Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

A propósito deste assunto, o que sai dos actuadores KNX (sejam de estore ou outra coisa qualquer) são condutores de fase, neutro e terra, ou é apenas fase?

A ser apenas fase, será que fazia sentido levar apenas um condutor de neutro e outro de terra até uma caixa de derivação numa divisão (à qual toda a tubagem dessa divisão ia ligar) e a partir daí fazer as derivações a todos os dispositivos controlados por knx?
  2.  # 22

O controle é obrigatoriamente feito nos condutores activos ou seja as fases.
  3.  # 23

O que eu queria confirmar era mesmo se a derivação do neutro e terra era feito a partir do que provém do exterior, ou se estes actuadores de KNX também eram responsáveis por fazer o split desses condutores.

Em todo o caso, a minha questão prende-se mais com o layout optimizado da tubagem e da cablagem, para não ser necessário usar cabo elétrico "a mais". Não faria sentido, por exemplo, que as tubagens de cada circuito de uma determinada divisão fossem conduzidas a uma caixa de derivação nessa divisão e a partir dessa caixa é que a cablagem é conduzida aos dispositivos propriamente ditos? Dessa forma um desses tubos seria responsável por levar também neutro + terra e os restantes tubos levariam apenas a fase.
  4.  # 24

Colocado por: inquilinoptDessa forma um desses tubos seria responsável por levar também neutro + terra e os restantes tubos levariam apenas a fase.
    isso é não regulamentar e muito perigoso,
    do quadro saem os circuitos compostos por fase(s), neutro e terra, depois pode ter as derivações que entender desde que não misture circuitos diferentes.
  5.  # 25

Sim, claro, creio que não me fiz entender.
    O cenário é este: imagine-se que numa divisão temos 3 conjuntos de luzes diferentes que queremos comandar com um actuador KNX. Esses 3 conjuntos são alimentados por um circuito elétrico (leia-se circuito protegido por um único disjuntor) e ao levarmos 3 conjuntos de fase + neutro + terra, poderíamos fazer as derivações desse neutro e dessa terra apenas na divisão, em vez de levarmos esses cabos em triplicado desde o quadro.
    Mas esta é mais uma questão de curiosidade do que outra qualquer, dado que a poupança em €€€ não é assim tão grande quanto isso.

0.0122 seg. NEW