Comprei uma casa antiga na cidade de Ovar, casa anterior a 51 (sem licença de habitabilidade) com 50m2 num lote de 228m2. Uma daquelas casas antigas com uma frente de pouco mais de 5mts na beira de uma rua. A casa já tem agua da cidade mas os esgotos da casa de banho e cozinha estão ligados a uma fossa no quintal da casa (lado oposto á rua onde passa o saneamento) no passeio em frente da casa tenho uma tampa quadrada que penso ser para a ligação de esgotos. Que tenho que fazer para ligar os esgotos existentes ao saneamento ? Tenho que criar alguma caixa de ligação ou basta ligar os 3 tubos na caixa do passeio (claro que com a instalação de novos tubos e queda suficiente para o lado do passeio, da sanita que é o ponto mais longe á caixa que está no passeio são uns 10mts por dentro da casa) ? Alguem sabe quanto custa a ligação de saneamento em Ovar ? Obrigado.
viva Helldog, estou com um processo semelhante, na costa Alentejana. No meu caso, a Câmara Municipal tem o Regulamento de Águas publicado no seu website, e fiquei a saber que os custos de ligação ao ramal público ficam por minha conta. Fui aconselhado por um técnico da Câmara a instalar uma bomba submersível, com triturador, para o transporte das águas sanitárias até à Rede Pública, na parte mais baixa do circuito (no meu caso a cota da Rede fica acima do ponto mais baixo da linha que ligará a fossa à Rede). É sempre útil fazer uma caixa, ou aproveitar a fossa, para possibilitar manutenção / intervenção futura. No meu caso a fossa fica no sentido da Rede Pública, pelo que a vou utilizar como caixa-tampão, e construir outra caixa, na zona mais baixa, para a instalação da bomba. cumprimentos, luisR
De momento a casa de banho ja tem um desnivel de perto de 300mm em relação ao passeio ou seja está mais alta que a conduta do saneamento. O WC é antigo e o chão da casa é de soalho de madeira, a minha ideia seria fazer um WC novo e levar o tubo do sifão WC, Sanita e sifão da cozinha para a caixa do saneamento. A minha duvida é se tenho que fazer alguma caixa antes para reunir os 3 tubos e depois sair só um para o exterior ou se pode ir assim com os 3 tubos.