Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Por favor preciso de ajuda urgente. Não consigo nem sei o que fazer ou decidir. Isto tem sido um pesadelo enorme já desde 2007. Alguém me pode ajudar.

O qie se passa:

Tinha uma empresa relativamente recente na qual eu era sócio a 50% com um outro sócio. Ambos socios gerentes.
    as coisa iam correndo, dificuldades para um lado ou outro as coisas iam andando sem grandes dividas.

Em 2007 o meu socio decidiu abandonar tudo. Grandes confusoes houve. Muita mafiosisse da parte dele. Nao interessa para aqui agora.
    Ele desapareceu levando uma serie de coisas com ele.

Entretanto como era socio gerente a 50% eu fiquei preso e bloqueado na empresa. Nao se fechou nada. A empresa continua aberta. Em iva finalmente a fechei, mas em irc nao. E tambem penso que nao consigo fechar a empresa para sempre.

Fiquei desempregado e comecei a trabalhar.
    Problemas atras de problemas, sede da empresa na minha morada. Penhoras e o que mais fosse.
    Entretanto fui para angola trabalhar onde tambem o patrao tambem nao pagou e tive de voltar a portugal.
    Estive em portugal a trabalhar mas era constantemente incomodado por cartas do tribunal ou financas ou seguranca social. Um verdadeiro pesadelo. Sem dinheiro, mulher doente e com 3 filhos pequenos tenho passado por momentos simplesmente horriveis.
    Agora sai novamente de portugal e trabalho na uniao europeia.
    Ja consigo ter pelo menos as contas de casa estabilizadas (mal mas lá vai). Durante anos tive de viver da "caridade de familia" e amigos. Mas era insustentavel a situacao a esse nivel e nao so. Problemas em casa todos os dias, criancas a sofrerem imenso, a reprovarem na escola, e esta situacao continua assim desde 2007 estando nos ja no final de 2012. Por isso estou aqui para pedir de alguma forma ajuda. Isto nao pode continuar assim para toda a minha vida.

Nao sei o que fazer para me livrar disto. Nem sei se ha fornecedores com processos em tribunal senao, o que poderá por ai vir.
    Fiquei agora a saber à poucos dias que o meu socio afinal ja nao é meu socio desde 2008 ou 2009.

Tenho um credito habitacao que fiz ha cerca de 10 anos e ainda devo 100.000,00 euros.

Em 2009 assumi a divida da empresa ao banco (conta corrente caucionada) uns bons milhares de euros. Eue e imha mulher eramos avalistas, assim como o meu socio e sua mulher.
    Como o banco a meu pedido aguentoy algum tempo a conta por interferencia de um familiar eu senti-me forcado a assumir a divida pois do banco disseram-me que o socio e esposa ja nada tinham em seu nome.
    Para nao criar problemas ao familiar que aguentou no banco durante algum tempo e como o banco ameaçou executar-me o apartamento assumi a divida sozinho. Hije estou muito arrependido. Acho que podia aceitar mas so metade.
    Assim estou eu e a minha mulher presos com o credito habitacao com hipotece ao apartamento (devo ainda 100.000,00 pois pedi o credito na totalidade na altura- 120.000,00) e presos ao segundo credito que assumi da divida da empresa ao banco - cerca de 70.000,00 euros- tambem com hipoteca do apartamento- segunda hipoteca). O apartamento neste momento vale 90.000,00 euros, mas nao vejo quem o compre por esse preço.

Alem disto estamos constantemente a sofrer com cartas de tribunais, penhoras, financas, seguranca social, etc constantemente.

E por isto, este pesadelo que tenho vivido tenho de dizer basta. Nao posso mais viver nisto. Quero ter uma vida. Quero permitir-me dar paz e calma estabilidade e alguma coisa de boa á minha mulher e meus filhos.

Tenho me farto de trabalhar mas o dinheiro vai sempre desaparecendo, seja para as despesas corrente de uma familia, seja para acudir às aflicoes que me aparecem devido à empresa que vao aparecendo. Isto tem de parar. Nao consigo mais.

Por favor alguem me ajuda.

Tenho de parar com isto.
    •  
      GF
    • 24 novembro 2012 editado

# 2

As melhoras para a sua situação.
    Deveria, ter consultado um BOM advogado, há muito tempo.

A insolvência singular com eventual exoneração do passivo poderá e deverá ser uma solução para si, mas apenas após analisar cuidadosamente o seu caso, que deverá ser feito por um advogado EXPERIENTE na matéria.

Aqui temos duas situações distintas a analisar: a sociedade por quotas e a sua pessoa como singular singular (chamemos-lhe assim).
    Pelas dívidas da empresa responde exclusivamente o património da sociedade, salvo dívidas fiscais que poderão reverter para os sócios.
    Pelas suas dívidas responde todo o seu património.

Cumprimentos e boa sorte!
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro, minhodesign, Vitor Azevedo, tremoco
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Azevedo
  2.  # 3

Colocado por: GFPelas dívidas da empresa responde exclusivamente o património da sociedade, salvo dívidas fiscais que poderão reverter para os sócios.

Também responde pela dívida da empresa ao banco, já que deu aval pessoal à conta corrente caucionada.
    Se eu estivesse nessa situação pedia insolvência pessoal e emigrava para longe com a família.
    Concordam com este comentário: eu, raulschone, jorgealves, minhodesign, Vitor Azevedo
  3.  # 4

Caro Newsecar, é de facto frustrante a sua situação e neste momento resta-lhe fazer o que o J. Fernandes sugeriu: Insolvência pessoal e pirar-se daqui que as perspectivas não são de melhoria e a saúde da família está acima de tudo.... Em bom português: Cague-se para esta **** que os bancos e até o estado são governados por pessoas que se estão a **** para si e a sua família há muito tempo.
    Concordam com este comentário: J Filipe, Vitor Azevedo
  4.  # 5

Boa noite,eu acho que o que o raulschone disse será o ideal para si,boa sorte na sua vida,pire.se daqui para fora e deixe que os gatunos dos bancos e o nossos amigos passos coelho e paulo portas que paguem as contas com o dinheiro que roubam aos portugueses.
    Concordam com este comentário: joalage, J Filipe
  5.  # 6

E a justica portuguesa nao o podera ir buscar la fora?
  6.  # 7

Colocado por: cocas2E a justica portuguesa nao o podera ir buscar la fora?

Mais fácil acreditar no pai natal vale e azevedo do que na justiça portuguesa......
    A minha ex mulher (filha de açorianos e nascida no Canadá onde viveu até aos 28 anos,tendo adquirido a nacionalidade portuguesa apenas quando veio para cá moar em 2000) tinha uma empresa de catering apenas em nome dela (unipessoal), estava com diversas dívidas e pediu a insolvência pessoal em 2009. Um ano antes em Maio de 2008 tinhamo-nos divorciado, tendo ela ficado com a guarda da nossa filha. Em Março do ano passado, entendeu voltar para a sua terra natal e cedeu-me a guarda da nossa filha, tendo ficado estabelecido no novo acordo paternal que a nossa filha passaria as férias de verão com a mãe no Canadá. No ano passado correu tudo bem e este final de verão tive que fazer, de acordo com a Convenção de Haia de 1980 sobre rapto internacional de menores da qual Portugal e Canadá são membros, a participação na autoridade central portuguesa, de rapto parental por parte da mãe, uma vez que ela entendeu não respeitar a decisão do tribunal, ou seja, o acordo parental. Sabe qual foi o resultado disto tudo: A minha ex vive feliz da vida no Canadá, não pagou mais nada do que ficou cá a dever, a nossa filha entretanto está perfeitamente integrada na escola lá, e, da maneira como cortaram as perspectivas de futuro dos nossos filhos e como quero o melhor para a minha filha, por muito que me custa, acho que ela tem mais futuro se ficar no Canadá do que voltar para esta ****..... A propósito, as pessoas que compõem a autoridade central portuguesa foram recentemente reduzidas pelo ministério da justiça a 2 ou 3 pessoas, já não tem direcção, enganaram-se no e-mail e enviaram resposta para um qq e-mail que ninguém sabe quem é. Após 3 insistências(enviei o mesmo e-mail a participar o ocorrido acompanhado do acordo paternal no dia 3, 5 e 8 de Setembro), acabei por ter de ir a Lisboa fazer a participação presencialmente. Entretanto logo no dia 3/9, um dia após a data prevista do regresso da minha filha, desesperado, fui ao consulado do canadá que agiu de imediato e informou a embaixada portuguesa de Ottawa (até me informaram que, sendo uma criança portuguesa retida no Canadá deveriam de ser os serviços consulares de Lx. a informar as autoridades portuguesas no Canadá mas que o fizeram por os serviços consulares não estarem a atender o telefone (eu estava desesperado, chorava, sim chorava, não tenho vergonha de o assumir, pelo que no consulado ligaram à minha frente por diversas vezes e ninguém atendeu dos serviços consulares em Lx.). No dia 11 de Setembro que este ano também foi uma terça-feira, pelo que também nunca mais me esquecerei, na Almirante Reis onde se localiza a DGReinserção Social do Min. Justiça e a respectiva autoridade central, fui atendido por uma Sra. que nem se desculpou pelo engano com o e-mail, dizia que não tinha sido ela e que a pessoa que mandou a resposta para o mail errado não estava, disse-me que teria de mandar traduzir todos os documentos como o acordo paternal, matrícula da escola, certidão de nascimento etc. para inglês ou italiano. Disse-lhe que no Canadá não falam italiano e ela ainda insistiu tendo apenas cedido quando eu lhe disse que estava a fazer confusão talvez com a Suiça e que as línguas oficiais no Canadá são inglês e francês. Enfim ridículo. Passados quase 15 dias voltei lá com toda a documentação cópias autênticadas notarialmente (87 euros pois fui eu tratar), tradução para inglês por escola oficial de línguas(200 euros) autenticar notarialmente os documentos traduzidos (100 euros pagos também à escola de línguas) e disseram-me que iriam mandar a documentação para a autoridade central canadiana e que depois iria receber pelo correio uma carta a informar o nº do processo. De facto, passados mais 3 semanas, recebi uma carta da autoridade central portuguesa que para além da informação do nº processo etc. contém algo como: Temos o prazer de comunicar que foi acionado o pedido de regresso da sua filha. Mais uma vez ridículo. Para terminar informo que o advogado já me avisou que a autoridade portuguesa nada faz e que será a autoridade canadiana a nomear um meu representante e que me prepare pois como a minha filha apesar de ter nascido portuguesa agora também tem nacionalidade canadiana e as autoridades canadianas apesar de eu ter a guarda da minha filha podem (e como conheço muito bem a minha ex. deverei ser acusado de maus tratos) recusar-se ao envio da minha filha alegando que ela também é canadiana, que está integrada na escola, que a mãe alega que eu a trato mal etc.
    Desculpem-me este desabafo mas EU NÃO ACREDITO NA JUSTIÇA PORTUGUESA...
  7.  # 8

Ola bom dia, tenho a impressao de ter visto um filme! bom ja tinha uma pequena concordançia do estado de essa Sociedade, mas com esta ;o meu perceito de essa Sociedade ... ainda me faz sentido que esse Pais nunca evoluiu nem nunca vai evoluir, muitas vezes dizia é pa tem calma porque é uma democraçia recente, afinal estou com reçeio que o que pessava é a realidade, o seu comentario deixou-me de rasto.
    Cumprimentos e muito boa sorte é o que lhe desejo
    Concordam com este comentário: FD, Vitor Azevedo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raulschone, Vitor Azevedo
    •  
      GF
    • 25 novembro 2012

# 9

Colocado por: cocas2E a justica portuguesa nao o podera ir buscar la fora?

Pode. Se tiver cometido um crime e tiver um mandato de detenção europeu / international.
    Agora não faça como sugerem, pisgar-se e deixar tudo por resolver cá... porque caso o faça, um dia que queira voltar a ter uma vida "normal" por cá, vai-lhe ser díficil...

Colocado por: J.FernandesTambém responde pela dívida da empresa ao banco, já que deu aval pessoal à conta corrente caucionada.

Não reparei nesse pormenor. Nesse caso é correcto o que mencionou....
  8.  # 10

Colocado por: GFum dia que queira voltar a ter uma vida "normal" por cá, vai-lhe ser díficil...

Desde que não precise de crédito bancário e desde que as dívidas ao fisco e à segurança social estejam prescritas, pode ter uma vida normal.
    Concordam com este comentário: raulschone, Vitor Azevedo
    • eu
    • 25 novembro 2012

# 11

Colocado por: raulschoneMais fácil acreditar no pai natalvale e azevedodo que na justiça portuguesa......

É dos pilares da democracia que mais podres estão...
    Concordam com este comentário: raulschone
  9.  # 12

Colocado por: GFAgora não faça como sugerem, pisgar-se e deixar tudo por resolver cá... porque caso o faça, um dia que queira voltar a ter uma vida "normal" por cá, vai-lhe ser díficil...

Ai se eu pudesse recuar 3 anos.....a única coisa que teria feito de diferente, era ter-me pisgado de cá e, se um dia voltasse para cá, seria apenas para a chamada última morada e, nessa condição, não acredito que me fossem chatear....
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
  10.  # 13

Colocado por: eu
    É dos pilares da democracia que mais podres estão...
    Concordam com este comentário:raulschone

Bem me parecia que ainda voltaria a pensar no pai natalvale e azevedo....
    Então quando oiço que o vale e azevedo, que já nem precisa de se mascarar de pai natal, está prestes a ser libertado, o duarte lima vive num gigantesco duplex de luxo ali na praça de londres, o isaltino...., a fátima....., o valentim....., o josé maria....., o costa...., o raio que os parta. Sim, quando me perguntam porque motivo essas pessoas públicas continuam a gozar com a sociedade portuguesa e a culpa parece que também é da Merkel ou do São Pedro, admito que sinto vergonha de ser português. Enfim, mais vale descarregar para aqui do que cometer algum disparate.
  11.  # 14

Newsecar, pode parecer estranho eu estar a sugerir que se pire, ou seja, que fuja à justiça etc. mas depois de ter criado postos de trabalho, ter descontado/contribuido durante quase 2 décadas todos os meses com milhares, sim milhares de euros, ter cumprido com todas minhas obrigações, devido a sucessivos erros administrativos encomendados pelo presidente da câmara de Mafra (não me canso de escrever isto e tenho a esperança de que um dia ele acabe por ser apanhado: chama-se José Maria Ministro dos Santos, é poderosíssimo, é mentiroso, é mal educado, é corrupto, não tem escrúpulos, e eu andei durante mais de uma década, quase isolado, a batalhar contra ele etc., pelo que sei que os tais erros foram propositados e como os nossos governantes não são responsabilizados nem pagam por "erros" de gestão somos nós que perdemos mais de 400 mil euros a fundo perdido que já haviam sido contratados, empurram-nos para a venda do património, pagamos mais de 150 mil euros de mais valias, fechamos a empresa, e no fim, na qualidade de ex-gerentes, nem direito a qualquer subsídio temos. Portanto caro Newsecar, volto a escrever com toda a legitimidade, cague nesta **** e pire-se daqui para fora se nada de importante (família, etc.) o prender...
    Concordam com este comentário: de jesus mendes, jorgealves, J Filipe, Vitor Azevedo
  12.  # 15

Colocado por: raulschoneNewsecar, pode parecer estranho eu estar a sugerir que se pire, ou seja, que fuja à justiça

O Newsecar, pelo que contou não tem nenhum problema com a justiça, tem apenas dívidas que não estão a ser pagas e isso não é crime nenhum. Pode perder os seus bens, mas não vai perder a liberdade.
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
  13.  # 16

Esse gajo se fosse aqui, talvez nao se sentiria tao poderoso, infelizmente faz me lembrar quando sai de Portugal havia o Salazar os padres os advogados e os poderosos ;estilo desse gajo, estava penssando que essa cambada ja tinha desapareçido, a final ainda la estao
  14.  # 17

Eu leio por aqui que é melhor sair de Portugal e levar a família..ate parece que é fácil sair daqui e arranjar emprego sem ter nenhum tipo de apoio para isso. A maior parte das pessoas que actualmente se metem no estrangeiro sem qualquer plano fica em situação muito grave.
    Se fosse fácil já cá não estava ninguém com esta gente que esta no poder.
    O melhor conselho é tentar e procurar apoio jurídico para resolver a situação. Declarar insolvência algo do género.
    A vida tem que continuar
  15.  # 18

Colocado por: J.Fernandes
    O Newsecar, pelo que contou não tem nenhum problema com a justiça, tem apenas dívidas que não estão a ser pagas e isso não é crime nenhum. Pode perder os seus bens, mas não vai perder a liberdade.

Mas onde foi que afirmei que ele cometeu um crime ou que perderia a liberdade.
    Como sou muito burro, explique-me então o que acontece quando uma pessoa se pira e deixa dívidas: não se está a fugir à justiça e não se fica com um problema com a justiça ? É que se não houver nenhum problema e não se está a fugir à justiça então a minha família é muito burra pois pagou mais de 150 mil euros de mais valias, certo?
  16.  # 19

Colocado por: raulschonenão se está a fugir à justiça e não se fica com um problema com a justiça ?

Está-se a fugir aos credores.
  17.  # 20

Colocado por: J.Fernandes
    Está-se a fugir aos credores.

Vai dar ao mesmo partindo do princípio que a justiça funciona....

0.0200 seg. NEW