Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos e como é a primeira vez que participo neste fórum cá vai a minha dúvida e problema: eu tenho em casa um recuperador ECOFOGO para aquecimento central e tenho ligado a esse mesmo recuperador um termoacumulador de 300L para aquecer as águas do banho, o problema é o seguinte como podem ver nas imagens a temperatura do termoacumulador não passa dos 42 graus sendo impossível tomar banho nos dias mais frios, e escusado será dizer que mal tomamos banho entra o reabastecimento de água fria no termoacumulador e o mesmo passa logo para 39 graus.
    O recuperador esta ligado desde as 5 da tarde mais ou menos ate as 11 da noite com a bomba a arrancar a 45 graus ele trabalha +- entre os 50 graus de temperatura, os radiadores aquecem bem e o aquecimento é óptimo, mas o problema é que não consegue aquecer o termoacumulador mais de 42 graus.
    P.S-E não tenho painéis solares nem caldeira a gasóleo.
    Se alguém puder ajudar agradecia.
    Ramiro Almeida

    termo

    termo

    termo
    • dato
    • 26 novembro 2012

     # 2

    essa explicação tá algo confusa...

    o recuperador aquece bem a casa a 50º mas n aquece o deposito? é isso?
    será q é o retorno do aquecimento central que vai para o deposito? se for neste caso a temperatura já vai mais baixa q esses 50º
  2.  # 3

    ele tem de ter dois circuitos, um para os radiadores e outro para o deposito das aqs, cada um funciona em separado.

    o que está a acontecer é que o recuperador deve estar a aquecer o deposito através de uma serpentina e demora mais tempo a aquecer a água, porque ela só está a sair do recuperador a 50º.

    acho eu...
  3.  # 4

    Sim o recuperador aquece bem a casa ,mas nao o termoacumulador e so tem um circuito.
    • dato
    • 26 novembro 2012

     # 5

    Colocado por: ramiroalmeidaSim o recuperador aquece bem a casa ,mas nao o termoacumulador e so tem um circuito.


    então vai ter q rever o sistema...consegue fazer um esquema e colocar aqui como está feito?

    se estiver como eu disse..está mal feito, a prioridade deve ser o aquecimento da aqs
  4.  # 6

    Pois o esquema é bastante simples e é o seguinte : o recuperador esta ligado aos radiadores e segundo me da a entender dois tubos de cobre saem do circuito dos radiadores para o termoacumulador e segundo me disse o canalizador o termoacumulador esta a funcionar como se fosse um radiador.

    Peco desculpa mas sou um leigo na matéria desde já obrigado pela atenção e se puderem dar uma dica para que eu possa comunicar ao canalizador agradecia.
    • dato
    • 26 novembro 2012

     # 7

    Colocado por: ramiroalmeidaPois o esquema é bastante simples e é o seguinte : o recuperador esta ligado aos radiadores e segundo me da a entender dois tubos de cobre saem do circuito dos radiadores para o termoacumulador e segundo me disse o canalizador o termoacumulador esta a funcionar como se fosse um radiador.

    Peco desculpa mas sou um leigo na matéria desde já obrigado pela atenção e se puderem dar uma dica para que eu possa comunicar ao canalizador agradecia.


    então está a dizer que primeiro vai a todos os radiadores da casa e só no fim é que passa pelo deposito? se for isso está explicado pq n aquece mais q os 40º
  5.  # 8

    pois o circuito do termoacumulador é o mesmo que os radiadores agora se chega primeiro a um ou a outro não sei, em principio deve estar a aquecer tudo ao mesmo tempo, penso eu...e já agora qual o melhor conselho que me dá.
  6.  # 9

    Analisando a foto parece-me o seguinte:

    Estão 3 tubos ligados ao acumulador.

    1 tubo é a entrada de água e saída, se reparaem tem um t logo na entrada.
    Outro tubo é a entrada de água que vem do recuperador
    outro é a saída de água que vai para o recuperador

    Logo aqui tem de estar mal porque a saída de água para a instalação está na parte de baixo do acumulador (junto com a entrada) e deveria estar em cima, senão está sempre a sair a água que está mais fria.
  7.  # 10

    Vou tirar uma foto de outro ângulo e posto já a seguir, mas o problema principal é o termoacumulador que não aquece para alem de 42 graus!!!
    • dato
    • 26 novembro 2012

     # 11

    trolha, ajude em vez de criticar :P

    já todos reparamos q aquela porra está mal feita..lol
  8.  # 12

    Cá estão as imagens de outro ângulo e ja agora agradecia que fizessem comentários construtivos, em vez de estarem a fazer pouco...

    termo

    termo
  9.  # 13

    caro ramiro

    faça lá uma legenda do termoacumulador, se reparar ao lado de cada ligaçao tem lá qualquer coisa escrito.
  10.  # 14

    Colocado por: ultrahipermegacaro ramiro

    faça lá uma legenda do termoacumulador, se reparar ao lado de cada ligaçao tem lá qualquer coisa escrito.
  11.  # 15

    Foto com legendas...

    termo
  12.  # 16

    toda a tubagem que vem do recuperador é em cobre o resto é para as aguas quentes e frias.
  13.  # 17

    O melhor que tem a fazer é contactar um instalador que saiba o que está a fazer para lhe colocar isso como deve ser, ou seja, dois circuitos diferentes. Um para AQS e outro para os radiadores, sendo que o AQS terá prioridade, e os radiadores só irão ligar quando a água do termoacumulador tiver atingido a temperatura escolhida.

    O que está a acontecer em sua casa é que, como isso está tudo ligado ao mesmo circuito quando a água quente chega ao termoacumulador já perdeu alguma temperatura e só está a conseguir aquecer as águas até aos 42º.

    Faça o seguinte teste para ver o que acontece à temperatura da água no termoacumulador:

    1º Regule a temperatura de arranque da bomba para os 60º/65º.
    2º Feche todos os radiadores.
    3º Ligue a lareira e vá verificando a temperatura do termoacumulador.

    Se desta forma já conseguir ter água quente então tem uma solução possível.
  14.  # 18

    não o acumulador esta atrás da casa num anexo
    Concordam com este comentário: Tjpg
  15.  # 19

    pois mas a casa ta feita e para por dois circuitos teria de arrebentar com o chão e só a carga de trabalhos ...!!!
  16.  # 20

    não existe outra solução sem ter de meter dois circuitos?
 
0.0217 seg. NEW