Iniciar sessão ou registar-se
    • fcedro
    • 30 novembro 2012 editado

     # 1

    Bom dia a todos,
    Eu costumo utilizar o fórum para resolver ou informar dos variados problemas habitacionais que aparecem no caminho.

    Agora precisava de uma opinião,
    Na semana passada pedi a uma empresa que afagasse o meu chão de madeira de carvalho e envernizasse com verniz aquoso (a ver deles deixaria respirar melhor a madeira), utilizaram da Bona. O responsável informou-me que colocaram 3 de-mãos no chão, utilizando um rolo.
    Não sei bem o procedimento nestes casos e segui o que o homem indicou.

    Mais tarde, ainda não paguei o serviço, noto algumas irregularidades no chão.
    1. Noto um ligeiro declive num dos lados (paredes) da sala ou quartos que foram afagados, ficando esse lado mais alto que o resto do chão (ligeiramente).
    2. O chão em alguns sítios arranha ao passar a mão, penso terem utilizado uma lixa mais forte ou esticaram o verniz ou não colocaram de facto 3 de-mãos.
    3. Observo também que num dos quartos o chão tem uma descoloração do verniz onde passou o rolo.

    O orçamento foi de 1250 euros com:
    Afagar 80 metros quadrados.
    Passar 3 de-mãos de verniz aquoso.
    Lixar e envernizar o rodapé. (O homem não lixou pelo que vi, passou logo o verniz. Disse que demorava muito tempo ( isto depois do trabalho realizado), e no rodapé utilizou um verniz Poliuretano, que era o que o chão anteriormente tinha.
    Trocar 3 tábuas danificadas.


    Obrigado a todos por qualquer ajuda e opinião.

    Image Hosted by ImageShack.us


    Image Hosted by ImageShack.us


    Image Hosted by ImageShack.us


    Image Hosted by ImageShack.us
  1.  # 2

    Bom dia,
    antes de mais parabéns por ter um pavimento bonito em Carvalho ( não bem acabado).
    Quanto aos problemas que indica:
    1.Declive - Cantos mal raspados/lixados. Não me refiro ao tal declive, mas pelas 3 primeiras fotos nota-se claramente a paragem da maquina grande e o trabalho junto aos cantos da maquina pequena, está mal disfarçado. Um bom profissional com gosto consegue disfarçar. Infelizmente em raspagem de pavimento não há muito gosto. Já tive vários sub-contratos em que tive que obrigar a refazerem. Soluções: a) raspagem novamente do pavimento, retirando a totalidade do verniz. Não sei se ele irá nessa conversa.
    2. Verniz mal Aplicado - O verniz aquoso não é fácil de aplicar, isto porque um dos componentes é aquoso, logo susceptível à temperatura ambiente. Isto quer dizer que em dias de muito frio ou elevado humidade ele tende a gelar ao secar, notando-se nas madeiras tonalidades com mais ou menos brilho ou piquinhos..como refere. Quanto está calor, tambem pode acontecer os piquinhos, devido à secagem acelerada, utilizando-se neste caso um retardador no verniz. De qualquer forma no seu caso terá sido devido ao frio ou humidade, o ambiente devia ter sido aquecido, se foi agora realizado o trabalho.
    Não me parece que se tenha tratado de mal lixado, ou falta de "esticarem o verniz", em ultimo caso, mas só mesmo em ultimo, pode ter sido falta de limpeza do pavimento ao dar o verniz ou mesmo falhas de verniz ( porque o verniz aquoso entre demãos não é muito fácil ver se tem ou não verniz). Soluções: Lixagem com lixa 220 e aplicação de nova camada de verniz.
    3. Descoloração de Verniz - É proprio do verniz aquoso, este verniz ao contrário do solvente não oxida a madeira, o que não esconde as diferentes tonalidades da madeira, e como tem imensas réguas diferentes esse pormenor é evidenciado. Eu a nível de soalhos, apenas trabalho com verniz aquoso nas últimas demãos, prefiro aplicar uma base de verniz solvente para uniformizar tons, e depois acabo com 2-3 demãos de verniz Aquoso BONA. Solução: Raspagem Integral do pavimento, e aplicação de 1 camada de verniz solvente + 2-3 demãos de BONA.
    4. Aplicação de verniz no rodapé - Foi um procedimento normal. Claro que devia ter lixado antes para retirar gorduras, sujidades e preparar a superficie para a adesão do novo verniz, mas enfim.
    5. Preço - 1250€/1,23 = 1000€ / 80 m2 = 12,50€ ( considerando que o preço incluia IVA), está dentro de um preço corrente, considerando também que envernizou o rodapé, e talvez tenha realizado algumas mudanças de mobiliário. Contudo eu considero que não está barato para o serviço que teve. É preciso haver gosto e profissionalismo nestes trabalhos, e hoje em dia há acompanhamento técnico a nível da BONA ( pelo menos no Grande Porto) que nos permite consultar para utilizar a melhor solução para cada trabalho. (Preços no Grande Porto)

    Eu no seu caso, exigia que rectificasse ao menos a situação dos "piquinhos" no verniz. Não fica mais caro a nível de verniz, porque o verniz aquoso " rende bastante", só será necessário que o profissional aplique o verniz atendendo à temperatura ambiente ( aquecer a casa com aquecedors/ac). Quanto ao nível das tais irregulariedades/desníveis, se ele já deixou assim à primeira, não irá querer raspar tudo novamente, e mesmo que raspe não sei se terá o "gosto" e capacidade de deixar tudo bem disfarçado.
    ( não sou comercial da BONA, mas também trabalho no meio dos Pavimentos em madeira)

    Bom trabalho!!
    Concordam com este comentário: JQ
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fcedro
  2.  # 3

    Para ter uam ideia, não sou profissional na area mas já envernisei mais de 100m2 ( na minha casa) com o verniz da bona e alugando maquinas.
    Acho que vou mudar de proffisão pois o meu chão está muito melhor que isso.
    Agora a serio, eu não pagava esse trabalho!! obrigue-os a corrigir o afagamento e e envernizar de novo, ( eu diria que como o verniz é novo , não será necessario retirar todo o verniz, mas sim corrigir e no fim dar uma camada , assim sim a todo o tamanho.

    Colocado por: fcedroBom dia a todos,
    Eu costumo utilizar o fórum para resolver ou informar dos variados problemas habitacionais que aparecem no caminho.

    Agora precisava de uma opinião,
    Na semana passada pedi a uma empresa que afagasse o meu chão de madeira de carvalho e envernizasse com verniz aquoso (a ver deles deixaria respirar melhor a madeira), utilizaram da Bona. O responsável informou-me que colocaram 3 de-mãos no chão, utilizando um rolo.
    Não sei bem o procedimento nestes casos e segui o que o homem indicou.

    Mais tarde, ainda não paguei o serviço, noto algumas irregularidades no chão.
    1. Noto um ligeiro declive num dos lados (paredes) da sala ou quartos que foram afagados, ficando esse lado mais alto que o resto do chão (ligeiramente).
    2. O chão em alguns sítios arranha ao passar a mão, penso terem utilizado uma lixa mais forte ou esticaram o verniz ou não colocaram de facto 3 de-mãos.
    3. Observo também que num dos quartos o chão tem uma descoloração do verniz onde passou o rolo.

    O orçamento foi de 1250 euros com:
    Afagar 80 metros quadrados.
    Passar 3 de-mãos de verniz aquoso.
    Lixar e envernizar o rodapé. (O homem não lixou pelo que vi, passou logo o verniz. Disse que demorava muito tempo ( isto depois do trabalho realizado), e no rodapé utilizou um verniz Poliuretano, que era o que o chão anteriormente tinha.
    Trocar 3 tábuas danificadas.


    Obrigado a todos por qualquer ajuda e opinião.

    Image Hosted by ImageShack.us


    Image Hosted by ImageShack.us


    Image Hosted by ImageShack.us


    Image Hosted by ImageShack.us
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fcedro
    • mgr00
    • 30 novembro 2012 editado

     # 4

    Boa tarde,
    pelo comentário do System32:
    " eu diria que como o verniz é novo , não será necessario retirar todo o verniz, mas sim corrigir e no fim dar uma camada , assim sim a todo o tamanho." será mesmo necessário para raspar a totalidade do verniz para compor o trabalho, senão habilita-se a ter um serviço bastante pior do que tem neste momento. Isso deve-se a que se for compor raspando apenas parte do verniz, não consegue definir uma junta para rematar o verniz. Em qualquer área, o que conta mais para além do profissionalismo é o ter "gosto", pelo que quem tenta saber tudo ao máximo sobre o que vai realizar normalmente consegue um melhor serviço, não atendendo claro ao custo da mão de Obra. O System32 terá desprezado esse custo porque o pavimento era dele, conseguindo um melhor acabamento. Quando se contrata alguem, tudo tem custo, desde salários, deslocações, pagamentos a fornecedores, prazos, etc. Enquanto alguem que está a realizar para si o serviço pode se debruçar sobre o mesmo sitio algumas vezes, quem está a realizar um serviço orçamentado tenta acelerar para ter o menor risco possível.
    Convido o System32 a colocar fotos do trabalho.
    Bom trabalho!!
  3.  # 5

    Boas

    Se aparece picos no chão em alguns lados, e um frade que aparece ai no chão, a única maneira de resolver isso, dar uma lixadela fina no chão todo, e aplicar uma de mão de verniz fica perfeito.

    Raspar isso não pode porque isso e Flutuante e tem uma película fina de carvalho, podia ser raspado a maquina sim se fosse madeira maciça!!!!!!!
    • J.C
    • 30 novembro 2012

     # 6

    Colocado por: mfernandoBoas

    Se aparece picos no chão em alguns lados, e um frade que aparece ai no chão, a única maneira de resolver isso, dar uma lixadela fina no chão todo, e aplicar uma de mão de verniz fica perfeito.


    ...Não se esqueceu de nada???
  4.  # 7

    Colocado por: system32Para ter uam ideia, não sou profissional na area mas já envernisei mais de 100m2 ( na minha casa) com o verniz da bona e alugando maquinas.
    Acho que vou mudar de proffisão pois o meu chão está muito melhor que isso.
    Agora a serio, eu não pagava esse trabalho!! obrigue-os a corrigir o afagamento e e envernizar de novo, ( eu diria que como o verniz é novo , não será necessario retirar todo o verniz, mas sim corrigir e no fim dar uma camada , assim sim a todo o tamanho.

    Estou a ver você e muito especial de letra nisto, queria ver você numa moradia com trolhas e pintores a dar verniz num soalho, a trabalhar assim o cliente a pagar sempre só ao fim quando tivesse pronto de vez, você tinha que fechar a porta e roubar para si!!!!!
    Você quando vai comprar qualquer coisa não paga logo? e este serviço porque é só quando tiver pronto? se não acredita no homem não entrega o serviço certo!!!!
    Agora o homem sim tem que apresentar o serviço perfeito, agora fazer o serviço e ainda não ter recebido pelo menos 60% do orçamento ainda? desculpem mas vocês estão a fazer pouco do homem, para mim esses clientes que dizem pago ao fim mando fazer a eles!!!!!

    Concordam com este comentário:rafaelisidoro
    Concordam com este comentário: J.C
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fcedro
    • J.C
    • 30 novembro 2012

     # 8

    Colocado por: mfernando
    esses clientes que dizem pago ao fim


    Uuuiiiiiiiiiiiii! É fugir D'eles...
    Desses, e daqueles que começam logo a dizer...Há e tal, tenho um barco na marina, predios aqui e ali, terrenos não sei onde etc etc!
    São os que mais me teem enganado!
    Concordam com este comentário: mfernando
  5.  # 9

    Obrigado pelas opiniões e ajudas.

    De facto penso que o trabalho tenha ficado abaixo do normal, eu como profissional não apresentava isto assim ao cliente, e se não conseguisse fazer melhor, não o fazia. Mas andamos todos em crise, uns mais que os outros.
    Quanto ao pagamento ele até disse que podia pagar em três vezes, só para poder levar os 1250, podia ser menos se apenas pedisse para afagar e envernizar o quarto que levou as tábuas.
    Em relação ao comentário de mfernando, o chão é de carvalho e não de película fina.

    No fim nem falou em pagamento, só quis ir depressa embora, quando eu apresentei o meu desagrado. Eu é que tive de perguntar em relação ao pagamento. Ficou a resposta "depois você contacta-nos".


    Tenho que pedir que baixe o valor final (ficando ele com o prejuízo), ou pedir que faça uma raspadela e passar uma nova camada de verniz para tentar tirar os "picos".


    De novo, obrigado pela ajuda.
  6.  # 10

    Desculpe o soalho e madeira maciça de carvalho, ou placas flutuante de carvalho?

    Como estou a ver as fotos acho placas de flutuante de carvalho, nas placas por cima leva uma folha de carvalho fina, não é madeira de carvalho maciça sim? obrigado
  7.  # 11

    Boa noite,
    o pavimento é lamparquet em madeira maciça normalmente com 12/15 mm de espessura..repare nas "covas " que lhe fizeram com a maquina, há como enganar. Se fosse folheado nunca permitia tal.
    Caro mfernando, tem que começar a distinguir flutuante vs madeira.

    Bom trabalho!!
  8.  # 12

    É normal pagar-se os serviços depois de feitos, não sei qual é a novidade!
    Pagar tudo antes nunca fiz em obra nenhuma!! Outra coisa é ir pagando à medida que as coisas são feitas e bem!!
    Não é o caso!
    Se paga tudo qual é "arma" que o cliente tem para o caso de ficar mal feito e não quererem corrigir??

    E, já agora, vai defender o trabalho que fizeram ao homem??

    Colocado por: mfernando
    Concordam com este comentário:J.C
  9.  # 13

    Enganam-se uns aos outros, pois até já ouvi os empriteiros a dizer ...Há e tal, tenho um barco na marina, predios aqui e ali, terrenos não sei onde etc etc!

    Colocado por: J.C

    Uuuiiiiiiiiiiiii! É fugir D'eles...
    Desses, e daqueles que começam logo a dizer...Há e tal, tenho um barco na marina, predios aqui e ali, terrenos não sei onde etc etc!
    São os que mais me teem enganado!
    Concordam com este comentário:mfernando
    Concordam com este comentário: fcedro
 
0.0186 seg. NEW