Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite! Fiz recentemente uma moradia horizontal, mas na cobertura (telhado) optei por não fazer laje em betão, ao invés, resolvi fazer travejamento em calha de ferro galvanizado, colocando roofmate de 5cm e tela de alumínio, tentando ao máximo isolar, quer a nível acústico e térmico... Coloquei a ripagem sobre esses isolamentos e assentei a telha, ficando com o espaço entre a telha e os isolamentos, para esta ventilar. A questão é que a dita moradia está localizada numa zona ventosa e , por vezes, o vento mete-se debaixo da telha e consigo ouvir o soprar, não é muito, mas por vezes incomoda. Existe alguma solução que possamos colocar por baixo da telha (entre a ripagem e o isolamento térmico), que possa reduzir este efeito do vento??
    Desde já agradeço as vossas opiniões!
    Boa noite e obrigado!
  2.  # 2

então e os projectistas do seu projecto o que lhe dizem?!?

Não percebi foi uma coisa:Tem laje de esteira? ( tecto dos compartimentos de habitação)
  3.  # 3

Bom dia! O projectista também não sabe o que dizer... Realmente não é muito normal isso acontecer... Como disse anteriormente, não é nada de especial, mas por vezes torna-se incómodo. No interior da habitação tenho tecto falso em pladur. Obrigado!
  4.  # 4

Então tem de colocar um isolamento acústico por cima do tecto falso. (era ai que deveria esta o sistema de isolamento térmico/ acústico).
    O roofmate e tela de aluminio.. não tem qq função de atenuação acústica. Está aí o problema?!

Imagino que na sua situação.. além de ouvir o vento e a chuva.. ainda deve ouvir as pessoas a falarem nos outros compartimentos...

Meta uma manta de lã de vidro com papel Kraft, com 60 a 80mm, com cerca de 40kg/ m3, deve conseguir atenuar/ resolver esse problema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dicemaster
  5.  # 5

Relativamente à chuva, não ouço completamente nada, apenas o vento quando se mete entre a telha e o isolamento. Quanto a ouvir as pessoas nos outro compartimentos, não se ouve completamente nada... Sim, já tinha tido a ideia da manta de lã de vidro, o problema é que já tenho os tectos prontos e estar agora a desmanchar... é complicado, mas sim, realmente era o que deveria ter sido feito... Na altura da construção deveria ter optado pelo poliuretano projectado na parte debaixo da telha, se calhar resolvia todos os problemas, a minha dúvida era se a telha não se iria estragar, por não ter qualquer ventilação... Agora realmente estou num impasse, que não sei o que fazer relativamente ao isolamento!
    Desde já, agradeço as suas opiniões Senhor Pedro Barradas.
  6.  # 6

Colocado por: dicemaster... Na altura da construção deveria ter optado pelo poliuretano projectado na parte debaixo da telha, se calhar resolvia todos os problemas

Isso seria outro grande erro. precisamente pelo problema de ventilção na face inferior da telha. Para isso deveria ter colocado telha sandwich.
    Concordam com este comentário: dicemaster
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dicemaster
  7.  # 7

Olá a todos! Relativamente ao meu problema do isolamento da telha, ultimamente este tem vindo a agravar-se, pelo facto de haver ventos muito fortes e constantes, o que, torna extremamente desagradável o barulho do vento... Como mencionei, nos posts anteriores, tenho tecto falso em pladur, a cerca de 40cm da armação da telha e telhado, pelo que, é-me impossível aceder ao interior para colocar a manta de lã de rocha... Não sei o que posso fazer, mas já pensei numa hipótese radical, que é, preencher todas as frestas da telha (pelo exterior) com silicone ou uma qualquer argamassa, deixando apenas algumas telhas para permitir a ventilação!! Alguém me pode dar uma opinião?? Desde já, agradeço toda a ajuda!
    Obrigado!
  8.  # 8

Vai gastar um dinheirão em mastique e não vai resolver o problema.
    Mais fácil destelhar parcialmente. metar a manta acustica e voltar a telhar. Mais rapido e muito mais barato....
  9.  # 9

Com as dilatacoes ou parte a telha ou o material que aí colocar.
  10.  # 10

Obrigado pelas opiniões, mas é o seguinte, a armação da telha é em calha I, por cima da calha, foi colocado o xps e a manta térmica de alumínio, por cima deste material foi feita a ripagem, em tubo quadrado, para a telha e colocada a mesma. No interior, coloquei tecto falso em pladur, a cerca de 30, 40cm da armação... Pelo interior, não quero mexer, porque já estou a viver na referida moradia e irá fazer muita bagunça e dá mais trabalho... Pelo exterior, sugeriam então que destelhasse, removesse a manta térmica e o xps, colocasse a manta acústica por cima do pladur e voltasse a colocar os restantes elementos???? Fico agradecido pelos comentários!

0.0129 seg. NEW