Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      alv
    • 28 novembro 2012 editado

     # 1

    Vivam!
    Quando resolvi atestar de novo o depósito do gasóleo da minha caldeira, deu-me um calafrio pela espinha acima e de repente, não mais que de repente, quase que me passou o frio passando a transpirar suores frios....
    Mais a sério, a realidade actual não é comportável com as contas que fazíamos quando instalámos as caldeiras a gasóleo que seria compensador. Actualmente começa a ser incomportável, para a maioria de nós, nos quais eu me incluo.
    Temos aqui visto muitas discussões associadas ao tema mas neste fórum nunca vi nada de objectivo sobre a conversão dos queimadores a gasóleo para queimadores de pellets. Tenho visto alguma coisa na net, uns standard´s outros home made nas não conheço ninguém que o tenha feito e com referencias sobre o assunto
    Pretendo com este tópico trocar experiências e conhecimentos.
    Saltem daí os comentários, como onde porque, por quanto mais ou menos eficiente, caro,barato, enfim, "fassam" parte.
  1.  # 2

    Caro ALV, tenho um colega que anda a construir um, pelo que ele me disse aquilo até é relativamente fácil para um professor pardal como o ALV.

    Outro dia vi um catalogo do aki que trazia uns, mas acho que mais valia comprar uma caldeira nova que andar a inventar.

    ou então deixe estar a caldeira e ateste o deposito com biodiesel, fica-lhe a 80 e poucos cêntimos o litro e a caldeira tem o mesmo rendimento.

    Só tem de lhe instalar mais um filtro na entrada, pois o biodiesel é um pouco mais sujo.
  2.  # 3

    Eu também pensei nisto e enviei mail para uma empresa (dessas que aparecem no google) e ela nem respondeu...
    Que tinha interesse tinha... Apesar de ter duvidas sobre o rendimento de uma adaptação destas...
    a quebra de rendimento da caldeira a gasoleo adaptada a pellets compensará a diferença dos combustiveis? Fica a questão....
  3.  # 4

    Colocado por: Nene2011Eu também pensei nisto e enviei mail para uma empresa (dessas que aparecem no google) e ela nem respondeu...
    Que tinha interesse tinha... Apesar de ter duvidas sobre o rendimento de uma adaptação destas...
    a quebra de rendimento da caldeira a gasoleo adaptada a pellets compensará a diferença dos combustiveis? Fica a questão....
    Não é uma questão de rendimento mas de potencias calorificas VS superficie de aquecimento, a potência térmica diminui para perto de metade, pois a potencia calorifica dos pellets é metado do gasóleo. Trocando por miudos, uma caldeira que tenha uma potência de 25KW a queimar gasóleo, a pellets terá cerca de 12,5KW.
    Cumprimentos
    •  
      alv
    • 30 novembro 2012

     # 5

    Vivam!
    Realmente depois de alguma pesquisa já se encontram coisas dessas. Começam nos 1500 e vão por aí a cima e uma "boa" anda por volta dos 2500€.
    O problema é que por esses valores, um pouco mais já quase se compra a própria caldeira e sempre é uma caldeira. O outro problema tem a ver com quem tem e usa mesmo e qual a experiência.

    Agora , Ultra, a ideia que tenho é que o biodiesel custa exactamente o mesmo que o gasóleo de aquecimento, ou estarei errado? Bom é que biodiesel a 80C é, certamente negócio, mas não me parece possível. Sabe de algum contacto que possa dar?

    "Fassam" parte.
  4.  # 6

    O biodisel é mais barato que o gasóleo de aquecimento, pelo menos aqui.

    o gasóleo de aquecimento passa 1€ por litro, é como o agrícola.

    Procure aí na zona. eu então tb o pode fazer em casa. a engenhoca de o filtrar é fácil de fazer, depois é só contactar um ou dois restaurantes que lhe arranjem o óleo.

    Se estivesse a falar com outra pessoa não fazia esta sugestão, mas como sei que o ALV tem mãos para isso é só andar.
  5.  # 7

    Colocado por: alvVivam!
    Realmente depois de alguma pesquisa já se encontram coisas dessas. Começam nos 1500 e vão por aí a cima e uma "boa" anda por volta dos 2500€.
    O problema é que por esses valores, um pouco mais já quase se compra a própria caldeira e sempre é uma caldeira. O outro problema tem a ver com quem tem e usa mesmo e qual a experiência.

    Agora , Ultra, a ideia que tenho é que o biodiesel custa exactamente o mesmo que o gasóleo de aquecimento, ou estarei errado? Bom é que biodiesel a 80C é, certamente negócio, mas não me parece possível. Sabe de algum contacto que possa dar?

    "Fassam" parte.


    ALV, qual foi o resultado da sua pesquisa, vale ou n vale a pena a conversao e acha que 'e sempre possivel converter? eu tenho uma caldeira de 40KW a queimar gasóleo que gostaria de converter para pallets ou azeitona, mas o que o meu fornecedor me diz 'e que o corpo da caldeira não tem profundidade suficiente para aceitar o queimador. Que vos parece esta resposta? Eu percebo que o interesse deles seja vender uma caldeira nova, pelo que gostaria de solicitar a vossa opiniao.

    Na pior das hipoteses parece que vou ter de vender a caldeira que ca tinha, pelo que se alguem estiver interessado neste tipo de equipamento entrem em contacto comigo.

    Cumprimentos,
    Ghengis
  6.  # 8

    Colocado por: Ghengisvender a caldeira que ca tinha

    caldeiras a gasoleo actualmente so teem sido aceites a peso no ferro velho,
    eu ja la deixei 4 este outono/inverno que foram substituídas por bombas de calor HT.
    • SACS
    • 3 fevereiro 2013

     # 9

    Alterar pode alterar, mas pelo que a malta fala a caldeira perde rendimento e a limpeza da própria por vezes torna-se muito difícil pela forma como é composta e acabam por ter zonas inacessiveis!
  7.  # 10

    Bom dia

    O único senão das caldeiras a pellets é a sua limpeza embora existam algumas caldeiras com auto limpeza mas essas não ficam em 2500€

    cumps
    •  
      GF
    • 3 fevereiro 2013 editado

     # 11

    O BP Mazoote Plus está a 1.309€ / L. actualmente....
    Está na altura de carregar o meu depósito com 500 litros de gasoleo.. e de facto a factura pesa....

    Em 2001 andava na casa dos 80$ (40 centimos!), nessa altura era realmente compensador, mas foi sempre subindo por aí acima...
  8.  # 12

    Viva caros foristas!

    Queria saber se as caldeiras a pellets podem ou não ser abastecidas com caroço de azeitona. Há quem diga que sim, outros dizem que se sujam muito.
    Gostaria de saber a vossa opinião.

    Obrigado.
    Anastasio
  9.  # 13

    depende da caldeira e depende do caroço, na maior parte dos casos só experimentando para ver os resultados.
    Concordam com este comentário: Monteiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anastasio
  10.  # 14

    A caldeiras que queimam pellets,caroço de azeitona,casca de amendoa etc..
    Quanto ao problema de sujar todas elas sujam..por isso é que aconselham a que os produtos sejam bem secos.
 
0.0182 seg. NEW