Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite mais uma vez,
    A vida é realmente feita de problemas, é óptimo. E aqui vai mais um.

Comprei um apartamento mas agora estou a pensar mudar e estou a considerar a permuta, mas como percebo '0' do assunto, preciso que alguém me esclareça como funciona este tipo de negócio.

Por exemplo, suponhamos que comprei a casa por 100mil euros mas por fora entreguei 10mil euros aos anteriores proprietarios. Agora se quiser adquirir outra casa através de permuta, há forma de reaver esses 10mil euros, ou será que cometi um grande erro?

Help???!!!!

Obrigada
    •  
      FD
    • 28 novembro 2012

# 2

Colocado por: madredetresmas por fora entreguei 10mil euros aos anteriores proprietarios

Escriturou por 100 mil e pagou na realidade 110 mil, é isso?

Na prática, em princípio, não "perdeu" nada por ter feito isso a não ser que vá comprar uma casa mais barata e venda a actual por mais de 100 mil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: madredetres
  2.  # 3

Obrigada FD.
    Então o melhor seria fazer a permuta por uma casa do mesmo valor da escritura (100mil eur). Os 10mil ficam algures na 5ª dimensão :) (no bolso daqueles que os receberam)

Ai vida!
  3.  # 4

Permuta é uma troca... quando se troca pode-se perder ou ganhar depende do ponto de vista... Se pagou € 110.000,00 é por esse valor que tem que se guiar.
  4.  # 5

Por exemplo, suponhamos que comprei a casa por 100mil euros mas por fora entreguei 10mil euros aos anteriores proprietarios. Agora se quiser adquirir outra casa através de permuta, há forma de reaver esses 10mil euros, ou será que cometi um grande erro?

Nem percebo a pergunta. O preço que pagou é irrelevante, está pago. Se quer avaliar a sua casa em X ou Y só tem que encontrar alguém que a avalie pelo mesmo valor.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 28 novembro 2012

# 6

O valor que pagou é irrelevante para o caso.

Ainda mais irrelevante é o valor da escritura.
  5.  # 7

Colocado por: madredetreshá forma de reaver esses 10mil euros

Explique lá isso melhor, quem é que você acha que lhe deve devolver os 10.000€?
  6.  # 8

Como já disseram.... isso agora não interessa nada....

Vai perder ou ganhar dependendo do negócio que fizer agora....

o que tem de fazer em conjunto com o possível parceiro de permuta é chegar a uma valor para a sua casa e outro para a casa dele... depois é acertar a troca...
  7.  # 9

estou esclarecida. muito obrigada
  8.  # 10

As permutas por vezes têem vantagens, principalmente a nível do valor a pagar no ato da escritura.
    Exemplo: a sua casa vale 100.000.00 permuta por outra no valor de 150.000.00. O valor a pagar na escritura é de apenas sobre a diferença dos imóveis ou seja 50.000.00.
    E quem paga a escritura é quem adquire a casa mais cara.
  9.  # 11

Boa noite,
    já agora uma última questão: suponhamos que milagrosamente conseguia permutar a casa por outra pelo mesmo valor, como seria com os impostos aplicáveis?
    Desculpem-me se a pergunta parece ridícula mas quem não sabe é como quem não vê.
    Obrigada e resto de uma boa noite
  10.  # 12

Colocado por: madredetresjá agora uma última questão: suponhamos que milagrosamente conseguia permutar a casa por outra pelo mesmo valor, como seria com os impostos aplicáveis?

Paga zero de impostos, só os custos com a escritura e registo. +/- 400€ que devem dividir pelos dois.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: madredetres

0.0145 seg. NEW