Iniciar sessão ou registar-se
    • Eam1
    • 28 novembro 2012

# 1

Olá,
    Tenho um recuperador de calor com ventilação para a sala e duas saídas de calor para os quartos que se situam no piso superior. Um dos quartos fica mais longe e não chega lá calor, pelo que gostaria de colocar algo que forçasse o ar quente. Hà algo no mercado que, colocado na saída piche o ar quente? Existe algum sistema que, colocado na chaminé empurre o ar quente?
    Desde já grato pela ajuda.
    Antero
    • Eam1
    • 28 novembro 2012

# 2

Piche = Puche
    •  
      FD
    • 29 novembro 2012

# 3

http://www.sitiodaslareiras.com/artigos_ventilacao.htm

Colocado por: Eam1Puche

Puxe, do verbo puxar.
  1.  # 4

Há ventiladores
  2.  # 5

boas

tem de colocar um ventilador para forçar o ar a circular...

cump
  3.  # 6

é ou não é multicamada caro jorgealves.

como é que um tubo feito para ter menos perdas que o normal se pode aplicar numa instalação que convém ter o máximo de perdas... á coisas que não me entram na cabeça....
  4.  # 7

mas isso aplicado na saída do recuperador de calor vai derreter????

usem somente tubos aprovados.
  5.  # 8

bem este tópico agora ficou confuso.. pois essa do multicamada não apanhei...

o que o Eam1 deve ser uns tubos que levam ar quente do recuperador até umas saidas nos quartos. Para ter mais circulação de ar quente deve instalar a seguir à saida do recuperador um ventilador de inox... que custa à volta de 300 euros.... já tive um apartamento com esse sistema.

cumps
  6.  # 9

Colocado por: costa3333bem este tópico agora ficou confuso.. pois essa do multicamada não apanhei.

isto foi o resultado de uma troca de citações com outra discussão.
  7.  # 10

Colocado por: jorgealvesmas isso aplicado na saída do recuperador de calor vai derreter????

usem somente tubos aprovados.

pq discordou jorgealves?
  8.  # 11

Colocado por: ultrahipermegapq discordou jorgealves?

isto aplicado na saída do recuperador de calor vai derreter?

se me explicar como é que aquilo manda ar quente quando ligado na boca do recuperador de calor,

além de lhe retirar o discordo, coloco um concordo, compro-lhe a motoreta e ainda lhe pago um almoço.

Colocado por: jorgealvesusem somente tubos aprovados.

isto era só "fait diver".
  9.  # 12

Não percebi caro jorgealves, não sei se fiquei meio estupido ou o que me passou pela cabeça..
  10.  # 13

este tópico está um bocado confuso....

mas resumindo, o sistema funciona assim:

os recuperadores de calor tem na maioria uma saida para o fumo e duas que costumam estar tapadas, com uma chapa para sair ar quente.

nessa saidas de ar quente, ligam-se tubos de inox flexiveis ou não e encaminham-se pela casa toda.... fazendo um circuito, deixando uma ou masi grelas em cada divisão para sair o calor.

nos recuperador que não tem ventilador interno, e mesmo no casos de grandes circuitos, deve-se colocar um ventilador em inox de apoio, normalmente fica junto ao tecto de forma a forçar uma maior circulação de ar quente.

o sistema funciona muito bem... os unicos contras são o ruido do ventilador e ter de alimentar o recuerador para ter a casa quente.
  11.  # 14

Na minha moradia pretendo instalar este sistema, mas,

O ventilador não será a montante da recuperador??
    desta forma não garantimos que não admitimos fumos para as condutas?
    nos quartos não deverá ter umas grelhas de regulação de fluxo de ar para permitir que chegue aos quartos mais longe, por restrição nos quartos mais perto?
  12.  # 15

Colocado por: Eam1Piche = Puche

Pior a ementa que o soneto.
    Quando não se sabe o melhor é ficar calado.
  13.  # 16

Sem o querer defender, escrever em smartphone propicia a mais erros, ja me aconteceu varias vezes

0.0191 seg. NEW