Iniciar sessão ou registar-se
    • migabc
    • 29 novembro 2012 editado

# 1

Alguém sabe como é feito o circuito elétrico desde o quadro até aos estores para serem comandados por domótica KNX?
    Estava a pensar colocar estores normais.
    A minha ideia era abrir/fechar o circuito do interruptor através do atuador KNX (em vez de usar os interruptores normais dos estores)

Inicialmente pensei que fosse um circuito normal de abrir e fechar (como de iluminação), mas agora o integrador está-me a dizer que tem que ter 2 circuitos (um para subir e outro para descer). Mas para isso os estores já não podem ser normais, ou podem?

Neste caso vou precisar de 2 atuadores (subir + descer) para cada estore?
  1.  # 2

Colocado por: migabcAlguém sabe como é feito o circuito elétrico desde o quadro até aos estores para serem comandados por domótica KNX?
    A minha ideia era abrir/fechar o circuito do interruptor através do atuador KNX (em vez de usar os interruptores normais dos estores)

Inicialmente pensei que fosse um circuito normal de abrir e fechar (como de iluminação), mas agora o integrador está-me a dizer que tem que ter 2 circuitos (um para subir e outro para descer). Mas para isso os estores já não podem ser normais, ou podem?

Neste caso vou precisar de 2 atuadores (subir + descer) para cada estore?
    Vai, um para subir outro para descer, ou um inversor + um on/off, não há volta a dar, pelo menos para os estores normais, se calhar já ha estores KNX, se não há ora aí está um nicho de negócio :) .
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migabc
  2.  # 3

Vou necessitar de 2 atuadores KNX normais (do tipo ON/OFF) para cada estore?
    Ou existe algum atuador especial para estores que faz essa tal inversão?

Seja como for, preciso de passar 4 fios condutores (2 fases + 1 neutro + 1 terra), certo?
  3.  # 4

Seja como for, preciso de passar 4 fios condutores (2 fases + 1 neutro + 1 terra), certo?
    Se o actuador ficar no quadro principal sim tem de ter 4 linhas
  4.  # 5

Já agora, a maioria dos estores são 220v.
    Mas tenho um que é de 24v DC (veneziana motorizada que fica dentro de 2 vidros).
    Para este tb devo passar 4 linhas? Aqui o mecanismo de controlo é igual?

neste caso será 2 (+) e 2 (-), certo?
  5.  # 6

Colocado por: migabcJá agora, a maioria dos estores são 220v.
    Mas tenho um que é de 24v DC (veneziana motorizada que fica dentro de 2 vidros).

neste caso será 2 (+) e 2 (-), certo?
    Não faço ideia, os estores a 230VAC sei porque em minha casa fui eu que os liguei, e coloquei relés de interface (2: 1 on/off + 1 abre/fecha).
    Mas em principio DC basta trocar o + com o - para inverter o sentido, por isso 2 condutores chegam, mas veja no manual do estore antes de fazer algo. No caso das velux novas é diferente os motores são alimentados a 24VDC mas o sinal de subida e descida é por comunicação pelos mesmos fios, ou seja não adianta trocar os polos que os motores não invertem o sentido...
  6.  # 7

se vai usar knx, coloca alimentação (3x1,5mm: fase, neutro e terra+ bus KNX) e um único modulo de controle em cada estore, a não ser que queira comandá-los todos ao mesmo tempo e aí coloca um modulo knx de comutação no quadro e leva a todos os motores 4 linhas ( 2 "fases",1 neutro ou comum e um terra)
  7.  # 8

Colocado por: migabcMas tenho um que é de 24v DC (veneziana motorizada que fica dentro de 2 vidros).

os micro-motores de venezianas funcionam de outra maneira, normalmente é por inversão dos polós e não tem ligação de terra ou por comutação de pólos em que tem 3 fios, mas no manual do estore tem estas informações.
  8.  # 9

Colocado por: jorgealvesse vai usar knx, coloca alimentação (3x1,5mm: fase, neutro e terra+ bus KNX) e um único modulo de controle em cada estore, a não ser que queira comandá-los todos ao mesmo tempo e aí coloca um modulo knx de comutação no quadro e leva a todos os motores 4 linhas ( 2 "fases",1 neutro ou comum e um terra)

Os cabo de bus não vai aos estores (são estores normais).
    Do quadro (atuador) ao estore apenas vai 4 linhas (2 fases + 1 neutro + 1 terra).
    Cada estore é comandado independentemente (logo 1 atuador para cada estore, certo?)

Para a veneziana de 12VDC estou à espera do esquema elétrico do motor. Mas penso que tb neste caso deverá ser 3 fios (pois não sei se o atuador consegue fazer a inversão dos polos). Já agora, sendo 12VDC vai necessitar de uma fonte de alimentação (PS) que ficará no quadro.
    Esta PS (220VAC -> 12VDC) fica antes ou depois atuador?
    Para funcionar sem latência (tempo de atuação da PS) penso que a PS deverá ficar antes do atuador (ou seja, neste caso o circuito a comutar será o de 12V e não o de 220V), certo?
  9.  # 10

Colocado por: migabc(logo 1 atuador para cada estore, certo?)

sim.

Colocado por: migabcEsta PS (220VAC -> 12VDC) fica antes ou depois atuador?

obrigatoriamento tem que ficar antes do actuador.
  10.  # 11

Para escolher os actuadores knx, tudo depende se tem hipótese de puxar cabos do quadro até aos estores.
    Quantos estores sao?

cumps
  11.  # 12

Colocado por: carlosloPara escolher os actuadores knx, tudo depende se tem hipótese de puxar cabos do quadro até aos estores.
    Quantos estores sao?

cumps

Não percebi.
    Mas é claro que os cabos são puxados do quadro (onde estão os atuadores) até aos estores.
    São 10 estores (logo 10 atuadores)
  12.  # 13

Colocado por: migabcAlguém sabe como é feito o circuito elétrico desde o quadro até aos estores para serem comandados por domótica KNX?

Se vai colocar os actuadores no quadro tem que levar as 4 linhas do quadro até cada estore, os estores podem ser normais.

Colocado por: migabcInicialmente pensei que fosse um circuito normal de abrir e fechar (como de iluminação), mas agora o integrador está-me a dizer que tem que ter 2 circuitos (um para subir e outro para descer). Mas para isso os estores já não podem ser normais, ou podem?

Os estores são normais, os actuadores é que teem que ser para estores.

Colocado por: migabcNeste caso vou precisar de 2 atuadores (subir + descer) para cada estore?

no modulo de estore cada saida tem 2 linhas ( uma para subir e outra para descer)

já tem os actuadores?
  13.  # 14

Colocado por: kakai

Se vai colocar os actuadores no quadro tem que levar as 4 linhas do quadro até cada estore, os estores podem ser normais.

Os estores são normais, os actuadores é que teem que ser para estores.

no modulo de estore cada saida tem 2 linhas ( uma para subir e outra para descer)

já tem os actuadores?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:migabc

Sim, é isso mesmo.
    Entretanto já chegaram os módulos KNX dos estores (e sim cada saída tem 2 linhas)
  14.  # 15

perguntei se já tinha os actuadores porque também tinha a opção de os colocar junto aos estores.
  15.  # 16

Colocado por: kakaiOs estores são normais, os actuadores é que teem que ser para estores.

Em regra geral os actuadores desde que tenham saída com ralé, e este suporte a intensidade do estore, servem todos, vaia a necesitar de dois contactos um para subir e outro para baixar.Com um actuador de 16 canais 10/16A pode comandar 16 pontos de luz ou 8 estores.
  16.  # 17

po ex:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
      ACT.16C.jpg
  17.  # 18

• mc
    • 8 dezembro 2016

# 19

O sistema domótica que vai usar só vai suportar estores eléctricos?
    Não pensou também numa possível falha eléctrica e aplicar uma UPS , pois pode ter necessidade numa emergência
    abrir uma janela?
    • mc
    • 8 dezembro 2016

# 20

O sistema domótica que vai usar só vai suportar estores eléctricos?
    Não pensou também numa possível falha eléctrica e aplicar uma UPS , pois pode ter necessidade numa emergência
    abrir uma janela?

0.0236 seg. NEW