Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos

    Iniciei a construção da minha moradia, tendo o respectivo projecto aprovado, e levantamento topográfico do terreno, sem qualquer referência a linhas de drenagem de águas.
    Apesar disto, emanilhei toda a lateral do meu terreno, perpendicularmente à rua, pois apesar de o terreno ter uma pequena depressão junto ao muro do vizinho, não quero ter surpresas com um inverno muito rigoroso.

    Hoje à tarde tive na obra quase uma rebelião dos donos dos terrenos limítrofes ao meu, pois foram lá com o Presidente da Junta de Freguesia, para embargar a obra, pois segundo eles também teria que manilhar o meu terreno, atravessando a meio o meu terreno, pelas fundações da casa!!! Segundo eles, ali também é uma vala de drenagem de águas. Será isto possível??? É importante referir que todos estas supostas valas de drenagem estão secas, e não me lembro em nenhum inverno da lá ver agua a correr.
    •  
      FD
    • 23 novembro 2012

     # 2

    É muita a distância de onde eles dizem para por para o que está?
    • LVM
    • 23 novembro 2012

     # 3

    Relativamente a linhas de água, valas de drenagem, poços, charcas, barragens, etc, etc, quem o esclarece como deve ser é a entidade com competências para o efeito , a ARH, Autoridade de Recursos Hídricos. Vá lá e informe-se. Não lhes diga que andou lá a colocar manilhas. Explique apenas o que os seus vizinhos querem.
    Aquilo que os seus vizinhos e o Presidente da Junta lhe dizem é apenas a opinião deles. Não me parece que a Junta de Freguesia tenha quaisquer competências no assunto.
  2.  # 4

    mittch,

    nesta fase não precisa de ir á ARH.
    A sua câmara tem mapas onde estão assinaladas as linhas hidraulicas "oficiais" (estas efectivamente sob alçada da ARH e com um conjunto de limitações/obrigações mais amplo). Alias, aquando do licenciamento e caso linhas desse tipo, em principio á partida isso já é triado nas câmaras.
    Nota: se forem efectivamente linhas sob alçada da ARH pode ter sanções por intervencionar sem autorização
  3.  # 5

    Colocado por: riscasmittch,

    nesta fase não precisa de ir á ARH.
    A sua câmara tem mapas onde estão assinaladas as linhas hidraulicas "oficiais" (estas efectivamente sob alçada da ARH e com um conjunto de limitações/obrigações mais amplo). Alias, aquando do licenciamento e caso linhas desse tipo, em principio á partida isso já é triado nas câmaras.
    Nota: se forem efectivamente linhas sob alçada da ARH pode ter sanções por intervencionar sem autorização


    Mas eu tenho projecto aprovado e licença de construção. Penso que a Câmara aquando da aprovação do projecto tenha tido todas estas condicionantes em atenção.

    Atenção que estamos a falar de uma vala que não terá mais de 20cm de profundidade, seca. Aquilo é mais um pequeno canal de rega do que outra coisa.
    • LVM
    • 23 novembro 2012

     # 6

    Colocado por: riscas
    nesta fase não precisa de ir á ARH.

    Vá por mim. Não perde nada. Em circunstâncias normais, concordaria com o riscas. Mas com vizinhos à perna e a queixarem-se, a ARH tem que actuar. Falo por experiência própria. A ARH Tejo é especialmente rigorosa. As outras não sei. Poderá evitar chatices, antecipando-se.
    Claro que também é verdade que não conheço a situação em concreto com rigor e pormenor e, se conhecesse, se calhar dizia-lhe para fazer a sua vida, cumprir o projecto da Câmara e não perder tempo com o assunto.
    Mas com vizinhos/fiscais, todo o cuidado é pouco...
    •  
      FD
    • 23 novembro 2012

     # 7

    E convém manter uma boa vizinhança, especialmente quando apenas estão no início do processo de construção e vão aí viver para o resto da vida (em princípio), apesar de tal ser muitas vezes difícil.
    Diplomacia, muita diplomacia...
    Concordam com este comentário: acmc, LVM
 
0.0119 seg. NEW