Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Não põe a hipótese de outro tipo de implantação no terreno, ou seja, outra organização dos espaços, mais liberdade nos espaços, onde a casa possa "respirar".
    Não considere o lote como difícil, mas sim como um lote desafiante.

    Adarq..... quanto à implantação, julgo ter havido grande sensibilidade da técnica, tendo ido ao encontro da configuração do lote, no entanto, a zona nascente é um vasto terreno baldio, com canaviais, com esta implantação, tenho como horizonte, canas a esvoaçar.

    Talvez a entrada pela zona onde está o quarto, mas tirando o máximo partido da entrada do sol do lado Nascente e a fachada principal a Sul, que acha?
    • adarq
    • 17 fevereiro 2014

     # 2

    Não sei se tem que cumprir com alguns requisitos do loteamento, ou se está inserido em algum...

    Mas penso que poderá tirar maior partido com outro tipo de organização espacial. Talvez "aproximando " a casa á frente de rua o que deixa com mais espaço no interior do lote e penso que assim consegue resolver alguns problemas que estão a constranger o projecto.

    cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Concordam com este comentário: cinderela
  2.  # 3

    adarq, talvez tenha razão.

    Sim, o lote insere-se num Loteamento que tinha um projecto tipo que entretanto deixou de cumprir a legislação e também a área de construção, à luz do PU da zona, é possível construir mais área, sendo assim, possível fazer um projecto livre.
    Concordam com este comentário: adarq
    • adarq
    • 18 fevereiro 2014

     # 4

    Pense nisso, pois eu continuo a considerar que é o tipo de implantação que está a constranger o projecto.

    cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cinderela
  3.  # 5

    Desenterrando o morto, venho aqui novamente, agora sim, já com a alteração ao Loteamento a andar, pedida pelo limite do lote, mas perdi o "rasto" da arquiteta, que me havia feito este esboço há cerca de 5 anos.

    Entretanto, no gabinete que tratou da alteração de três lotes do Loteamento (incluindo o meu) pedi orçamento para um projeto com o programa do que aqui a presentei, mas não sei porquê, talvez por estar familiarizada com este, as soluções apresentadas ainda não me fizeram "clique".

    Em termos de alçados não poderei ter esta ostentação, no entanto, em termos interiores, este esboço está muito a meu jeito, faltando uns bons roupeiros (são sempre poucos) e não ter a escada aberta para a sala, que levaria todo o "calorzinho" no inverno.

    Quero a garagem e o quarto do r/c à face da rua e posso ter uma profundidade da casa de 11,5 metros (compromisso com o vizinho do lado direito). Pretendo ter a entrada lateral com 1.5m de forma a permitir abertura de vãos dado ser daí que nasce o sol.
    Será que há por aqui alguém que me ajude?

    Já imagino as respostas de alguns e o silencio de outros, mas atrevo-me ao desafio, sabendo eu que andam por aqui muitos bons arquitetos.

    Obrigada,
    • r.v
    • 14 junho 2015

     # 6

    boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cinderela
  4.  # 7

    Epá.. cinderela, mais ajuda!!!? ;)
    Agora é contratar um arquitecto/a, AVANÇAR com uma solução que envolva profissionalismo e pragmatismo (de ambas as partes).. Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cinderela
  5.  # 8

    Não tive nenhuma ajuda Pedro Barradas, os seus dedinhos é que me tinham feito falta mas.... Para além do mas... a distância não abona e fui à pratas da casa mas o chão anda a fugir debaixo dos pés.
  6.  # 9

    Ainda no âmbito do pedido de ajuda, haverá alguma solução para fechar as escadas em baixo ou em cima de forma a evitar o frio no Inverno? è que moro numa casa com as escada a partir da sala e confesso que no Inverno não é nada agradável.

    Partindo do principio que a garagem e o quarto vão passar para a face da rua e posso esticar-me mais um metro para fundo, se a escada avançar para a esquerda não haverá forma de a isolar da sala?
  7.  # 10

    Peço desculpa ao Pedro Barradas;
    Reli todos os comentários desta velha e longa "novela" afinal ele deu-me um precioso contributo e amavelmente, até assinalou no desenho as zonas que carecem de intervenção. Obrigada, desculpe a amnésia.
  8.  # 11

    Hoje tinha por aqui uma mensagem enviada por um membro, julgo ser uma senhora, diz não ser arquiteta e só hoje ter visto o meu tópico. Mensagem para aqui, mensagem para

    acolá, e dada a minha dificuldade em perceber as alterações que ela se referia, eis que me envia este esquiço.

    Como o meu orçamento é baixo, há aqui boas ideias de redução de áreas. Na zona de arrumos junto à garagem evitaria algumas portas. A versão da escada vem ao encontro do que pretendo, que é não a ter diretamente virada para a sala.

    A imagem está ao contrário mas dá para comparar com a outra que anda por aqui.
      unnamed[1].jpg
  9.  # 12

    Voltas e mais voltas ao esboço inicial, recorri à Arqtª do 1º estudo, com a indicação que teria de reduzir áreas e zonas envidraçadas, apresentou-se esta solução.
    A imagem não vai nas melhores condições, a impressora não imprime a cores e "comeu" o mobiliário.

    Certamente quem anda por aqui julga que ando a brincar aos esquiços de casas, mas eu insisto, procuro uma solução acessível ao meu bolso e harmoniosa.
  10.  # 13

    boas..
    está uma solução mais compacta/ regrada.
    sugestões.
    Melhorar a escada, é perigosa e do meu ponto de vista não cumpre a legislação. Os degraus na esquina divididos em 3!!
    Passe a chaminé lareira para o centro da casa. Encoste-a à caixa de escadas, vai ter um desempenho energético superior, pois não irá aquecer a parede exterior.

    Parece-me que nenhuma das IS cumpre o DL 163/2006 (tal como as escadas)

    Boa sorte
  11.  # 14

    Obrigada Pedro Barradas, tenho a mesma impressão relativamente às wc's. Vou ter em linha de conta as suas sugestões, estou a ver tudo demasiado "apertadinho" embora tenha um índice de construção (0.75%) mas não posso ir muito mais além. Contudo, a casa terá de crescer mais um pouco, de forma a criar roupeiros generosos. Uma casa desta tipologia tem de ter 5 bons roupeiros. Um deles para as roupas da casa e um para cada elemento do agregado familiar. Vou dando noticias.
  12.  # 15

    A mim parece que vai bater com a cabeça na escada quando entrar na wc de baixo...
    Concordam com este comentário: sim_ou_nao
  13.  # 16

    Colocado por: cinderelaVoltas e mais voltas ao esboço inicial, recorri à Arqtª do 1º estudo, com a indicação que teria de reduzir áreas e zonas envidraçadas, apresentou-se esta solução.
    A imagem não vai nas melhores condições, a impressora não imprime a cores e "comeu" o mobiliário.

    Certamente quem anda por aqui julga que ando a brincar aos esquiços de casas, mas eu insisto, procuro uma solução acessível ao meu bolso e harmoniosa.


    Grande trabalho da colega arq. . A paciência já lhe deve faltar: " meter o rossio na betesga"
    Por baixo das escadas acessar á cozinha e pronto. Outras coisas...enfim.
    Camarada/colega Barradas não complique "a volta" até á cozinha com a mudança da lareira...Cá para mim pelo discurso deves trabalhar numa C. Municipal.
    Cmps!
  14.  # 17

    Joanna, não sei avaliar em rigor um desenho, mas também pensei que aquela zona é muito acanhada, para a semana vou reunir com a arquiteta e irei abordar todas as questões aqui abordadas.
  15.  # 18

    M. arq, este desenho é apenas o 2º que a Arquiteta fez, julgo ser normal haver mais que uma proposta.
    Quando me refiro às voltas e mais voltas, tem sido entre o fazer ou não fazer a moradia, mais a questão de alteração ao Loteamento e claro... a todo o tempo que passou sem me ter definido. Naturalmente, têm ocorrido algumas trocas de impressões com a Arquiteta, por sinal sempre muito afável e disponível.

    Não querendo ser pretensiosa e nem conheço o Pedro Barradas de lado nenhum, a não ser daqui, se o M.arq ler as intervenções dele pelo forum, apercebe-se que tem um Gabinete de Estudos e Projetos algures no Alentejo (talvez Ourique), não utiliza pseudónimo, o nome que utiliza aqui é real (conheço quem o conhece) partilha com frequência e desinteressadamente os seus conhecimentos, revelador de pessoa experiente e empenhada.

    E já agora é crime trabalhar numa Câmara? Só se for pelos míseros cerca de mil euros que um arquiteto/a, recebem ao fim do mês, isto com 15 e mais anos de serviços. Sei do que falo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui_Martins
    • m.arq
    • 1 julho 2015 editado

     # 19

    Colocado por: cinderelaE já agora é crime trabalhar numa Câmara? Só se for pelos míseros cerca de mil euros que um arquiteto/a, recebem ao fim do mês, isto com 15 e mais anos de serviços. Sei do que falo.


    Quais Mil euros? Tava a falar dos 1.50m livres nas I.S.s.
  16.  # 20

    Háá, m.arq, desculpe lá qualquer "coisinha" pensei estar a atacar o seu colega e fiz papel de arbitro mau. Lol
 
0.0257 seg. NEW