Iniciar sessão ou registar-se
    • São
    • 8 janeiro 2009

     # 1

    Boa noite.
    Depois de escolhida a casa que quero comprar, o vendedor pediu-me um sinal até formalizarmos o contrato de promessa de compra e venda. Parece-me justo, pois a casa ainda está em fase de acabamentos e eu quero mesmo comprar aquela casa, não quero correr o risco de a perder. O vendedor não me apresentou um valor para o sinal, tenho que ser eu a propor.
    Qual deve ser a minha proposta? Que percentagem do valor da compra devo adiantar?
    • sa2
    • 8 janeiro 2009

     # 2

    Viva,
    Se quer dar um sinal, faça também um contrato promessa de compra e venda (não vá acontecer uma desgraça e os herdeiros não estarem ao corrente).
    O valor do sinal poderá também depender do valor do prédio, valores esses que rondarão os 3% a 5%.

    Boa sorte!
    cumprs
    • São
    • 9 janeiro 2009

     # 3

    3 % a 5% do prédio? Quer dizer, do apartamento?
  1.  # 4

    2ª tentativa (meu comentário não ficou à primeira)

    O «sinal» é apenas para fazer uma reserva. É uma coisa temporária, para 1 ou 2 semanas, enquanto não se faz o CPCV a sério.
    Pode E DEVE ser um valor simbólico (um cheque, traçado, em nome da empresa) de 500 ou 1000 euros.
    O Recibo deste cheque deverá dizer para o que é, e que o valor será devolvido por interio caso o negócio não se concretize.
    Mas lembre-se que isto não tem grande valor em tribunal.

    O Contrato Promessa de Compra e Venda é que deverá mencionar as datas e os valores dos pagamentos intercalares, e a data limite da escritura de compra e venda.

    Já construí muitos edifícios e tive de negociar condições de pagamento com todo o tipo de comprador.
    Eu propunha umas condições standart (por exemplo, no prazo de um ano, pagar de 4 em 4 meses: 20% + 20% + 20% e 40% na escritura).
    Mas os compradores tinham quase sempre contra-propostas, até pagamento a pronto no CPCV (ficando zero para a escritura) beneficiando de um excelente desconto (nessa altura as taxas de juro eram muito mais altas).

    Ouça o que o construtor lhe propõe e faça contas.
    Lembre-se que quanto maior for o valor a entregar na data da escritura, mais depressa terá o seu apartamento pronto.

    De qualquer maneira, deve fazer pelo menos uma de 3 coisas:
    1. falar com um advogado
    2. falar com um advogado
    3. falar com um advogado

    Boa sorte.
    Luís K W
    •  
      FD
    • 9 janeiro 2009 editado

     # 5

    Eu, pessoalmente, não entregaria qualquer quantia sem a assinatura do contrato de promessa de compra e venda. O sinal deve ser entregue com a assinatura do CPCV e nunca antes.

    As coisas ditas de boca ficam gravadas no vento. Convocar o vento como testemunha é difícil. ;)

    3% a 5% do valor da transacção.
 
0.0101 seg. NEW