Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas!

    Estou farto de humidades e água a escorrer pelas paredes quando tomo banho a ferver!! :) Ando numa roda viva a tentar perceber como meter um extrator no meu wc, dadas as suas limitações:

    wc com parede exterior virada a Leste
    wc tem 1 janela circular
    ultimo piso
    teto do wc é a placa do prédio
    acima da placa tem uma "caixa de ar/mini sotão" com meio metro de altura tapado com lusalite
    wc não tem extrator na parede (o meu outro wc interior já tem)

    Sendo que vamos meter XPS 40mm + pladur hidrofugo verde a forrar o tecto... E este extrator vai ficar embutido nesse novo teto falso.

    Neste momento estou a tentar perceber como é que, metendo o extrator no teto falso, devo proceder para fazer a ligação ao tal "sotao/caixa de ar". Abro um buraco pequeno na placa, e faço uma ligação do extrator com saida de 100mm para um tubo de 2cm que sái no sotão? É que não queria abrir um buraco de 20cm na placa.

    Amigos foristas, qual a solução mais indicada antes que eu faça alguma coisa errada? :)
    • pehp
    • 25 novembro 2012 editado

     # 2

    Mas vai ter de abrir pelo menos 110mm para o extrator e bem bem era essa saida passar para o exterior... senão ficar pelo sotão.

    A questão aqui também deve prender pelo o arejamento da zona e a completar puxar as humidades do banho.
  2.  # 3

    A minha ideia era, meter o extrator no teto falso, no pladur, e depois meter um "funil" desde a boca do extrator até ao tal "sotão" - que na prática é uma caixa de ar antes do telhado, e tem ar corrente.

    Esse funil é que seria a encurtar, saindo da boca do extrator a 100mm, e afunilando num tubo de 2cm, ou similar, que passava na placa (no tal buraco pequeno) e saía no telhado.

    Faz algum sentido? Eu queria evitar de abrir um buraco grande na placa.
  3.  # 4

    Eis um desenho do que tenho em mente.
      01.jpg
  4.  # 5

    Passar de 100mm para 20mm ? Se vai abrir um buraco de 20mm porque não abre um de 100mm ? para alem de que vai ter que descer o tecto falso no minimo 100mm ou mais para meter lá o extrator e o funil, tornando a casa de banho ainda mais pequena e com mais vapor. Porque nao abre logo um buraco de 100 na placa e encaixa logo o extrator ? Para alem de ter melhor extracção e se quiser ainda pode fazer o tecto falso mas já precisa de descer tanto.
  5.  # 6

    E já agora em vez do tecto não dá para colocar na parede para o exterior ?
  6.  # 7

    Já experimentou abrir a janela?
  7.  # 8

    Acho que já entendi.

    Como o extrator tem cerca de 8,5cm de altura, é melhor fazer o buraco na placa de 100mm, e fico com essa altura de 8,5 para o teto falso.

    Faz sentido sim senhor! :) Eu é que nem tinha visto a altura do extrator, e na minha cabeça aquilo era coisa mais pequena... ehehe.

    Então e não faz mal abrir assim buracos na placa que "segura" o telhado? Ou existe alguma norma que devo seguir?
  8.  # 9

    Colocado por: HelldogE já agora em vez do tecto não dá para colocar na parede para o exterior ?


    Não faço a mínima ideia, mas o meu receio é criar uma ponte térmica que seja má para a parede. Abrir buracos numa parede virada a leste, num ultimo piso, é aconselhável?

    Colocado por: PicaretaJá experimentou abrir a janela?

    Aquando dos banhos? ó homem isso morria de frio!! Mesmo com janela fechada e aquecer ligado já é um briol!
    • ns03
    • 26 novembro 2012

     # 10

    no meu caso tenho extrator e quando tomo um bom banho de água quente, com a porta fechada, a humidade aparece na mesma!
    Não sei se vai ter o sucesso que pretende!

    http://new-life-inn.blogspot.com
  9.  # 11

    Bem, vou arriscar.

    Daqui a pouco vou comprar o XPS de 30mm (até queria mais espesso, mas vivo em Santarém e por aqui só o AKI tem disto nesta espessura..), os perfis de 48mm e o Pladur hidrofugo verde. Acham que as espessuras acima servem para isolar corretamente, ou devia procurar XPS verde de 60mmm?

    Uma outra pergunta, o XPS e o pladur NUNCA se encostam à parede, correto? Deve ficar sempre uma margem que depois é tapada com um produto próprio, certo? Acho que li essa informação aqui no FDC mas não me recordo em que tópico.

    Se o "mestre" ALV vir isto, dê aqui uma ajuda! :)
  10.  # 12

    Acho que a solução mais pratica passa por comprar um bom desumidificador e tê-lo ligado dentro da casa de banho.
  11.  # 13

    Maria, desumificador temos nós, trabalha todos os dias após os banhos. Mas isso não resolve o problema de falta de extração de ar, nem o problema do teto ser gelado - é a placa do telhado e não tem isolamento por cima - daí levar isolamento por baixo e um extrator.

    Alguém me sabe confirmar se o XPS e o Pladur devem ficar com margens nas paredes? Eu já vi algures aqui no forum essa informação, mas não encontro o tópico.

    E já agora, qual a pasta/cola correta para colocar nesses locais que servem de ponte entre o xps/pladur e a parede?
  12.  # 14

    Caro Santiago40, este assunto continuou neste outro tópico, correto?
    Fica a ligação para que outros foristas, possam facilmente seguir os seus projetos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santiago40
  13.  # 15

    Correcto! E Obrigado!
 
0.0164 seg. NEW