Iniciar sessão ou registar-se

    • nsf
    • 4 Setembro 2017
      Colocado por: Margem EspontaneaBoas Tardes

      Ponto 2 - Colocação da caixilharia e dos estores.
      Até há uns anos atrás, a constituição do vão janela + estores era:
      Estore colocado na parte exterior da ombreira, Caixilharia colocada a meio da Umbreira e para ocultar a caixa de estore era utilizada uma tampa de madeira que funcionava em sistema de "gaveta" ou existia um aro onde era aparafusasa a tampa de madeira.

      Neste momento, na construção actual e no meu ponto de vista a melhor em termos técnicos/funcionais/térmicos e acústicos, é a colocação da caixilharia à face da parede interior e o estore à face exterior, com a aplicação final de uma tampa (em PVC ou em alumínio) para ocultar a caixa de estore. Qualquer manutenção ao estore, será sempre feita pelo exterior.

      Vantagens deste sistema:
      - Eliminação da tampa tradicional em madeira, no interior da habitação e assim eliminar um ponto usual de entrada de barulhos e entradas de ar.
      - Com a colocação do estore pelo exterior e caixilharia pelo interior é criada,entre os dois, uma caixa de ar, o que permite uma diminuição da temperatura entre estore/caixilharia.

    Nesta última solução usam-se as tradicionais caixas de estore ou atualmente há outro sistema?
    E como é feito o isolamento térmico e acústico da caixa?
  1. Ícone informação Anunciar aqui?

  2. Boas nsf

    Nesta última situação usam-se as caixas de estores em EPS ou em Poliuretano, pois por si só já fazem a rotura térmica e acústica. Tenha em atenção que existem no mercado diferentes medidas e com diferentes espessuras de parede (Quanto maior for a espessura da parede, melhor coeficiente térmico/acústico terá).

    Caso o funcionamento dos estores seja motorizado e a junta entre a caixa de estore e o aro do caixilho for bem feita, não terá qualquer passagem pela de ar e som do exterior para o interior, através da caixa de estore.
    Porque não existe passagem?
    - Como o sistema é motorizado, não existe a necessidade de realizar e abrir um furo para passagem da fita de estore e é por aí que normalmente existe alguma passagem de ar e barulho.
    - Como o posicionamento da caixilharia é à face da parede interior, a tampa que "fecha/oculta" o acesso à caixa de estore é colocada na parte exterior, logo também não terá passagem de ar pela "tradicional" tampa de madeira que normalmente existe no interior.

    No ficheiro em anexo, na página que diz respeito aos dados técnicos, pode visualizar no canto superior direito, os possíveis posicionamentos da caixa de estore e caixilharia na parede. A solução que lhe indico é o esquema "B".

    Alguma dúvida, peça.

    Abraço
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">