu á 3 anos e deixou como herança um prédio de construção clandestina na Brandoa, recentemente recebi a ultima avaliação das finanças onde avaliam o património de forma incorrecta e sem elementos, pois não existem plantas. Já reclamei nas finanças e na Câmara da Amadora, empurram-me de um lado para o outro sem conseguir resolver a situação a não ser pagar eternamente um imposto sobre património sem valor real de troca monetária.
    Na Câmara dizem que se existe construção não tem registos dela, no PDM não consagra construção no terreno, logo não autorizam reabilitação nem emitem licenças de habitação, acontece que o prédio está inabitável, velho e bastante degradado, neste momento tem um único inquilino que vive á cerca de 45 anos, todo o resto está desabitado á mais de 20 anos. Nas Finanças limitam-se a fazer avaliações e cobrarem impostos, remetem para a Câmara que é quem fica com o valor cobrado do IMI. Nem num organismo, nem no outro, dão outra solução que não seja pagar IMI eternamente. Não posso reabilitar, não posso alugar, não se consegue vender. Estou maniatado com esta situação. O que posso fazer?
    •  
      imbs
    • 22 novembro 2012

     # 2

    Acaba com esse contrato por falta de condições de habitabilidade, manda demolir o prédio e vende o terreno.
  2.  # 3

    É complicado desabitar uma pessoa idosa que vive á tantos anos na casa sem pocibilidades para se mudar. Demolir! Quantos mil euros que não os tenho, ai está o problema e o terreno não vale o valor de uma pocivel demolição.
  3.  # 4

    Colocado por: Vitor Reispagar IMI

    Quanto?
  4.  # 5

    Que tipo de imóvel é? Área, número de habitações, etc. (partindo do princípio que fica habitável, ou quando estava habitável). Quanto recebe de renda? Qual a idade da inquilina? Tem contadores da água e da electricidade? Há quantos anos?
    Por quanto ficou agora avaliado?
    Há prédios vizinhos nas mesmas condições?
    • J.C
    • 22 novembro 2012

     # 6

    Colocado por: Vitor Reis
    e o terreno não vale o valor de uma pocivel demolição.


    Não val??? Na Amadora?
  5.  # 7

    Tendo em conta que avaliaram o total das fracções em 179.000.00€ e que não posso fazer mais nada a não ser pagar, vai ser muito, só vivo do meu ordenado e é isso que me preocupa onde vou arranjar o dinheiro para pagar imposto de patrimonio que não vale nada?
  6.  # 8

    O terreno tem 11m por 13m o prédio não ocupa toda a área porque está construido em rocha e numa inclinação, penso que nem fundações tem, não tem pilares nem vigas, tem r/c, 1º, 2º e sotão no total esta barraca armada tem 9 inquilinos, contadores só o da inquilina, renda 24€, esta construção e totalmente clandestina, na Camara não existe resistos do prédio, mas o que é certo é que o meu pai pagou sempre impostos nas finanças e esgotos, com contratos feitos. Na Camara dezem-me que nesta rua e na de baixo, o plano de pormenor não consagra construção nem está previsto.
  7.  # 9

    Colocado por: Vitor Reisavaliaram o total das fracções em 179.000.00€

    Está bem avaliada? os valores utilizados na fórmula de cálculo estão correctos? quer mostrar?
    •  
      imbs
    • 22 novembro 2012

     # 10

    Então e o seu pai só lhe deixou esse prédio? Pode sempre renunciar a herança, mas se já faleceu há 3 anos... já não deve ir a tempo.
  8.  # 11

    Pois o problema é que já não vou a tempo, já me informei e mesmo assim não resolvia nada, porque tenho duas filhas menores, ao recusar ficaria para elas, ora o responsável delas sou eu iria continuar a pagar
    •  
      imbs
    • 22 novembro 2012

     # 12

    Colocado por: Vitor Reisporque tenho duas filhas menores, ao recusar ficaria para elas,


    Isso não é bem assim... mas como já não vai a tempo, nem vale a pena.

    Eu continuo com a ideia que a melhor opção é mesmo demolir. Se o PDM não prevê construção, então... prevê alguma coisa? Está em zona protegida? Tem urbanizações perto?
  9.  # 13

    Claro que não está bem avaliado, pois se nem sequer nas finanças, nem na Câmara, têm plantas ou qualquer medidas a não ser a área total do terreno. Segundo o que me disseram em 1968, quem tinha terreno construía dava a informação ás Finanças e pagava os impostos referentes ao que dizia ter feito.
  10.  # 14

    Pois na Camara disseram-me para demolir, só que isso importa uma quantia avultada, mas o meu problema é quando a minha mãe falecer e eu receber a herança vou receber um valor patrimonial de 179.000,00 € quando efectivamente não vale nada.
  11.  # 15

    Colocado por: Vitor ReisClaro que não está bem avaliado

    Porquê?
  12.  # 16

    Os metros quadrados das fracções foram calculaos em função da área total do terreno. O que na realidade deu cerca de 10 metros em cada a mais.
    •  
      imbs
    • 22 novembro 2012

     # 17

    Colocado por: Vitor Reissó que isso importa uma quantia avultada

    Já se informou de quanto?



    Não percebo como é que 'não vale nada' e está avaliado em 179mil€. Mas e quanto ao PDM?
  13.  # 18

    Colocado por: Vitor ReisOs metros quadrados das fracções foram calculaos em função da área total do terreno.

    A área está mal calculada. E o resto dos parâmetros? Já mostrou a avaliação a alguém que perceba do assunto?
  14.  # 19

    No PDM não está previsto construção, fica em reserva também não sei de quê. O prédio fica virado para a estrada de Santo Elói, que vai da Pontinha a Vale Grande. Fica praticamente na direcção do acesso á CRIL que vai ligar á A5, antes da colina do sol.
    •  
      imbs
    • 22 novembro 2012

     # 20

    Colocado por: Vitor ReisNo PDM não está previsto construção, fica em reserva também não sei de quê.


    Eu acho é que o Vitor Reis ainda não se informou decentemente nos locais correctos, muito menos com as pessoas certas. Se quiser, pode meter aqui os dados todos que tem do imóvel que tratam de lhe dar umas luzes. Tem a carta da avaliação consigo?
 
0.0228 seg. NEW