Iniciar sessão ou registar-se
    • HVS
    • 25 novembro 2012

     # 1

    Quando não existe caução, a partir de que mês se pode aumentar a renda com o aumento legal anual (que, para 2013 é de 1,0336)? A partir de Janeiro de 2013 ou de Fevereiro de 2013?
    Obrigado.
    •  
      GF
    • 25 novembro 2012

     # 2

    O que tem isso a ver com a caução?
  1.  # 3

    Talvez queira dizer quando não existe contrato, mas mesmo assim, é a mesma coisa. Pode aumentar a renda um ano depois do inicio.
    Se quiser que eles se vão embora, faça isso mesmo, porque actualmente, o que não faltam são casas.
    Eles actualmente só querem baratinhas, tão baratinhas que ninguém lhas arrenda.
    • HVS
    • 25 novembro 2012

     # 4

    Desculpem se eu não fui bem explícito, mas a questão é que na carta de actualização da renda, que deve ser enviada ao inquilino, até final do corrente mês de Novembro, deve dizer-se que a renda será aumentada para ...$... de acordo com o coeficiente legal de 1,0336, "a partir da renda que se vencer no próximo mês de Janeiro de 2012, com referência a Fevereiro de 2012".
    Isto segundo o modelo que vi neste site do Forum da Casa.
    Percebo esta diferença de um mês como sendo devida ao mês de caução que é normal o inquilino ter. Porém, se o inquilino não tiver nenhum mês de caução, conforme o contrato realizado, o que se deve dizer na carta: - "a partir do próximo mês de Janeiro" ou "a partir do próximo mês de Fevereiro"?
    Agradeço a vossa interpretação sobre a matéria.
    Obrigado.
    •  
      GF
    • 25 novembro 2012

     # 5

    A caução, nada tem a ver com isso. A caução, é um montante que você deve guardar religiosamente, para devolver ao inquilino, se no final tudo na casa estiver conforme seria de esperar, ressalvando eventual desgaste proveniente de uma normal e prudente utilização.
    O mais importante saber é, quando se iniciou esse contrato?
    • HVS
    • 25 novembro 2012

     # 6

    Caro GF,

    Obrigado pelo seu esclarecimento. Presumo que esteja a escrever-me em Portugal e que seja efectivamente essa a interpretação da caução.
    Como não há aqui em Portugal nenhum inquilino que se preocupe em entregar a casa no final do contrato, minimamente em condições e é sabido que normalmente nem 6 meses de caução chegariam para o que é necessário refazer, tenho assumido que a caução é para o caso do cliente não pagar o último mês antes de se ir embora...
    Pelos vistos, estava enganado. De qualquer forma, mais uma vez obrigado.
    Cumprimentos.
    •  
      GF
    • 25 novembro 2012

     # 7

    Estou a escrever de Portugal e com base na Lei Portuguesa.
    A caução (uma das formas de garantia previstas neste tipo de contratos - mas não a única), serve precisamente para minimizar os danos causados pelos inquilinos.
    O que muita gente faz, (erradamente!), é usar a caução como último mês.
    E a melhor garantia que pode haver (tirando a garantia bancária que é trigo limpo), é um bom fiador, com bons rendimentos e património em Portugal.
    Ou pelo menos, ainda vai sendo.


    Cumps
  2.  # 8

    Colocado por:Como não há aqui em Portugal nenhum inquilino que se preocupe em entregar a casa no final do contrato, minimamente em condições


    Que gentalha.
    •  
      GF
    • 25 novembro 2012

     # 9

    Eish calma, isso não fui que escrevi. E por acaso até discordo, há quem entregue e quem não entregue. É como os bons e os maus, há em todo o lado.
  3.  # 10

    Eu por acaso estava a referir-me aos senhorios que nutrem um absoluto desprezo pelas pessoas que (que horror!!) arrendam os seus imóveis. Não posso deixar de me sentir profundamente insultado cada vez que leio comentários generalistas deste tipo.

    GF, peço desculpa, não sei porque raios a citação foi buscar o seu nome.
    Concordam com este comentário: sisu
  4.  # 11

    Eu por acaso estava a referir-me aos senhorios que nutrem um absoluto desprezo pelas pessoas que (que horror!!) arrendam os seus imóveis. Não posso deixar de me sentir profundamente insultado cada vez que leio comentários generalistas deste tipo.

    Absolutamente de acordo mas não me parece que se deva sentir insultado, esse tipo de comentários é acima de tudo revelador do carácter da pessoa que os profere. Imagino o tipo de inquilinos que esse tipo de senhorios/senhorias não dariam!
    Concordam com este comentário: sisu
    • HVS
    • 25 novembro 2012

     # 12

    Caro J cardoso,

    Não percebo a sua reacção. Sente-se insultado com quê? Tem dúvidas que em Portugal nenhum inquilino se preocupa em entregar a casa que teve alugada, em boas condições? Claro que quando digo "nenhum" é uma força de expressão, porque haverá honrosas excepções (que bem gostaria de descobrir quem e onde).
    Claro que cada um tem direito a emitir a sua opinião e a sua será tão válida como a minha; nem mais nem menos.
    Cumprimentos e boa disposição para suportar as dificuldades que já temos e as que estão para vir!
    •  
      imbs
    • 25 novembro 2012

     # 13

    Olhe eu quando deixei a última casa que aluguei, além de todas as benfeitorias - tv cabo em todas as divisões, tomadas e torneiras novas - ainda tapei cada buraquinho que fiz, pintei de branco o que pintei com cor e dei uma valente limpeza.

    Tal como o senhor diz que 'nenhum' entrega a casa assim, também conheço muitos senhorios que não devolvem as cauções. :)

    Há de tudo para todos os gostos.
  5.  # 14

    Não percebo a sua reacção. Sente-se insultado com quê?

    Já tive ocasião de dizer atrás que não me sinto insultado e o porquê.

    Tem dúvidas que em Portugal nenhum inquilino se preocupa em entregar a casa que teve alugada, em boas condições?

    Da maneira que põe as coisas não tenho dúvidas, tenho certezas: há inquilinos que cuidam das casas e as entregam em condições. O próprio HVS o reconhece logo a seguir:

    Claro que quando digo "nenhum" é uma força de expressão, porque haverá honrosas excepções

    É tão errado dizer o que o HVS disse como dizer que os senhorios são todos iguais aos de certos casos já relatados neste fórum.
    • HVS
    • 25 novembro 2012

     # 15

    OK; obrigado a todos os que participaram. Gostei desta minha (primeira) experiência e cá voltarei quando oportuno.
    Como dizia o locutor num filme que adorei: - "Good night and Good Luck"
  6.  # 16

    Essa gentalha, por vezes tem que levar os "tadinhos" dos insultados a tribunal para recuperar aquilo que lhe ficaram a dever e os estragos que fizeram.
    Pelo menos um desses tadinhos, fugiu para parte incerta, foi condenado a pagar tudo, juntamente com o companheiro e o fiador de ambos.
    Italiano, só poderá sentir-se insultado quem pode enfiar a carapuça, mas não me parece que seja o seu caso, portanto, não se deve melindrar.
    Por acaso duvida que o HVS tem razão em parte?
    Não generalize. O HVS não esta errado. Talvez não sejam todos, mas são muitos.
    Os tribunais estão cheios de casos desses. Eu, pelo menos já tive um que ganhei e outro que esta a caminho.
    Agora, as casas ficam fechadas. Não quero melindrar ninguém, nem me posso meter em negócios que só trazem prejuízo.
    Como disse o outro, também gostei muito deste bocadinho e "good night".
    •  
      GF
    • 25 novembro 2012

     # 17

    Jacinta, já todos no forum sabemos que você tem azar com os inquilinos. Mas por você ter azar com os inquilinos, não significa que todos os outros tenham. Alias, haverá muito boa gente no forum com sorte nos seus inquilinos.
    E maus senhorios? Também conheço alguns... não passam recibos, não fazem obras, etc etc

    Mas como foi dito e bem, há casos para todos os feitios e gostos.
    Bons inquilinos e maus, bons pagadores e maus, etc etc
  7.  # 18

    Nem com todos, felizmente. Cada caso é um caso.
    Ao primeiro, deve-lhe ter servido de emenda e já não volta a repetir a asneira com mais ninguém, agora com o segundo, tenho imensas duvidas. Pagava sempre a horas, mas não acredito que não volte a fazer o mesmo. Era bom pagador, mas bastante desleixado. Entreguei-lhe a casa impecável e transformou-a quase numa "pocilga". Quem é que gosta de ver as suas coisas degradadas por falta de asseio?
    Concordam com este comentário: de jesus mendes
    •  
      FD
    • 26 novembro 2012

     # 19

    Colocado por: ItalianoGF, peço desculpa, não sei porque raios a citação foi buscar o seu nome.

    É muito simples: selecciona o texto que quer citar e depois carrega no link "citar" do comentário imediatamente abaixo... alta tecnologia é assim. :D
 
0.0211 seg. NEW