Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Apontamentos rápidos a resolver...
    Cinderela, deixe estar isso com cobertura plana. Utilize um sistema com telas de pvc.
    A garagem, no limite fique com 5m de profundidade.

    EDIT: este projecto necessita ser "mastigado", mastigue-o com a sua arquitecta. Não esquecendo a legislação a respeitar, nomeadamente as acessibilidades, SCIE, RMEU, RGEU, Reg loteamento,o código civil...
    Concordam com este comentário: Rodrigo Cruz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega, cinderela
      CINDERELA_1.jpg
  2.  # 2

    Colocado por: Pedro Barradaseste projecto necessita ser "mastigado", mastigue-o com a sua arquitecta.

    E depois cuspa-o para o tecto para ficar lá colado. Era assim que fazíamos na escola secundária.
  3.  # 3

    Obrigada Pedro Barradas... É mesmo o processo precisa de ser mastigado e já há algumas alterações definidas. Quanto à janela lateral na zona de refeições, a Arquiteta diz ser possivel, dado o terreno ao lado ser um baldio blá blá blá..... Perece-me ter de optar por uma janela rectangular a 1,80m.... trata-se da zona Nascente e não quero perder luz.... todas as dicas que me deu, estão a ser equacionadas.... Contudo, a Arquitecta apenas me está a tratar do esboço para junto da Câmara obter informação se o posso mandar desenvolver depois de vender a minha actual habitação.... o que tenho de esperar sentada para não me cansar....

    Peço desculpa, mas este espaço deve ser de partilha e informação e sendo eu mulher, por norma pouco experientes nestes assuntos, agradeço todos os comentários construtivos, naturalmente com algum humor mas a intervenção do J.Fernandes, em nada ajudou.... haja humor sim mas humor saudável....
  4.  # 4

    Pedro Barradas... não entendo o que me quer dizer na zona de refeições.... Sim os outro espaços estão a ser resolvidos, a garagem vai ficar toda livre embora fique por lá a máquina de lavar roupa. Temos ainda o vão da escada que dá para aproveitar....
  5.  # 5

    Colocado por: cinderelaPedro Barradas... não entendo o que me quer dizer na zona de refeições.... Sim os outro espaços estão a ser resolvidos, a garagem vai ficar toda livre embora fique por lá a máquina de lavar roupa. Temos ainda o vão da escada que dá para aproveitar....

    Diminuir a largura para o mínimo de 2.50m(75+100+75cm) na zona de refeições (ainda poderia passar para 2.40, visto não ser uma zona de passagem), ficará com os dois espaços mais optimizados. A area de implantação é pequena.
  6.  # 6

    Ok Pedro Barradas vou mostrar a sua sugestão à Arquitecta, cofesso que não estou a perceber a intenção.... coisas de mulher .....Lol
  7.  # 7

    Os meus cumprimentos a todos:

    Em tempos, já coloquei aqui este esboço de projeto e recebi algumas sugestões válidas, as quais agradeço, foi necessário fazer alteração ao Loteamento, só agora vou avançar com um projeto, que nem sei se será com base neste.

    Tenho noção que o mesmo não cumpre a legislação, mas é possível adaptá-lo. Tb não me agradam as escadas frente à sala de estar, é desconfortável no inverno, e no 1º andar, os

    espaços estão mal coordenados e faltam roupeiros/arrumos. É um lote difícil, compreendo, mas sei haver por aqui técnicos bem qualificados para me darem umas dicas, ou até me apresentarem um esquiço de outra solução.... será pedir demais?

    A nível do r/c, prefiro a garagem à face da rua para evitar dois portões. Tb o quarto do r/c, gostaria que ficasse à face da rua para poder movimentar a wc, de forma a não ficar

    frente à porta de entrada.

    Todas as sugestões serão válidas para poder então mandar executar o projecto, cuja construção e equipamentos, não poderão ultrapassar os 90000€.
    • 1255
    • 16 fevereiro 2014

     # 8

    Boa noite Cinderela,
    essa implantação cumpre os afastamentos regulamentares?
    Coloque a orientação solar.
    em que software é que fez esses desenhos?
  8.  # 9

    Caro/a 1255 a orientação solar é a seguinte:

    - Frente a sul;
    - Lateral direito a Nascente;
    - Logradouro a Norte
    - Lado "cego" a poente, havendo uma moradia cuja garagem cola com esta do projecto.

    O lado direito, (nascente) confina com um terreno baldio de área considerável, que poderá um dia dar origem a um mega loteamento, julgo que a janela da sala de refeições não poderá existir ou terei de recuar, mas isso foi já uma indicação dada aqui no fórum há uns tempos, que me aconselha? Não tenho presente a percentagem de implantação mas sei que posso exceder esta.

    A zona mais apetecível é de facto o lado nascente, mas tenho esta limitação. De salientar que o lote, é o último de um Loteamento, daí o seu formato irregular.
  9.  # 10

    Cinderela... ainda anda às voltas com isto ;)
  10.  # 11

    Hummmm

    90000€??? Se conseguir será um feito.
    Concordam com este comentário: drodrigues, cinderela
  11.  # 12

    Hummm, mas afinal qual é a área bruta... 180m2? talvez com 120.000€
    Tem aí coisas para poder reduzir custos (palas desnecessárias- se meter estores exteriores; janelas desnecessárias e com dimensões generosas; varandas...)
    Veja isso.
    Concordam com este comentário: cinderela
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cinderela
  12.  # 13

    Pois é Pedro Barradas, o projecto está na mesma e de tanto olhar para este esquiço, já lhe vejo mais defeitos do que anteriormente. Tb vejo ser um projecto, cuja construção excede em muito aquilo que posso gastar e estou mt receosa de me meter num barco que afunde.

    Houve necessidade de alterar o Loteamento. Para economizar alguns trocos, pediu-se a alteração conjunta, com alguns proprietários que ainda têm os lotes vazios e demorou muito tempo, aliás, ainda não está totalmente concluído mas pode-se fazer um projecto livre.

    Tratava-se de um Loteamento com projecto tipo, cujo projecto já não cumpre a legislação em vigor e também as áreas de construção subiram.

    Concordo co o Rui A.B., receio não conseguir fazer a construção com o valor que posso disponibilizar, por isso, ando a equacionar se meto o lote à venda ou melhoro as minhas condições de habitação.
  13.  # 14

    Colocado por: cinderelaPois é Pedro Barradas, o projecto está na mesma e de tanto olhar para este esquiço, já lhe vejo mais defeitos do que anteriormente. Tb vejo ser um projecto, cuja construção excede em muito aquilo que posso gastar e estou mt receosa de me meter num barco que afunde.

    Houve necessidade de alterar o Loteamento. Para economizar alguns trocos, pediu-se a alteração conjunta, com alguns proprietários que ainda têm os lotes vazios e demorou muito tempo, aliás, ainda não está totalmente concluído mas pode-se fazer um projecto livre.

    Tratava-se de um Loteamento com projecto tipo, cujo projecto já não cumpre a legislação em vigor e também as áreas de construção subiram.

    Concordo co o Rui A.B., receio não conseguir fazer a construção com o valor que posso disponibilizar, por isso, ando a equacionar se meto o lote à venda ou melhoro as minhas condições de habitação.


    Ainda bem que está a ter a noção das coisas nesta fase, muitos fecham os olhos e vão em frente... até ao desastre final.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 15

    Diminua a área de construção do piso 1 ( apenas 2 quartos) chega-lhe o T3?
    No piso 0, altera o quarto para uns 11m2, tira o roupeiro e transforma a IS numa que cumpra as acessibilidades.
    As escadas de acesso ao piso 1, estão mal resolvidas e são perigosas.
    Mesmo assim , não creio que consiga menos de 100.000€ para uma ab de 150m2.
  15.  # 16

    Hummm, mas afinal qual é a área bruta... 180m2? talvez com 120.000€
    Tem aí coisas para poder reduzir custos (palas desnecessárias- se meter estores exteriores; janelas desnecessárias e com dimensões generosas; varandas...)
    Veja isso.


    Sim Pedro, acho o mesmo, é um projecto ostentivo. Quanto aos estores é mesmo exteriores que pretendo, são mais práticos e mais baratos.

    Também não faço questão de ter varandas tão avantajadas nem janelas com tanto vidro. Por isso mesmo, estou a equacionar optar por outro tipo de projecto. Este foi uma proposta que uma arquitecta elaborou a seu critério.
    Já pensei fazer uma casa só de R/C com um aproveitamento de sótão bem isolado e com possibilidade de criar alguns espaços habitáveis, mas receio que nem obtenha nem pão nem bolo e gaste quase o mesmo.
  16.  # 17

    Cara Cinderela,

    com esse orçamento não a aconselhava a ir além dos 140/ 150 m2. Creio que o fazia melhor era contratar um arquitecto para lhe resolver o projecto e não resolver o projecto para depois contratar um arquitecto...

    Cumprimentos

    Rafael Fortes
    Arquitecto

    PS: já agora, para uma leiga, bom desenho...
    Concordam com este comentário: drodrigues
    • adarq
    • 17 fevereiro 2014

     # 18

    Boa Tarde,

    Não põe a hipótese de outro tipo de implantação no terreno, ou seja, outra organização dos espaços, mais liberdade nos espaços, onde a casa possa "respirar".
    Não considere o lote como difícil, mas sim como um lote desafiante.


    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  17.  # 19

    [MODERAÇÃO]
    O tópico foi fundido ... para termos a história completa deste assunto.
    Concordam com este comentário: cinderela, jpfgarcia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cinderela
  18.  # 20

    Pois é Pedro Barradas, a wc, do do R/C desagrada-me por ficar frente à entrada e por não ter assegurar a lei das acessibilidades que queria ver resolvidas logo a nível do R/C. Pensei até, deixar o quarto à face da rua, tal com quero fazer com a garagem para evitar dois portões.
    Não é que um quarto à face da Rua, seja a melhor solução, mas dado o lote se localizar numa rua que termina ao mesmo nível do lote, o movimento é pouco.
    O perigo das escadas não consigo atingir, apenas imagino ser um "funil" de ar frio no Inverno.

    Obrigada pelas dicas
 
0.0263 seg. NEW