Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

é.... mas depois ficam espaços entre os paineis. posso revestir com esferovite?

há problema de ficarem fungos em cima?

obrigado
    •  
      alv
    • 6 fevereiro 2013

# 42

Vivam!
    Só agora tive um bocado para me sentar e ver esta discussão.
    Pois, sem dúvida que é mais um tesourinho deprimente, espero que bem elucidativo, do que se não deve fazer e quais os resultados da falta de isolamento e de conhecimento.
    Resumo dos factos: O nosso amigo xenotox, resolveu cobri a marquise, com chapa de onduline; Mais tarde resolveu abonecar a coisa e vai daí contratou um pato bravo e pumba: Um tecto falso é que fica bem; Primeiro inverno e nada, segundo inverno, frio, aquece a casa e pimba: Uma humidade! Chamado o pato bravo, feito o diagnóstico, só pode ser infiltração, porque o raio da água não nasce dentro dos tectos, e pimba, mais umas massarocas e pior a emenda que o soneto e lá vai mais um impermeabilização e nada; Mais umas pesquisas na net, porque esta coisa da net, felizmente, ainda se vai aprendendo muita coisa, eu que o diga, e lá percebemos, sem pato bravo que se tratava de condensação, há muito tempo conforme as imagens documentam; Soluções: Ventilação, mas ventilação sem ser cruzada e insuficiente não resolve, até porque estamos no inverno e a humidade não há meio de secar! Por fim a solução: Isolar, isolar, isolar, mas com barreira é que é bom.
    Concordo com tudo, mais concordo com a absoluta chamada de atenção do Braga, mas o problema é o estado das placas de gesso: Reparem que estão absolutamente ensopadas naquela zona mais baixa, por ser uma zona em que por desnível do tecto escorre, por ser mais próxima da fonte fria e haver menos circulação de ar, sei lá, o facto é que as fotos denotam que a humidade já é residente, isto é, já lá está à algum tempo, pelo menos tempo suficiente para criar fungos.
    O problema não está nos fungos, pois recomendo que a aplicação seja feita de verão, altura em que sob a acção do forno entretanto criado, os fungos já viraram carvão: O problema está na deformação das placas, porque, normalmente, tectos feitos por patos bravos, hão-de ter utilizado das placas melhores, leia-se mais baratas e hão-de, certamente estar deformadas. Deus queira que esteja enganado, e se estiver, então espere pelo verão, abra buracos suficientes para conseguir colocar, manta de lã de vidro, em rolo e com o famosíssimo papel, com os cuidados de sempre, sobreposição e, emendas e dobras nos encontros, fecha os buracos com pasta e banda e repinta, ficando como novo, pronto para os próximos Invernos. Se as placas já apresentarem deformações, ondas detectáveis com uma simples régua aplicada na superfície contra uma fonte de luz, então, se não quer ficar com o tecto ondulado, então a solução, sendo mais cara, é bastante mais prática: Retira as placas, e pode retirar apenas uma tira que esteja danificada, aplica a lã repõe as placas, refaz as juntas, repinta e "prontos", fica novo.
    Quanto ao isolamento, se em vez de uma manta usar duas, fica melhor servido e a diferença de preços não é assim tanta e compensa, certamente.
    Três ou quatro dias sem um textosito assim, já tinha saudades!
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: braga68
  2.  # 43

se colocarmos agora vai continuar a aparecer fungos? posso utilizar esferovite em vez de lã de rocha? fica mais facil a aplicação e mais barato.

obrigado desde mais pelo tempo perdido a escrever textos para minha informação.
  3.  # 44

a minha ideia era trocar a manta de rocha e colocar esferovite.
    •  
      alv
    • 6 fevereiro 2013

# 45

Vivam!
    Xenotox, isto é um fórum de ideias, pelo que você poderá utilizar o tipo de isolamento que bem lhe apetece, mas certamente, se lhe estamos a recomendar um determinado tipo é porque, provávelmente, além de experiencia com esse tipo de fenómeno, entendemos, também que é aquele que tem a melhor relação qualidade preço. Até pode utilizar lã de rocha, desde que tenha papel kraft e seja em rolo para evitar o máximo de emendas.
    Quanto ao esferovite, eu não aplicaria, por muitos motivos, sendo o principal, a minha convicção~que não será nem mais fácil, nem mais barato se quiser criar, em primeiro uma barreira pára vapor, já que o esferovite não tem essa propriedade e é bastante permeável ao vapor de água, logo, só por si, não resolve o problema, obrigando-o a ir para uma solução mais complexa e consequentemente cara.
    Quanto ao tempo que despendo a escrever, defeito meu, que nunca soube resumir o que quero dizer.
    "Fassam" parte.

0.0147 seg. NEW