Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite

    Já conheço este fórum há uns anos e é o primeiro local onde venho para tirar dúvidas para.....digamos quase tudo relacionado com construção.

    Sou profissional na área atualmente desempregado e encontro-me a com bastantes projetos juntamente com um familiar para empreendimentos em Moçambique (principalmente para bairros sociais de moradias unifamiliares).

    O que me leva aqui a escrever é a procura de sistemas construtivos para a execução destes projectos.
    Até agora encontrei:

    SISMO, que conheço bem e para este tipo de empreendimentos vejo como o mais adequado;
    LSF, conheço muito pouco
    Cool Haven, conheço mas não sei como funciona;

    Sei que existem alguns tópicos anteriores relacionados com esta temática mas só encontrei um ou dois e peço desculpa desde já se me estiver a repetir.

    Gostaria que me pudessem ajudar com a apresentação de novos sistemas construtivos e com tópicos aqui no fórum relacionados com os mesmo.

    Agradeço desde já a disponibilidade.

    Obrigado
    •  
      FD
    • 27 novembro 2012

     # 2

    Madeira?

    Colocado por: hmeida29de novos sistemas construtivos

    Porquê novos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hmeida29
  2.  # 3

    Para Moçambique depende das zonas, pois distinguem-se 3 níveis diferentes de registo sísmico (visto no Hazard Map da World Health Organization), assim se o investimento fosse por exemplo em Maxixe ou Nampula (sei que são distantes mas é para dar uma ideia da disparidade dos registos) e para moradias sugeria estrutura em alvenaria confinada, se fosse por exemplo na Cidade de Nacala ia sem dúvida para uma solução corrente em betão armado.

    Cumps.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hmeida29
  3.  # 4

    Colocado por: FDMadeira?


    Porquê novos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:hmeida29


    Obrigado pelas respostas

    A madeira neste momento não está a ser ponderada pois os empreendedores não querem, ou não lhes agrada.

    Quando digo novos, refiro-me a sistemas não tradicionais de alvenaria simples e de betão armado.
  4.  # 5

    Colocado por: RRufinoPara Moçambique depende das zonas, pois distinguem-se 3 níveis diferentes de registo sísmico (visto no Hazard Map da World Health Organization), assim se o investimento fosse por exemplo em Maxixe ou Nampula (sei que são distantes mas é para dar uma ideia da disparidade dos registos) e para moradias sugeria estrutura em alvenaria confinada, se fosse por exemplo na Cidade de Nacala ia sem dúvida para uma solução corrente em betão armado.

    Cumps.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:hmeida29


    Obrigado pela resposta.

    Confesso que não conheço muito bem o mapa sísmico de Moçambique, mas é algo que não tinha sido descurado.

    O problema de Moçambique prende-se com a mão de obra que, para não dizer mal, é péssima. A solução passaria por um sistema de execução simples, com as primeiras obras fossem feitas por uma equipa especializada e ao mesmo tempo desse formação

    Qualquer sistema que envolva muita mão de obra é complicado lá.
  5.  # 6

    Colocado por: hmeida29O problema de Moçambique prende-se com a mão de obra que, para não dizer mal, é péssima. A solução passaria por um sistema de execução simples, com as primeiras obras fossem feitas por uma equipa especializada e ao mesmo tempo desse formação


    Assim sendo parece-me de descartar os métodos "inovadores", senão conseguir ter técnicos a construir em alvenaria confinada como deve ser, nunca vai conseguir ter técnicos a construir em LSF.

    Baby steps ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hmeida29
  6.  # 7

    hmeida29,

    Se quer a minha opinião e eu tenho alguma experiência do sector da construção de Angola, Moçambique e Brasil, não pense em métodos construtivos que fujam à tradicional alvenaria de blocos de cimento, essencialmente por três razões:
    1. Escassez de mão-de-obra qualificada - encontrar razoáveis trolhas e pedreiros é difícil, mas encontrar profissionais das outras especialidades é ainda mais, é quase impossível.
    2. Facilidade em encontrar os materiais de construção - já começa a ser fácil encontrar areia, cimento e pequenas fábricas de bloco um pouco por todo o território, outros materiais menos correntes, só importando.
    3. Razões económicas, que têm a ver com o ponto anterior. Podendo abastecer-se, localmente, dos materiais de construção está a diminuir bastante o custo de produção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hmeida29
  7.  # 8

    Colocado por: TROLHA...
    e não só lá!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:hmeida29


    sim e não só lá!!! mas lá acredite que é de perder a cabeça!!!

    Obrigado pelas fotos.

    As "bolas" nas lajes aligeiradas foi algo que já utilizei antes mas o nome escapa-me!!Sabe-me dizer qual é??
  8.  # 9

    Colocado por: J.Fernandeshmeida29,

    Se quer a minha opinião e eu tenho alguma experiência do sector da construção de Angola, Moçambique e Brasil, não pense em métodos construtivos que fujam à tradicional alvenaria de blocos de cimento, essencialmente por três razões:
    1. Escassez de mão-de-obra qualificada - encontrar razoáveis trolhas e pedreiros é difícil, mas encontrar profissionais das outras especialidades é ainda mais, é quase impossível.
    2. Facilidade em encontrar os materiais de construção - já começa a ser fácil encontrar areia, cimento e pequenas fábricas de bloco um pouco por todo o território, outros materiais menos correntes, só importando.
    3. Razões económicas, que têm a ver com o ponto anterior. Podendo abastecer-se, localmente, dos materiais de construção está a diminuir bastante o custo de produção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:hmeida29


    Caro J Fernandes a sua opinião é bastante válida e foi para isso mesmo que lancei a discussão, não só para me ajudar mas também para ler criticas e opiniões várias.

    tudo o que disse têm razão de ser e é algo que tem sido bastante ponderado, mas a falta de algo em concreto leva-nos a querermos apressar as coisas. Daí a minha urgência neste pedido.

    A nossa primeira ideia foi começar a construir com o sistema SISMO com as primeiras obras a serem realizadas por uma equipa especializada estrangeira através de uma parceria. E ao mesmo tempo essa equipa dar formação a outra equipa de Moçambique que depois iria ser sempre acompanhada por um ou dois técnicos.

    Claro que estou a falar em moradias em série, quantidades elevadas, o que nos permitia aprender nas primeiras. E iria sempre estar um técnico em obra nosso.

    Mas claro isto pode não funcionar.

    Estou aberto a qualquer sugestão.
  9.  # 10

    Caro hmeida29

    Tenho algum conhecimento sobre os sistemas construtivos de que fala, visto já ter trabalhado nesse tipo de construção.

    Se precisar de alguma ajuda fica o meu mail: [email protected]

    Cumprimentos
 
0.0162 seg. NEW