Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde!
    Venho aqui a este fórum procurar ajuda para um pequeno trabalho que estou a fazer em casa, mais propriamente no quarto da pequenita, quarto mais frio, com duas paredes exteriores, e alguma humidade... Neste momento, e como as coisas em geral estão como estão, não tinha grande orçamento para efectuar todas as remodelações que pretendia, e uma vez que ainda vou ter de colocar portas, rodapés e roupeiros embutidos, optei por poupar uns trocos e por mãos à obra a forrar paredes com pladur... A parte mais fácil tudo bem, mestras em forma de ómega com tapit's, pladur ao sitio bem fixado, e depois o pior... tratamento das juntas...! Nas juntas ao alto, em que o pladur tem as beiras mais para dentro, impec, sem problema, mas nas juntas deitadas não tem rebordos, e aí é que a porca torceu o rabo :) Primeiro coloquei a massa e colei a fita, parecia estar bem colada, mas no dia seguinte, depois de colocar mais uma mão de cima por todo, reparei que tinha uns altos e que a fita não havia ficado bem colada... retirei a que la estava, raspei o que tinha por baixo e voltei a colar a fita, desta vez ficou bem, alastrei um pouco a junta para depois dar um acabamento melhor, mas ontem, ao começar a lixar as juntas, a fita começou a aparecer em alguns sítios... Sinceramente, estava bastante animado e fiquei logo desmotivado... o que devo fazer agora? Tirar a fita e raspar toda a massa de toda a junta? Retiro apenas a fita e volto a colar correctamente? Sabia que esta parte não ia ser fácil, mas como tenho tempo optei por ir fazendo com calma... mas é desmotivante pensar que estava tão bem e depois... No caso de ter de remover a fita, qual a melhor maneira de raspar toda a junta? Com uma lixa até não ter nada? Com a espátula já vi que não é fácil, pois a camada de gesso é bastante fina e a espátula não agarra, e se pressionar demais levanta o cartão da placa... Mas com a lixa vai demorar um bom tempo...
    Alguma juda?

    Agradeço desde já a ajuda que possam dar.

    Abraços.
  2.  # 2

    A fita apareceu, porque nao soube cobri la e lixar, a fita uma vez que apareceu dificilmente ficara a 100%, como foi feito por um curioso e nao esta a espera de ganhar um globo, tente esconder com massa de barramento passe a lixa com muito cuidado e pinte, siga
    Concordam com este comentário: Sr.FazTudo
  3.  # 3

    Pois... os bocaditos que apareceram, depois de serem lixados, parece que fica ali uma mancha tipo pelo... Não sou nenhum artista não, nem nada que se pareça, e reconheço-o, ainda por cima sendo a primeira vez que faço uma coisa destas, não era de estranhar ... Mas como também sei e conheço as minhas capacidades meti mãos à obra... Aliás, não me acredito que mesmo os especialistas tenham feito logo tudo à primeira... :) Agora fazem-no, depois da prática claro... :)
    Voltando às juntas, pensei realmente em passar mais uma mão para tapar estes bocaditos, no entanto depois também receio que fique uma junta mais alta e que se venha a notar depois de pintar... Por isso, e por não ser assim tanta fita, julguei ser melhor tirar e voltar a colocar...
  4.  # 4

    shikaka, aproveito a sua experiência recente, e faço duas perguntas, se não se importa.

    Deixou espaçamento entre o pladur e as paredes laterais e o tecto? De que largura?

    E já agora, que massa/pasta usou para tapar o espaço entre o pladur e as paredes/tecto? É alguma massa com corte-termico?

    Obrigado.
  5.  # 5

    Bom dia Santiago40,
    Claro que não me importo, respondendo às questões:

    Entre as paredes e tectos deixei sempre cerca de meio cm, no mínimo, de espaço e não tapei esse espaço com nenhuma massa, coloquei também fita e depois por cima da fita é que passei a massa das juntas, essa massa não sei o que tem... É uma que já vem preparada que me aconselharam na Leroy...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santiago40
    •  
      alv
    • 28 novembro 2012

     # 6

    Vivam!

    Já venho tarde mas ainda assim para os incautos:
    É de louvar a atitude do ...Kaka ... que raio de Nick!
    Os trabalhos em placas de gesso laminado não têm nada de difícil, mas o que "chateia" é que por vezes há percas de tempo e dinheiro. Reparem:
    Colocado por: shikakaBoa tarde!
    ....no quarto da pequenita, quarto mais frio, com duas paredes exteriores, e alguma humidade... .... optei por poupar uns trocos e por mãos à obra a forrar paredes com pladur... A parte mais fácil tudo bem, mestras em forma de ómega com tapit's, pladur ao sitio bem fixado....

    Mal empregado tempo e dinheiro. Valeu o esforço, ficar mais bonito durante uns tempos, a experiência e não tornar a fazer juntas de topo das placas pois não há necessidade. Eu explico:
    Ao forrar o quarto com simples perfis em ómega e placas de gesso laminado, (não chame Pladur a essa placa que comprou no Leroy, não menosprezando), sem utilizar isolamento térmico, de nada ajudou ao frio e humidade do quarto da pequenita. Apenas escondeu por algum tempo a humidade que vai lá continuar nem contribuiu para o isolamento térmico das paredes exteriores. A tê-lo feito seria com perfis em montantes e canais e no interior uma simples manta de lã de vidro com papel kraft virado para o interior do quarto e teria resolvido o problema do isolamento e consequente humidade.
    Já o problema das juntas de topo (denominação das juntas que surgem quando se ligam duas placas de topo a topo, sem ser nas zonas das juntas longitudinais, denominadas de "fábrica") tem a ver com o facto de ser amador e de não saber que as placas são aplicadas na vertical com a altura do pé direito, ou sejam as placas têm diferentes comprimentos, desde os 2.00m até aos 3.00m, exactamente para que , quando aplicados em paredes não existam juntas de topo e sejam aplicadas inteiras. Se de todo tiver de haver uma emenda, em paredes, embora existam muitas técnicas para disfarçar essa emenda, a mais corrente é fazê-la o mais próxima do tecto possível e aí disfarçar a emenda com a totalidade do barramento desde a emenda até ao tecto em toda a parede, disfarçando assim as diferenças de espessura provocada pela colagem das bandas. A acrescer a tudo isto, estou a imaginar que no Leroy lhe tenham impingido as bandas de rede autocolantes que são outro disparate mesmo para profissionais, quanto mais para amadores...

    Bom, embora tarde, espero evitar mais algum disparate no futuro.
    "Fassam" parte.
    Concordam com este comentário: paulo raminhos, vitor 01
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitor 01, santiago40, shikaka
    •  
      FD
    • 28 novembro 2012 editado

     # 7

    Mas, mesmo sendo amador, se eu ler os manuais de instalação dos fabricantes devo conseguir fazer as coisas teoricamente bem, certo?
    Na prática, o jeito pode faltar mas, seguindo as instruções a coisa faz-se correctamente ou não?
  6.  # 8

    Bom dia Alv,
    Obrigado pelo comentário... Para a próxima...
    No entanto esqueci de referir algo mais, entre as placas de gesso ou pladur, e a parede coloquei um rolo de isolamento, este já foi recomendado por um construtor pois era o que usava nas obras dele quando pedia isolamento térmico e quando havia alguma humidade, é um rolo que tem tipo várias folhas tipo alumínio, não sei o nome daquilo... e pelo meio tem cerca de 3 camadas daquele plástico com bolinhas... Nesse aspecto não posso dizer que tenha ficado mal, pois quando passava do meu quarto para o outro notava grande diferença de temperatura, e agora nem por isso... Julgo que foi bem feito, ou não? Quando falo de humidade, sim, o quarto tem humidade, mas nunca teve paredes pretas, fungos nem nada disso.
    Neste caso agora tenho uma diferença de cerca de 50 cm da junta ao tecto, acha que devo então passar massa e tapar todo esse bocado?
  7.  # 9

    Ah, e não me deram a tal rede, é a fita beje mesmo, tipo uma fita em papel. ;)
    •  
      alv
    • 28 novembro 2012

     # 10

    Vivam!

    Colocado por: FDMas, mesmo sendo amador, se eu ler os manuais de instalação dos fabricantes devo conseguir fazer as coisas teoricamente bem, certo?
    Na prática, o jeito pode faltar mas, seguindo as instruções a coisa faz-se correctamente ou não?


    Se ler manuais dos da marca comercializada pelo Leroy, não. Se ler os manuais do próprio Leroy,também não!, infelizmente uns não existem pura e simplesmente e os outros a existirem é para amador e não para resolver problemas.



    Colocado por: shikaka...entre as placas de gesso ou pladur, e a parede coloquei um rolo de isolamento..... é um rolo que tem tipo várias folhas tipo alumínio, não sei o nome daquilo... e pelo meio tem cerca de 3 camadas daquele plástico com bolinhas...

    Estamos como o Tiririca: Pior não fica e alguma coisa há-de melhorar. "Já por aqui escrevemos rios de tinta" sobro o assunto dos isolamentos, suas caracteristicas e o que isola e não isola. Esse isolamento que aplicou, atrevo-me a apostar numa coisa do tipo Tripolux, que eu uso muitas vezes, com tem apenas 6 ou 8mm não isola porque lhe falta espessura, mas ainda assim funciona como barreira pára vapor, diminuindo assim a hipótese de condensados na parede e, enfim, pelo menos são 6 ou 6mm que é bem melhor que nada!

    Colocado por: shikaka.... tenho uma diferença de cerca de 50 cm da junta ao tecto, acha que devo então passar massa e tapar todo esse bocado?

    Sim, é uma boa solução, encher com pastas a diferença até ao tecto e deixa de notar um alto a meio de uma placa, sempre com o cuidado de usar pastas adequadas para que possa lixar com facilidade.



    Colocado por: shikakaAh, e não me deram a tal rede, é a fita beje mesmo, tipo uma fita em papel. ;)

    Nem tudo pode ser mau...

    "Fassam" parte.
  8.  # 11

    Mais ma vez obrigado Alv,
    Relativamente à massa para cobrir o resto até ao tecto, pensei em colocar a mesma das juntas! aquilo é uma camada fina e já vi que esta se agarra bastante bem às placas e é fácil de lixar... Posso aplicar da mesma?

    Outra ideia que me deram foi a de expandir a junta para cima e para baixo de maneira que se disfarçasse o melhor possível, mas expandindo para cima vai quase até ao tecto, e realmente aí mais valia tapar logo tudo até ao tecto...
  9.  # 12

    Obrigado shikaka,

    Entretanto fiquei com outra duvida, na zona a bold:

    Colocado por: shikaka
    Entre as paredes e tectos deixei sempre cerca de meio cm, no mínimo, de espaço e não tapei esse espaço com nenhuma massa, coloquei também fita e depois por cima da fita é que passei a massa das juntas, essa massa não sei o que tem... É uma que já vem preparada que me aconselharam na Leroy...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:santiago40


    Quer dizer que, no tal espaçamento de meio centímetro meteu a fita por cima (metade no Pladur, metade na parede) e depois barrou para finalizar?

    Entretanto...

    Aproveito para agradecer publicamente ao ALV, que tanta boa informação nos tem dado ao longo do tempo - desde 2008, acho eu!! Já li e reli inúmeros tópicos com dicas suas, dicas que muito ajudam pessoas como eu que vão tentar fazer o melhor com recursos financeiros limitados.

    Agradecimento feito! Se algum dia precisar de algo na minha área (web/print/new media) diga que terei todo o prazer em retribuir.
  10.  # 13

    Sim, foi mesmo isso que fiz... Não devia?
  11.  # 14

    Obrigado mais uma vez shikaka,

    Colocado por: shikakaSim, foi mesmo isso que fiz... Não devia?


    Confesso que não sei :) Daí a minha pergunta. Mas como ninguém referiu que estava mal, calculo que seja correcto, certo?

    :-)
  12.  # 15

    Eu julgo que sim...Se pusesse apenas massa correria o mesmo risco que se não pusesse nas juntas todas... digo eu... poderiam aparecer rachas mais tarde, não é? Fui pela lógica... :) Mas nos cantos o acabamento parece-me muito bom, já lixei a junta e mesmo as partes do tecto e pareceu-me impec, andei de luz de um ângulo e de outro a verificar imperfeições e não encontrei nada de mal, pelo contrário...
    Estou desmotivado neste momento pois não sei como irá ficar no final... Estava a correr tudo bem e estava animado mas agora... Aqui conforme o Alv indica de ser boa ideia, colocar massa a disfarçar tudo, já tive um instalador com quem falei esta manha que disse que é perfeitamente normal aparecerem juntas de topo e que faz como qualquer outra e que simplesmente faz a junta normalmente mas bem espremidinha e depois só tenta disfarçar nas beiras da mesma mas que não tapa até ao tecto... Não sei para onde me virar...
  13.  # 16

    Colocado por: shikakajá tive um instalador com quem falei esta manha que disse que é perfeitamente normal aparecerem juntas de topo e que faz como qualquer outra e que simplesmente faz a junta normalmente mas bem espremidinha e depois só tenta disfarçar nas beiras da mesma mas que não tapa até ao tecto... Não sei para onde me virar...


    Colocado por: shikakaNão sei para onde me virar...


    Colocado por: alvou sejam as placas têm diferentes comprimentos, desde os 2.00m até aos 3.00m, exactamente para que , quando aplicados em paredes não existam juntas de topo e sejam aplicadas inteiras. Se de todo tiver de haver uma emenda, em paredes, embora existam muitas técnicas para disfarçar essa emenda, a mais corrente é fazê-la o mais próxima do tecto possível e aí disfarçar a emenda com a totalidade do barramento desde a emenda até ao tecto em toda a parede, disfarçando assim as diferenças de espessura provocada pela colagem das bandas.
  14.  # 17

    shikaka, porque é que você não faz como o ALV lhe indicou?

    Eu sou-lhe sincero - no que toca a Pladur e isolamentos térmicos interiores, eu oiço leio TUDO o que o ALV diz, tomo notas num bloco, e guardo nos favoritos.

    O homem sabe mesmo do que fala, siga lá o conselho dele.
  15.  # 18

    Boa tarde a todos!
    Sim, já me mentalizei em fazer como a Alv indicou, realmente parece ser a melhor opção, para além de que efectivamente desaparece aquele altinho da parede...
    O que não sei agora é se uso a mesma massa de juntas para tapar o restante ou se uso o tradicional gesso ou reboco de acabamento... :S
    Vamos ver é como irá ficar no final... Depois de lixar... A ver se fica tudo lisinho e certinho...
  16.  # 19

    Colocado por: Anonimo16062021
    Ora bem,já sei que vou ser "crucificado" por alguém por isto que vou dizer (escrever) mas,shikaka...tivesse optado por uma massa que eu cá sei para tapar juntas nos gessos cartonados não necessitava de aplicar a porcaria da fita para nada...


    Ora então diga-nos qual! :) Ou vai deixar-nos aqui em suspense?
    Concordam com este comentário: Sr.FazTudo
  17.  # 20

    Boas,
    Já comecei a tapar até ao tecto com a mesma massa das juntas, depois de lixadinho também julgo ser a melhor solução, obrigado Alv, mais uma vez.
    Já agora e aproveitanto para falar de uma outra coisinha, fiz uma parede, que entre essa a outra do quarto levará um roupeiro embutido, aqui tenho uma dívida, para fazer o canto da frente da parede, o canto que fica do lado de fora, já vi que há uns perfis para serem aplicados nesses casos. Tenho mesmo de aplicar esse perfil? Ou coloco na mesma fita dobrada para o outro lado? A parte frontal do murinho não se vai ver, vai ficar tapada com a guarnição do roupeiro, ou seja, apenas se irá ver a lateral.

    Obrigados.
 
0.0216 seg. NEW