Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    sei que em casas construídas de raiz, e com caldeira, se pode ter um sistema de retorno de águas quentes.
    Mas o que eu pergunto é:

    há alguma possibilidade de, num apartamento já construído e com utilização de esquentador, fazer com que o tempo que decorre entre a abertura da torneira e a saída da água quente seja pequeno, i.e., que não haja tanto desperdício de água e de energia?
    Quando tanto se fala na poupança de água, parece-me um assunto bastante pertinente...
  2.  # 2

    Faça como eu tenho um balde na casa de banho que utilizo para encher o autoclismo.
  3.  # 3

    Um sistema de retorno ou recirculação só é viável quando existe acumulação,utilizando somente o esquentador,não vejo como. Substitua por exemplo o esquentador por um cilindro electrico e mesmo assim terá de fazer adaptações na canalização para possibilitar que a água quente circule com a ajuda de uma bomba circuladora sem haver consumo.
    Um abraço.
  4.  # 4

    Bem, já tinha pensado nisso, mas na nossa casa a água demora tanto tempo a aquecer que dava para encher muitos baldes...
    obrigada pela sugestão :)
    Quanto ao sistema de retorno, Tonio, iria implicar um grande investimento, não?
  5.  # 5

    Algum investimento,depende da capacidade de água quente que necessita,daí o valor do cilindro,da bomba circuladora por exemplo da Roca custa cerca de 150 €.
    Nas alterações da canalização terá de ter em conta distancia e dificuldade.
    Caso não queira fazer alterações,sugiro que lá em casa o espaço entre banhos da familia seja o mais curto possivel. Tambem a tubagem que tem instalada no apartamento talvez não seja a mais indicada para evitar perdas de temperatura.
  6.  # 6

    Obrigada, é algo a pensar...
 
0.0095 seg. NEW