Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos.
    Gostaria de saber qual o melhor sistema de ligação para tubos multicamada, se o de "engate rapido", se o normal (rosca) ou o de cravar?Prós e contras de cada um.Qual aguenta mais pressão?
    Gostaria também de saber se numa instalação nova de uma casa, que tubo usar (multicamada, inox, latão, etc)? Quais deles podem ser chumbados directamente em cimento (caso fosse necessário)?
    A minha duvida refere-se a uma casa no campo que é necessario remodelar e que ainda está em bloco em algumas zonas.
    Aproveito também para saber, num sistema de painéis solares para aguas sanitárias onde a canalizaçao é feita em cobre, para as ligações o que aconselham, ligaçoes soldadas ou de aperto?
    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: prsduarteOlá a todos.
    Gostaria de saber qual o melhor sistema de ligação para tubos multicamada, se o de "engate rapido", se o normal (rosca) ou o de cravar?Prós e contras de cada um.Qual aguenta mais pressão?
    Gostaria também de saber se numa instalação nova de uma casa, que tubo usar (multicamada, inox, latão, etc)? Quais deles podem ser chumbados directamente em cimento (caso fosse necessário)?
    A minha duvida refere-se a uma casa no campo que é necessario remodelar e que ainda está em bloco em algumas zonas.
    Aproveito também para saber, num sistema de painéis solares para aguas sanitárias onde a canalizaçao é feita em cobre, para as ligações o que aconselham, ligaçoes soldadas ou de aperto?
    Obrigado

    No multicamada o melhor é o de cravar mais seguro tem também hipotese de colocar acessórios de aperto mecanico mas aconselho de crtavar por ser mais seguro em termos de pressão desde que seja bem executado a resistencia do tubo e desde que seja homologado tem por obrigação aguentar 40 bares.

    Poderá aplicar logo cimento embora aconselho aplicar manga de protecç.ão.
    No caso dos paineis solares o cobre é o ideal cobre em vara rigido e poderá utilizar acessórios de aperto, como o preço do cobre flutua em função da cotação ´torna-se extremamente dispendioso pelo que existem muitos instaladores que também utilizam o multicamada no circuito secundário aplicando uma válvula termostatica para regulação de temperatura uma vez que o multicamada só resiste a 85o de temperatura constante.
  3.  # 3

    è que também vi uns que aguentam pressões de 90 bar e que são só de encaixe, no youtube coloquem:
    "plomyCLICK pressure-to-burst test"

    Parece fácil de colocar, rápido e eficiente....mas alguem conhece, tem experiência e sabe preços?
    Já agora, também vi um tubo multicamada pex que aguenta temperaturas até 110ºC e minimas negativas: "Instalación de Pex" (coloquem no youtube o que está entre aspas). Chama-se Aqualinesystem. Acham que vale a pena?
    Os que falam de cravar são deste tipo : "Montagem Pex [Astra S.A.]" (no youtube) ou são aqueles que é tipo um alicate que aperta uma parte metalica contra o proprio tubo?
  4.  # 4

    Trolha

    Vê os videos no youtube. Temperaturas de 110ºC continuos e de 100ºC negativos... é o que afirmam!
  5.  # 5

    Colocado por: prsduarte100ºC negativos


    isso é para trabalhar no artico?
  6.  # 6

    Caros,

    Há muitos "Relvas" licenciados pelo "Youtube"!

    Nenhum vídeo no youtube é vinculativo no que refere a especificações técnicas, os certificados são emitidos por organismos acreditados, e em papel.

    Um tubo com água, sujeito a temperaturas negativas, tem um momento de stresse quando da solidificação da água, em que se verifica um acentuado aumento de volume (-0 a -5ºC).
    Se a deformação do tubo não exceder o limite elástico, pode ser sujeito a temperaturas mais baixas sem que haja qualquer dano para o mesmo, uma vez que a pressão dentro do mesmo não altera.
    Concordam com este comentário: central
  7.  # 7

    Concordo Monteiro
    Sei também que os videos do youtube valem o que valem, mas a mim parece-me que é um video elaborado mesmo pela marca em forma de publicidade!
    O meu interesse é só saber se este tipo de tubo vale a pena em relação a outros...já que pretendo fazer a instalação apenas uma vez.... e que até por acaso é numa zona em que as temperaturas esporádicamente congelam a àgua...
  8.  # 8

    Boas
    Acho que sim. Neste momento estou a renovar a minha casa com multi-camada e pelo que tenho tentado me informar, a vários tipos de tubo multi-camada classe 1/5 2/5 .... 5/5 6/6 cada classe tem particularidades diferentes por exemplo a classe 5 aguenta com picos de temperatura até 95º constante 75º, isto é um pouco de que tenho lido e informações que tenho apanhado por ai, depois a as camadas usadas pe-al-pex-a / pex-al-pex / pe-al-pex-b todos eles tem o seu significado.
    As uniões tenho lido que convém que estas sejam isoladas com fita (O melhor é evitar).
    A instalação é mais rápida do que se ela fosse em PPR.
    E mais caro mas é ganho em tempo.
  9.  # 9

    São duvidas que todos aqueles que iniciam uma construção nova, ou renovação.
    E quanto mais pesquisarmos com mais duvidas ficamos o ppr é solução barata e boa, o pex é pode-se substituir se este for bem instalado.
    O multicamada é um substituto do tubo de ferro e cobre, vamos dizer que é uma alternativa.
    Depois é tudo uma questão de sorte podemos comprar cobre e este ser de fundição fraca como já tive a possibilidade de ler.
    O tubo galvanizado também, a internet pode nos esclarecer muitas duvidas mas também as cria.
    Eu optei pelo multicamada (PE-AL-PEX-a) classe de 1a5 pelo menos é o que esta escrito no tubo, como sou eu que estou a renovar aos poucos foi a solução
    mais pratica que encontrei e estou a optar como se fosse uma instalação de pex, quero dizer linhas directas só que sem caixas, e com alicate de cravar,
    vamos a ver se não vai haver fugas.
    Tenho lido que também serve para aquecimento, mas não para altas temperaturas.
    Optei pelo cobre para a instalação do aquecimento principalmente que tenho intenção de instalar um recuperador para o efeito.
    Concordam com este comentário: nandogonca
  10.  # 10

    Colocado por: prsduarteConcordo Monteiro
    Sei também que os videos do youtube valem o que valem, mas a mim parece-me que é um video elaborado mesmo pela marca em forma de publicidade!
    O meu interesse é só saber se este tipo de tubo vale a pena em relação a outros...já que pretendo fazer a instalação apenas uma vez.... e que até por acaso é numa zona em que as temperaturas esporádicamente congelam a àgua...


    Mas aí eu preocupava-me mais com os acessórios do que com o tubo (multicamada).

    A solução é isolar a tubagem, pelo menos nos pontos críticos, o "multicamada" se de boa marca, é muito mais que uma alternativa.

    Atenção aos acessórios, se a instalação tiver traçados enterrados (principalmente mas não só), verificar que o alumínio do tubo não fique directamente em contacto com o latão do acessório. Normalmente os acessórios teem uma anilha de separação mas já vi alguma... .... Sucata?
  11.  # 11

    Sei que isto é um desenterranço enorme, mas alguém poderia ilustrar os 3 tipos de encaixe que o autor do post menciona:

    "engate rapido", se o normal (rosca) ou o de cravar"

    Obrigado
  12.  # 12

    Desenterrando este tópico.
    Quero fazer lá umas alterações no sistema de aguas (talvez aplicar um painel solar) e do ponto onde deixei preparado até ao sitio onde irei colocar o painel preciso de fazer a rede de agua por cima de um tecto falso de PVC.
    Ora, tem lá uns sítios onde é complicado chegar para fazer as ligações pelo que PPR e inox bicone estão fora de questão (tinha de abrir um buraco muito grande).
    Sobra-me PEX, multicamada e Inox com uns acessórios de "encaixe".
    Eu PEX/Multicamada não queria porque como o sistema será termossifão tenho receio que em alguma instância venha agua demasiado quente para os tubos (na casa não me preocupa porque é tudo em Inox soldado).
    Eu aqui à uns tempo vi uns acessórios para inox que eram de encaixe mas não me recordo do nome (só sei que eram bem caros xD)...esses eram perfeitos para o que necessito..

    Alguma ideia de como se chamam esse tipo de acessórios ? Aquilo era só "enfiar" o tubo e ficava preso, só se soltando com uma ferramenta "especial"...já procurei pela Internet e não dou com a coisa..

    Obrigado!
  13.  # 13

    Ninguém?
    • SMBS
    • 4 dezembro 2019 editado

     # 14

  14.  # 15

    É isso mesmo...
  15.  # 16

    Era mesmo isso ! Obrigado
    • tmmc
    • 4 dezembro 2019

     # 17

    Colocado por: SS1128na casa não me preocupa porque é tudo em Inox soldado.

    Obrigado!


    Tem a certeza que é mesmo inox? Tem fotos disso?
  16.  # 18

    Tenho porque foi o meu sogro que a fez (com a minha ajuda) :)
    Tubagem em inox 316L 2,3mm de parede (se não me falha a memória). Acessórios idem.
    Água fria hidronil com acessórios inox 316L. Queira ter posto também a de água fria em inox, mas demorava muito tempo entre medidas, cortes, solda, teste de pressão..(a fazer aos Sábados que era quando ele tinha disponibilidade).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tmmc
 
0.0253 seg. NEW