Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros,

    A minha conta de água aumentou em cerca de 60% nos últimos meses, por isso fiz o teste "caseiro" de desligar todas as torneiras e verificar o estado do contador, após desligar as torneiras consigo ainda perceber um leve oscilação/contagem no contador, mes penso que apenas isto não justifica um aumento de 60% na conta da água. Estou também desconfiado de que o contador em si, não estará melhores condições.

    Posto isto, o que me trás ao fórum desta vez, é tentar obter o contacto de alguma empresa de canalização que faça detecção de fugas de água e possivelmente se acharem necessário substituir a canalaização da casa, uma vez que esta já tem quase 25 anos...

    Se alguém me souber indicar os contactos de alguma empresa na Margem Sul que faça este tipo de detecção de fugas de água fico antecipadamente grato.


    Melhores cumprimentos
    Sambino
    Concordam com este comentário: vz1984
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dzf6dv
  2.  # 2

    Colocado por: SAMBINOCaros,
    após desligar as torneiras consigo ainda perceber um leve oscilação/contagem no contador,

    Se vê movimentos no contador, existe de facto uma fuga de água. Fechou também a torneira de segurança do autoclismo quando fez o teste?
    Vive em andar ou moradia?
    Se for andar e existir fuga de água, não sei como ainda não incomodou o vizinho.
  3.  # 3

    Não desliguei nehuma torneira de segurança, apenas me assegurei de que ninguém estava em casa no momento do teste.

    É uma moradia.

    Para complementar á minha descrição anterior; quando se abre a torneira da banheira da casa de banho do 1º andar ouve-se durante algum tempo um ruído dos canos, uma espécie de bater dos canos, daí também crer que tenha chegado a hora de mudar a canalização.

    A localização é Setúbal, se houver por aqui alguma empresa com estas competências, por favor contactem-me.

    Obrigado
    • J.C
    • 26 novembro 2012

     # 4

    Colocado por: SAMBINO
    o contacto de alguma empresa de canalização que faça detecção de fugas de água


    Porque não contacta a sua Companhia das aguas e pede uma vestoria, já que desconfia do contador?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Susana Oliveira
  4.  # 5

    Uma maneira de diagonosticar a fuga de água é recorrer a uma empresa dotada de uma câmara térmica.
  5.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasUma maneira de diagonosticar a fuga de água é recorrer a uma empresa dotada de uma câmara térmica.

    É exactamente este tipo de empresa que procuro, se souber de alguma que se possa deslocar á margem sul, indique por favor.
  6.  # 7

    Por exemplo a imodiag, em sacavém.
    Http://www.Imodiag.Pt/
  7.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasPor exemplo a imodiag, em sacavém.
    Http://www.Imodiag.Pt/


    Pelo que observei no site não me parece credivel esta inspeção á tubagem.

    A camara tecnica que postou anteriormente só serve para esgotos diga-me como consegue passar uma cabo num tubo de 1/2 e contornando os joelhos é impossivel!

    O que existe é um detetor de metais ou seja só consegue saber o percurso da tubagem sendo em ferro!
  8.  # 9

    Colocado por: SAMBINONão desliguei nehuma torneira de segurança, apenas me assegurei de que ninguém estava em casa no momento do teste.

    É uma moradia.

    Para complementar á minha descrição anterior; quando se abre a torneira da banheira da casa de banho do 1º andar ouve-se durante algum tempo um ruído dos canos, uma espécie de bater dos canos, daí também crer que tenha chegado a hora de mudar a canalização.

    A localização é Setúbal, se houver por aqui alguma empresa com estas competências, por favor contactem-me.

    Obrigado



    O ruido dos canos deve-se ao fato de ter uma válvula solta na torneira ou quente ou fria confirme se tem misturadora simples ou de monocomando?

    Deve substituir a canalização mas não existe a possibilidade de detetar a fuga.

    A oscilação que vê no contador é normal devido á compensação apos utilização de água os contadores hoje em dia são cada vez mais sensiveis.

    Deve junto dos serviços de águas da sua zona solicitar a substituição do contador expondo o problema exagerado e repentino de consumo, pode estar avariado

    A camara que se fala é só para esgotos e existe um detetor de metais que lhe diz o percurso da tubagem mas é pouco relevante não necessita de solicitar os servioços a uma empresa para este fim é só gastar dinheiro e fica a saber o mesmo.

    Trate é de chamar um canalizador e substitua a canalização por multicamada ou PPR.
  9.  # 10

    Colocado por: Costa53A camara tecnica que postou anteriormente só serve para esgotos diga-me como consegue passar uma cabo num tubo de 1/2 e contornando os joelhos é impossivel!

    Não é camara técnica... é camara Térmica (TERMOGRAFIA)... mas também acho que não deve dar grande resultado. se é uma fuga com alguma expressão... seria visivel a olho nu
    uma camara termografica consegue detectar alguma humidade sim, mas em caso de uma fuga ela seria visivel mesmo sem a camara... a não ser que seja numa tubagem enterrada e aí penso que a camara termografica também não deve conseguir identificar o local...
    verificar o contador se calhar deve ser o 1º passo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Costa53
  10.  # 11


    O ruido dos canos deve-se ao fato de ter uma válvula solta na torneira ou quente ou fria confirme se tem misturadora simples ou de monocomando?


    A misturadora é monocomando.
  11.  # 12

    E já viu se não é o flutuador do autoclismo que está sempre a encher e a deitar fora?
    • dato
    • 27 novembro 2012

     # 13

    Colocado por: Costa53


    O ruido dos canos deve-se ao fato de ter uma válvula solta na torneira ou quente ou fria confirme se tem misturadora simples ou de monocomando?

    Deve substituir a canalização mas não existe a possibilidade de detetar a fuga.

    A oscilação que vê no contador é normal devido á compensação apos utilização de água os contadores hoje em dia são cada vez mais sensiveis.

    Deve junto dos serviços de águas da sua zona solicitar a substituição do contador expondo o problema exagerado e repentino de consumo, pode estar avariado

    A camara que se fala é só para esgotos e existe um detetor de metais que lhe diz o percurso da tubagem mas é pouco relevante não necessita de solicitar os servioços a uma empresa para este fim é só gastar dinheiro e fica a saber o mesmo.

    Trate é de chamar um canalizador e substitua a canalização por multicamada ou PPR.


    o q vc foi dizer...lol
  12.  # 14

    a termografia.. não resolve, é uma ferramenta de diagnóstico... É lógico que antes convém despistar todas as outras coisas.
    Além da termografia, também se pode utilizar um detector de humidade (mais falível)... mas em conjugação mesmo que a ruptura não esteja visivel a olho nú, consegue-se aferir a zona a intervir.

    Existe uma câmara endoscópica... utilizada normalmente em redes de saneamento.
  13.  # 15

    ja detectei fugas com o ouvido!!!
  14.  # 16

    Teste para verificar fugas de água

    No ramal directo da rede:



    1º - Feche o contador da água.
    2º - Abra uma torneira alimentada.
    3º - Espere até a água parar de correr.
    4º - Coloque um copo cheio de água na boca da torneira como na Fig. A.
    5º - Se houver sucção da água do copo pela torneira (Fig.B), é sinal de que existe fuga no cano alimentado directamente pela rede.


    No ramal directo da rede:



    1º - Mantenha aberto o contador da água.
    2º - Feche bem todas as torneiras da casa e não utilize os sanitários.
    3º - Feche completamente as torneiras de bóia das caixas, não permitindo a entrada de água.
    4º - Marque a posição do ponteiro maior do seu hidrómetro e, após 1 hora, verifique se ele se movimentou.
    5º - Caso ele tenha se movimentado, é sinal de que existe fuga no ramal directamente alimentado pela rede


    Na instalação alimentada pela caixa:



    1º - Feche todas as torneiras da casa e não utilize os sanitários.
    2º - Feche completamente a torneira de bóia da caixa, impedindo a entrada de água.
    3º - Marque na caixa o nível da água e, após 1 hora no mínimo, verifique se ele baixou.
    4º - Em caso afirmativo, há fugas na canalização ou nos sanitários alimentados pela caixa de água.


    Na válvula ou caixa de descarga:




    1º - Jogue cinza de cigarro no vaso sanitário.
    2º - O normal é a cinza ficar depositada no fundo do vaso.
    3º - Em caso contrário, é sinal de fuga na válvula ou na caixa de descarga.
    4º - Nas bacias cuja saída da descarga for para trás (direcção da parede), deve-se fazer o teste esgotando-se a água. Se a bacia voltar a acumular água, há fuga na válvula ou na caixa de descarga.


    Em reservatórios de edifícios:



    1º - Feche o registo de saída do reservatório do subsolo.
    2º - Feche completamente a torneira da bóia.
    3º - Marque no reservatório o nível da água e, após 1 hora, no mínimo, veja se ele baixou.
    4º - Em caso afirmativo, há fuga.

    Se necessitar de ajuda pode contactar-nos em www.canalizadorlisboa.pt ou www.fugasdeagua.pt
  15.  # 17

    Boas dicas...... :)
  16.  # 18

    Ontem de tarde sai de casa e tirei os valores do contador de agua.
    Hoje a noite cheguei e vi que tinha gasto agua mesmo sem ter ninguem em casa!
    Andei a ver e nenhuma sanita ou torneira pinga. Espreitei por baixo de todas as torneiras e saidas de agua e não vi qualquer vestigio de perdas de agua.
    Devo ter uma fuga em qualquer lado!
    A quem posso ligar para me virem tentar descobrir isto?
    Ou devo ligar primeiro para as Águas do Porto?
    Abraço a todos
    •  
      FD
    • 18 fevereiro 2013

     # 19

    Colocado por: JoaoPintoReise vi que tinha gasto agua

    Muita ou pouca?
    Deve confirmar se isso volta a acontecer.

    Colocado por: JoaoPintoReisA quem posso ligar para me virem tentar descobrir isto?

    A uma empresa ou profissional que trate disso mesmo.

    Colocado por: JoaoPintoReisOu devo ligar primeiro para as Águas do Porto?

    A partir do contador para sua casa a responsabilidade pela canalização é sua pelo que não deve adiantar muito ligar para lá a não ser que façam serviços externos...
 
0.0223 seg. NEW