Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Anonimo16062021
    Então porque?

Colocado por: Anonimo16062021
    Ora bem,já sei que vou ser "crucificado" por alguém por isto que vou dizer (escrever) mas,shikaka...tivesse optado por uma massa que eu cá sei para tapar juntas nos gessos cartonados não necessitava de aplicar a porcaria da fita para nada...

Não disse qual era a tal massa.
    •  
      alv
    • 30 novembro 2012

# 2

Vivam!
    Em esquinas vivas é sempre conveniente usar uma banda armada ou uma aresta pré-fabricada. É uma questão de protecção mecânica contra acidentes, uma vez que as esquinas vivas em gesso não têm resistência nenhuma.
    Para não estar a comprar um rodo de 30ml de banda armada use uma dessa esquinas tipo expamat que têm apenas 3ml.
    "Fassam" parte.
  2.  # 3

Ora boas! Alv, mais uma vez obrigado :) depois de lixadinho julgo que aquilo ficou impecável... Não se nota o alto nem nada ;) No entanto ainda não pintei mas ao tacto não há irregularidades ou imperfeições e andei lá com o nariz colado e de lanterna a ver... No entanto ainda estou a pensar em que tinta vou pintar e fui-me entretendo com outras divisões na casa e o quarto ficou parado... Agora estou com um pequeno problema, num outro quartito, fiz o mesmo trabalho, e neste caso como já tinha tinta em casa para dar continuidade, toca a dar primário para pladur (daquele da Luxens), o meu espanto foi quando acabei de dar o primário, em todos os sitios que havia massa, juntas e etc, apareceu a massa completamente rachada, tipo quando temos uma charquinha de lama que quando seca fica aquela terrice toda estalada... mas como só se via mesmo lá com o nariz colado não dei muita importancia julgando que a tinta tapava aquilo... 1 ou 2 dias depois, tinta pra cima, e não é que as rachas em vez de desaparecerem alargaram e agora nota-se seja de perto ou de longe?! Será que é a massa que não vale nada? Já usei massa fajuta em muitos sítios e podia não agarrar bem e descascar com a tinta mas disto nunca vi... Ou será que foi da porcaria do primário? Vi na lata que indicam que é apenas para se dar no pladur e que não pode ser aplicado em massas ou gessos... Será que foi esse o meu erro? Não posso mesmo passar com aquilo nas juntas?! As paredes em pladur têm sempre massa, que lógica tem usar um primário assim? Qual a solução agora? Passo uma ou duas mão de massa onde isto aconteceu e lixo novamente?
    Agradeço a quem possa ajudar... não sei mesmo o que fazer e necessitava saber para avançar também com o primeiro quarto... Para que não aconteça o mesmo...
    •  
      alv
    • 20 janeiro 2013

# 4

Vivam!
    O que descreve sá acontece se não se usam pastas adequadas para PGL. Só acontece se se usam aqueles gessos prontos para estuques, barramentes ou mono massas.
    Portanto, as questões sacramentais: Fotos e referencias da pasta usada.
    "Fassam" parte.
  3.  # 5

Boas! E obrigado pela rápida resposta!
    Que foto é necessário? Das rachas? Não é perceptível em fotos :(
    Quanto à massa sim, é realmente daquelas já feitas, específica para placas de gesso Link: http://www.argatintas.pt/images/produtos/fichas/8630SemJoint_Compound.pdf
    Até agora pareceu-me porreirinha, fácil de aplicar, lixar e bom acabamento mas depois disto... Já me arrependi... Ainda tenho aqui um balde de 7 Kg a estrear, fechadinho que ia usar, o melhor é devolvê-lo já e trazer em pó, não? Com essas que vêm em pó não há este stress? Houve outros locais em que coloquei desta massa, tipo rasgos que fiz para passar tudos com fio nas paredes e depois de encher com cimento, passei desta massa para nivelar... Vou ter o mesmo problema nestes sítios quando pintar?
    •  
      alv
    • 21 janeiro 2013

# 6

Vivam!
    Essa parsta da semin é insuspeita, pelo que é estranho o fenómeno, mas ainda me atrevo a mais duas hipóteses: Uma, não ter mexido suficientemente a pasta antes de a utilizar, coisa que tem de ser feita para misturar as cargas ou "inertes" que com o tempo, e alguma agitação lenta dos transportes se vai depositando ou flutuando. Outra, o ter aplicado demasiada pasta de uma só vez, ou até um conjunto das duas.

Solução: Repasse essas zonas com uma demão da mesma ou de outra pasta sem deixar película, ou seja apenas a preencher essas fissuras, seca, lixe e repinte enquanto a tinta é nova. Vai resolver em definitivo, suponho.

"Fassam" parte.
    Concordam com este comentário: shikaka
    Estas pessoas agradeceram este comentário: shikaka
  4.  # 7

Mais uma vez obrigado alv. Realmente não mexi a massa, como diziam que era pegar e toca a por... :D peguei e pus... mas por norma nas ultimas vezes, quando pego nela esfrego-a um pouco na talocha com a espátula de forma a que fique ainda mais maleável e fica... mas não costumo mexer no balde :S Só uma dúvida, a massa fica assim devido a ter passado com o primário? ou se passar a tinta directo vai acontecer na mesma?
    •  
      alv
    • 21 janeiro 2013

# 8

Vivam!
    Ela já estaria assim com ou sem tinta ou primário. Você não deve ter reparado nem passado uma lixa, depois só com a tinta ou o primário é que reparou nas fissuras de retração.
    "Fassam" parte.
  5.  # 9

De certeza? Quando andei la com o nariz colado e de lanterna na mão depois de ter passado um paninho humedecido não verifiquei qualquer uma destas marcas... aliás, num dos sítios que até levantou um pouco, descascou, deveria-se notar algo antes e nada... não vi mesmo nada... De qualquer das formas ganhei medo a esta massa... Acho que vou trocar o balde que tenho por outra em pó para ser misturada em casa, pelo sim pelo não... Pior não fará correcto? E passo logo dessa em pó por cima desta conforme dizes certo? Aliás, vou ter de passar essa mão a tapar em todo o lado que tenha massa correcto? Tem lá partes que levou primário mas ainda não levou tinta e lá está, depois do primário as rachitas são quase imperceptiveis mas tenho medo de pintar e ficar como ficou na outra... Mais vale passar logo em tudo não?
    •  
      alv
    • 21 janeiro 2013

# 10

Vivam!
    Passa tudo, bem "rapado", lixa com 120 ou 180 só para tirar as rebarbas e fica novo.
    Isso quer é tinta e uso!
    "Fassam" parte.
  6.  # 11

uso?! tenho usado a lixa 150 na electrica e depois finalizo sempre com uma muito fininha, que vem tipo numa esponja abrasiva ou la o que é, e fica com acabamento liso liso ;) e aconselhas a massa em pó para fazer em casa? ou mantenho a mesma?
    •  
      alv
    • 21 janeiro 2013

# 12

Vivam!

Uso de usar, utilizar, etc. Quem é que vai ver que aquilo está com cracadelas para além se si que sabe? Aquilo quer é uso!
    Sim, da semin, não tenho nada a apontar.
    "Fassam" parte.
  7.  # 13

Neste caso já tenho algo a apontar... Depois de ver as cracadelas... :) Até tenho receio de voltar a usar aquela... É que ainda vou colocar placas em mais um quarto e se isto acontece em todos... Reparei que ontem tinha falado que só acontece com aquelas massas prontas, correcto? Nas que vêm em pó para se misturar em casa isso não acontece? E nestas prontas só acontece porquê? Por não serem mexidas antes de usar? É que se for mexe-la e der o mesmo resultado vou ter semore o dobro do trabalho...
    •  
      alv
    • 21 janeiro 2013

# 14

Vivam!
    Irra homem, que trabalho dá a mexer aquela ou outra qualquer. Você daria em doido se tivesse de amassar pastas dessas à mão como fizemos durante anos antes de os mexedores serem comercializados por preços sensatos.
    Use uma qualquer, mas tem sempre de mexer, embora no seu caso, não passe de meio balde.
    "Fassam" parte
  8.  # 15

Ok alv, pronto, agradeço e vou fazer como diz. Depois também venho cá dar conta do resultado ;) Estou mortinho por ver aquilo tudo terminado!
  9.  # 16

Shikaka

Se não é indiscrição, onde é que você comprou a massa em balde? Vejo-me grego para encontrar isso aqui na zona de Santarém.
  10.  # 17

Ora boas a todos, mais uma vez... e a luta que continua... :)
    Antes de mais, santiago, a massa foi comprada na Leroy, mas não a recomendo a ninguém... já vais perceber porquê :)
    Alv, após ter feito exactamente como indicaste, passar uma camada fininha e raspar bem de maneira a tapar so as rachinhas, impec, tinta para cima, e... o horror...! :)
    Onde não tinha rachitas apareceram e algumas até bem granditas. Como tive de adiantar uma outra divisão da casa, deixei o quarto de lado, passei a massa em alguns risquinhos e furitos que tinha na parede, que não chegavam a 1mm de profundidade, lixadinho, impec, tinta para cima e... mais rachas... estou completamente frustado...
    Já sou estou a usar o restinho da massa que ainda tenho para encher buracos e rasgos na parede mais fundos, sendo que para acabamento não volto a usar desta! Já tive melhores resultados, mas de longe, com aquelas da própora marca da leroy, das mais baratas, mas sem comparação!
    Agora o meu problema está nos locais já pintados, não existe nenhum liquido / primário, que se possa colocar no sitio onde levou massa para criar uma especie de capa fina naquele local? Qual a melhor solução? Será que vou ter de lixar um pouco nesses locais e depois passa com uma massa diferente para o acabamento? Estou preocupado, pois alisei uma parede inteira, e ja nem a pinto enquanto não tiver isto resolvido, senão era uma pared einteira so com rachinhas... :D
    Já agora, aquelas massas finas que se veem por ai em que são aplicadas com um rolo e depois passa-se uma especie de espátula apenas para alisar, isso funciona?
    Obrigado a todos!
    Cumprimentos.
    •  
      alv
    • 28 março 2013

# 18

Vivam!

skikaka, esta não percebi: "Onde não tinha rachitas apareceram e algumas até bem granditas".
    Só pode acontecer porque a massa retraiu, e sendo assim talvez não fosse a adequada. A que recomendo é, para além da massa de enchimento ou fraguado rápido da Pladur, qualquer massa da Aguaplac de 30m, uma ou duas horas, pois são massas de reacção e portanto de enchimento e que, normalmente não apresentam retrações excepto se forem camadas ou enchimentos muito grandes. Há muitas outra marcas mas que eu não conheço, apenas porque não uso, mas igualmente boas para o efeito. Ainda assim, seja que massa for, normalmente, a coisa só fica bem depois de uma ou duas demãos sobre um primeiro enchimento e normalmente nunca só com uma.
    Em relação aos locais já pintados, a mesma receita, mas desta vez experimente primeiro num pano pequeno, e com a massa certa.
    "Fassam" parte.
  11.  # 19

Boas Alv!
    Relativamente à parte não percebida, digamos que tens a parte que levou massa e que as rachas não apareceram em toda por completo, no entanto, ao passar a segunda mão apareceram onde não tinham aparecido :)
    Onde experimentei mais recentemente nem tinha nada a ver com pladur, abri uns rasgos na parede do hall para passar uns tubos, de seguida tapei os rasgos com cimento para dar enchimento, e de seguida levou 3 mão fininhas, bem raspadas de massa apenas para dar o toque lisinho na parede sem que se notasse aquilo, até aí... tudo impec... quando fui pintar... desconçolo :(
    Tou mesmo a ver agora, lixar o ja pintado e onde ja tem daquela massa com lixa grossa para desnivelar um pouco e depois sim, passar com a nova massa, correcto?
    Não tenho mesmo mais nenhuma alternativa ? :)
    Abraço e obg a todos.

0.0232 seg. NEW