Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Peço p.f.f. a vossa ajuda neste tema. Eu arrendei uma casa há 2 dias, em que assinei eu e o o fiador, o meu marido não assinou o contrato porque entretanto surgiram imprevistos e não pode ir. Nós vimos a casa, mas foi uma atitude precipitada.
    O contrato inicia dia 1/12, existe possibilidade de revogar o contrato de acordo com lei dos 7 dias de revogação?
    Obrigada
    •  
      GF
    • 30 novembro 2012

# 2

Colocado por: CostaDirevogar o contrato de acordo com lei dos 7 dias de revogação?

Onde raio foi buscar esta informação?

E o senhorio que perde o mês de Dezembro?
    Já pagou?
    Já falou com ele?
    É esse o caminho.
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Azevedo
  2.  # 3

Foi-me indicado por um colega que existe o perido de revogação de 7 dias uteis, mas também queria verificar e confirmar se isto ou outra solução são possíveis.
    Sim paguei 2 rendas.
    Uma vez que ainda não fui para a dita casa, que o contrato sequer teve inicio, e que o meu marido não assinou o contrato e que tenho os mesmos comigo por assinar, queria saber se é possível revogar.

Falei com a agencia que disse prontamente que sou obrigada a ficar lá 1 ano.
    Os senhorios não atendem nem respondem as mensagens.
    Portanto vejo-me obrigada a ir para aquela casa é isso?
    •  
      GF
    • 30 novembro 2012

# 4

Vejamos,
    O seu marido não assinou, mas já pagou duas rendas, foi isso?
    Em bom rigor, o contrato não está perfeito, falta a assinatura do seu marido.
    Mas o que interessa é onde está o dinheiro, do lado de lá.
    Por isso tente, gentilmente, falar com o senhorio, e explicar a situação.

Tem três cenários possíveis:
    1) Vai para lá morar e esquece o assunto
    2) Chega a acordo com o senhorio e ele devolve-lhe o dinheiro
    3) Vai para tribunal pedir o dinheiro de volta por um contrato que (o seu marido) não assinou.

Eu, escolheria a hipotese 2)

Conforme expliquei, o senhorio não tem culpa das suas indecisões. Ele está a perder a hipótese de arrendar a outras pessoas.
    E isso dos 7 dias não existe, anda a ser mal informada.
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Azevedo
  3.  # 5

Ok, então não existe nada sobre o periodo de revogação ou arrependimento em qualquer desistência de acordo com o código de defesa do consumidor.
    Pois a hipotese 2 seria o ideal, mas tendo em conta que o senhorio não atende, já liguei mais de 20 x, e não responde Às mensagens, provavelmente porque a agencia deve ter dito para agir assim, não me parece que esteja a agir de boa fé, porque pela atitude parece que me quer obrigar mesmo a ter que ir para lá, a menos que tivesse disposta a perder os 1000eur.

Sim é verdade que não tem culpa das minhas indecisões, nem das circunstancias em que as decisões foram tomadas.
    Quanto ao tempo dispendido, não me parece que isto faça sentido, este processo foi iniciado desde quarta-feira, hoje é sexta-feira não passaram assim tantos dias.
    A minha questão era mais saber se posso revogar o contrato e pedir que me devolvam o dinheiro e eu apresentar a falta de assinatura do meu marido no contrato em contra partida, ou se vou estar sempre em desvantagem e nunca tendo garantia de me devolverem o dinheiro independentemente do meu marido não ter assinado, de não terem passado mais de 3 dias, e do contrato se iniciar apenas amanhã.
    Por acaso sabe-me dizer caso fosse para tribunal quais seriam os custos que esta situação tem?

Obrigada pela sua ajuda
    •  
      GF
    • 1 dezembro 2012 editado

# 6

Num qualquer tribunal, provavelmente um valor superior aos 1000 euros. Os julgados de paz podem ser uma alternativa, dado estarmos a falar de apenas mil euros e não estar em questão uma acção de despejo. Custa 70 euros: http://www.conselhodosjulgadosdepaz.com.pt/index.asp?id=Informacao

Para os julgados de paz não precisa de advogado, salvo em situações em que haja posterior recurso da decisão. Como são mil euros, não há recurso para tribunais superiores.

Mas uma questão pertinente: quem tem os contratos?

PS- e pela terceira e ultima vez, não, não existe qualquer tipo de código de defesa do consumidor para os contratos de arrendamento, isto não são compras feitas à distância pela internet de lingerie ou telemoveis ou qualquer outra bujiganga que o consumidor adquire e depois se arrepende. O Código de defesa do consumidor aqui chama-se Lei do Arrendamento.
  4.  # 7

Bom dia,

Os contratos estão na minha posse, com falta de assinatura do meu marido.
    Só que não me adianta te-los, porque se eles quiserem não me devolvem o dinheiro, correcto?

Obrigada e desculpe a maçada.
    • LVM
    • 1 dezembro 2012

# 8

Os contratos estão em sua posse. Pode "perdê-los". Assinou mais algum documento que esteja na posse da agência ou do senhorio? Já pagou a comissão à agência? Se não existir mais documento nenhum do aqueles que tem consigo, talvez ainda consiga sair do processo.
    Quanto aos 1000€, só falando com o senhorio... Com excepção do seu marido, assinaram todos um contrato de boa fé, não tem como obrigar o senhorio a devolver o dinheiro. Ainda por cima, existe a intervenção de uma imobiliária.
    •  
      jccp
    • 1 dezembro 2012

# 9

è simples

não quer ir para lá morar entrega as chaves perde o dinheiro que entregou e vai à sua vida

se fizer uma pesquisa pelo forum verá que isto é o "pão nosso de cada dia", não se preocupam em pesquisar e depois aparece sempre uma casa melhor e mais barata,entretanto o senhorio é capaz de ter dito a tres ou quatro interessados que a casa já está alugada perdendo assim eventuais negócios!!!
  5.  # 10

Obrigada pelas respostas.

@GF, já percebi que reaver o dinheiro vai ser impossivel.
    A senhoria não atende as minhas chamadas, é escusado.

Este processo foi todo muito rápido, eu contactei a agencia no dia 27, dia 28 assinei o contrato.

Em todo o caso existe alguma viabilidade em permanecer na casa por 2 meses, e passados esses 2 meses sair da casa, sem ter que pagar o respectivo pré-aviso de 1 ano, dado ser um contrato de 2 anos e com a condicionante de não estar devidamente assinado por todas as partes e pelo facto dos contratos originais estarem comigo e ainda não terem sido registados nas finanças?(uma vez que a senhoria não está disponivel para conversações e chegarmos a um acordo)

Ou pelo contrário, independentemente do contrato não estar assinado por todos é válido e estou obrigada a cumprir 1 ano de arrendamento no mínimo?

Obg
    •  
      jccp
    • 2 dezembro 2012

# 11

Colocado por: CostaDiEm todo o caso existe alguma viabilidade em permanecer na casa por 2 meses

isso implica a assinatura do contrato por todas as partes e o respectivo cumprimento do mesmo.
    •  
      GF
    • 2 dezembro 2012 editado

# 12

Se todas as vias do contrato estão na sua posse, e ainda para mais não estão assinadas, não existe contrato válido. O senhorio assinou? Anyway, o contrato só é válido assinado por todos. Existe apenas, uma transferência (?) sua, respeitante a um contrato que eventualmente seria assinado no futuro. A quem pagou esse dinheiro? Quase apostaria que foi à imobiliária.
    E sim, poderá ser difícil que lhe devolvam o dinheiro, depende da sua persuasão e forma de argumentação.

Apesar de eticamente/moralmente achar reprovável, você não está a fazer nada ilegal. Arrependeu-se de uma situação que não se chegou a concretizar. Mas o dinheiro está do lado de lá, portanto ou chega a um acordo, ou perde o dinheiro, ou vai para tribunal pedi-lo. Ou vai para lá morar como já referiram em cima. Indo para lá morar, com base na nova lei, só quando cumpridos 1/3 do contrato é que poderá denunciar o mesmo, com 120 dias de pré-aviso.
  6.  # 13

Colocado por: CostaDiNós vimos a casa, mas foi uma atitude precipitada

Colocado por: CostaDicontrato de 2 anos

Arrendar um imóvel não deveria ser uma atitude precipitada, precisamente porque não existe a período de reflexão/arrependimento.
    Na minha opinião, apesar das opções (legais) que tem, o que considero como mais realista acontecer é uma das 2 hipóteses:
    1. Não querem perder o investimento inicial: cumpram o contrato de arrendamento.
    2. Podem perder o investimento inicial: não assinem o contrato, e partam para outra.
    • Oinq
    • 4 dezembro 2012

# 14

espero que consiga provar que entregou o dinheiro, se quiser ir pá guerra. no contrato não tem a morada do senhorio? só não vai falar com ele se não quiser...

0.0196 seg. NEW