Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      GF
    • 3 dezembro 2012 editado

# 1

No outro dia tinha esta discussão com uns amigos, e fiquei na dúvida. Gostava de "ouvir" as vossas opiniões, por simples curiosidade porque eu próprio depois pus-me a pensar....

Num contrato de arrendamento, em que a casa é entregue completamente pintada e limpa, o inquilino não deverá entregar a casa no mesmo estado que a recebeu, ressalvado o desgaste normal pelo seu uso?
    Se o inquilino quiser pregar meia duzia de pregos à parede, para pendurar quadros (estamos a falar de uma dúzia pela casa toda, não de um ou dois), no final não deverão os pregos ser removidos e as paredes pintadas novamente?

Eu sou da opinião que sim, mas já ouvi versões noutros sentidos.
    O que acham?

PS- note-se que eu sou inquilino, não vão pensar que sou senhorio lol
  1.  # 2

Eu confesso que também fico na dúvida...
    Por um lado se recebemos um imóvel pintado e "limpo" de buracos e parafusos deverá ser assim que será entregue.
    Por outro lado, sem os ditos buracos e parafusos não se conseguem colocar cortinados, etc, e tornar o imóvel minimamente habitável e confortável.
    • sisu
    • 3 dezembro 2012

# 3

Colocado por: bel99Eu confesso que também fico na dúvida...
    Por um lado se recebemos um imóvel pintado e "limpo" de buracos e parafusos deverá ser assim que será entregue.
    Por outro lado, sem os ditos buracos e parafusos não se conseguem colocar cortinados, etc, e tornar o imóvel minimamente habitável e confortável.

Por um lado concordo consigo mas os furos na parede fazem parte do uso normal de uma casa por parte do arrendatário. Se for necessário pintar a casa toda só porque se fez os furos normais necessários para habitar a casa ai parece-me excessivo até porque acarreta custos muito elevados.
  2.  # 4

Se o contrato referir que a casa deve ser entregue no estado em que se encontra no momento do contrato, terá que ser entregue sem buracos.

É este o meu entendimento.
    Concordam com este comentário: FD, Jacinta
  3.  # 5

Colocado por: sisuPor um lado concordo consigo mas os furos na parede fazem parte do uso normal de uma casa por parte do arrendatário

Acho que é aqui que está o "dilema". Será que para utilizar a casa é necessário fazer buracos para pendurar quadros? Eu acho normal fazer buracos para cortinados, por exemplo. Agora quadros acho que é algo estético e não condiciona o conforto e habitabilidade do imóvel. Simplesmente torna-o mais "bonito"...
  4.  # 6

Casa devolvida, tiram-se os quadros e ficam as paredes com pregos que têm que ser retirados, pois as próximas pessoas a habitarem a casa não vão obviamente querer os pregos nos mesmos sítios.
    Gostos são gostos e o "põe prego e tira prego" fica um pouco caro para quem está entre um e outro e tem sempre que ter as coisas em condições.
    Um ou dois pregos, concordo que alguns fechem os olhos, mais muitos pregos e muitos buracos a tapar e paredes inteiras a repintar, fica muito caro, principalmente agora que as pessoas querem comodidades com rendas ao nível dos ordenados que recebem.
    • J.C
    • 3 dezembro 2012

# 7

GF, essa é uma boa questão.
    Eu aqui tb não sei, mas na França (quando lá estive) habitava numa casa alugada e lá é assim!
    3 meses de caução e quando deixar a casa, mesmo os minusculos furinhos dos pregos não podem existir
    senão lá se vão os 2 meses de caução.
    Como diz o Silver Wolf, estar essa cláusula no contrato.....Em Fr está, aqui, como digo não sei!
    Mas como já fui fazer obras em que os inquilinos sairam e até levaram o lava loiças e o granito da bancada.....Já nada me admira!
  5.  # 8

Vivi numa casa em que os varões para cortinados, de um modelo muito simples e feitos com a mesma madeira das portas e janelas, já vinham com a casa. Foi prático para mim e um investimento mínimo para o senhorio.
  6.  # 9

Eu em tempos sugeri à Ordem dos Engenheiros (que me ignorou com toda a classe) a criação de um relatório aquando da celebração do Contrato de Arrendamento sobre o estado da habitação (ou outra fracção).

Seria efectuada por um técnico, com fotografias e assinado pelo senhorio e inquilino.

Serviria precisamente para resolver essas situações. Criaria emprego qualificado, geraria mais impostos e tenho a certeza que a maioria dos senhorios não se importaria de pagar uma pequena taxa, desde que tivesse essa segurança extra.
    Até aliviaria os processos nos tribunais.

Mas depois apercebi-me que estamos em Portugal.
    Concordam com este comentário: CristinaP
  7.  # 10

Colocado por: GFEu sou da opinião que sim, mas já ouvi versões noutros sentidos.

O meu inquilino entregou-me a casa há dias e tinha mais uns furos na parede, tinha inclusive um furo de um lado ao outro na sala para a cozinha para puxar o cabo de TV e tretas do género. Legalmente não sei se é ou não permitido, mas na minha opinião não faz qualquer sentido exigir que a casa seja entregue num estado perfeito. Parece-me utilização normal... No contrato dizia que a casa tinha de ser entregue como estava e tal, mas sinceramente, haja bom senso.

Colocado por: Silver WolfEu em tempos sugeri à Ordem dos Engenheiros (que me ignorou com toda a classe) a criação de um relatório aquando da celebração do Contrato de Arrendamento sobre o estado da habitação (ou outra fracção).

Seria efectuada por um técnico, com fotografias e assinado pelo senhorio e inquilino.

Mais burocracia? Não obrigado. Se eu quiser antes de alugar a casa tomo os devidos cuidados para me certificar que não há ambiguidades do estado da casa antes de ser alugada. Isso não é gerar emprego, é destruir riqueza obrigando as pessoas a consumir serviços que não querem. Como de resto se faz muito em Portugal sobre essa mesma máscara.
    Concordam com este comentário: AnaT, JOCOR, Nia_
    • Oinq
    • 3 dezembro 2012

# 11

Oh silver wolf, o que consideras uma pequena taxa?

Eu sou inquilino a minha casa não me foi entregue imaculada, alias os furos das varoes de cortinado do anterior inquilino ainda la estao... Quando eu sair, faço questão dde tapar os buracos que fiz e se a espatula jà esta lá porque n hei de tapar os outros?
    Paredes não tinha nenhuma pintada de novo mas quando sair as paredes que tiverem buracos feitos por mim eu faço questão de pinta-las... É tudo uma questão de bom senso... Claro que vou ser eu a pinta-las, não vou la mandar o pintor. E vai tudo corrido a branco...
  8.  # 12

Seria facultativo. Só haveria relatório para quem quisesse.

Julgo que não seria difícil os preços se aproximarem das certificações, na casa dos €100,00.
    Concordam com este comentário: Jacinta
  9.  # 13

Colocado por: Silver WolfSeria efectuada por um técnico, com fotografias e assinado pelo senhorio e inquilino.

Para que é que é necessário um técnico para senhorio e arrendatário fazerem a verificação do estado da habitação, acordarem como deverá ser entregue no final do arrendamento e assinarem os papéis que acharem por bem assinar?

Mas quem o quiser fazer pode sempre contratar um técnico ou empresa de peritagens, não é preciso nenhum serviço especial criada pelo ordem dos engenheiros.

Colocado por: Silver WolfMas depois apercebi-me que estamos em Portugal.

Neste caso ainda bem, nem tudo é mau em Portugal.
    • LVM
    • 3 dezembro 2012

# 14

Arrendei um apartamento aqui há tempos a uma alemã que depois de entrar telefonou,a pedir autorização para:
    - utilizar a lareira;
    - colocar, ás suas custas, um resguardo fixo numa banheira;
    - colocar alguns pregos na parede.
    Quando saiu, não consegui detectar onde estavam os pregos nem vi vestígios de utilização da lareira (sei que foi usada).
    Esta arrendatária deixou a casa impecável, tal como a tinha encontrado no dia em que assinou contrato, conforme constava a clausula 6 do mesmo.
    Parece que na Alemanha é assim...

Ao fim e ao cabo, penso que é uma questão de bom senso. Um ou outro prego não é a mesma coisa que encontrar pregos em tudo quanto é sítio. Colocar pregos na parede não é desgaste normal, é desgaste acelerado. Pregos na cozinha para pendurar acessórios, na WC para uma pequena estante, nos corredores, sala e quartos para quadros, etc, etc. Na hora de sair, há que compor tudo. Isto se quiser fazer como na Alemanha e cumprir estritamente o contrato.
    • sisu
    • 3 dezembro 2012

# 15

Colocado por: bel99
    Acho que é aqui que está o "dilema". Será que para utilizar a casa é necessário fazer buracos para pendurar quadros? Eu acho normal fazer buracos para cortinados, por exemplo. Agora quadros acho que é algo estético e não condiciona o conforto e habitabilidade do imóvel. Simplesmente torna-o mais "bonito"...

Se o inquilino ficar na casa alguns anos por exemplo acho que o poder meter uns quadros ou fotos de familia nas paredes condiciona sim o conforto. Eu pelo menos falo por mim mas casa com paredes limpas sem nada não me sinto em casa nem me faz sentir como se tivesse no meu lar. Paredes sem nada faz-me sentir como casa temporária e nem me sinto lá bem. Acho que faz parte do uso normal de uma habitação mas lá está sem exageros. Imagine-se que o arrendatário fica na casa uns 20 anos por exemplo. Eu não me imagino numa casa 20 anos sem poder meter lá um quadro ou pendurar um espelho por exemplo.
  10.  # 16

Colocado por: sisuSe o inquilino ficar na casa alguns anos por exemplo acho que o poder meter uns quadros ou fotos de familia nas paredes condiciona sim o conforto. Eu pelo menos falo por mim mas casa com paredes limpas sem nada não me sinto em casa nem me faz sentir como se tivesse no meu lar. Paredes sem nada faz-me sentir como casa temporária e nem me sinto lá bem. Acho que faz parte do uso normal de uma habitação mas lá está sem exageros. Imagine-se que o arrendatário fica na casa uns 20 anos por exemplo. Eu não me imagino numa casa 20 anos sem poder meter lá um quadro ou pendurar um espelho por exemplo.

Concordo. Mas aí já sou da opinião que deveria tapar os buracos. Quando falei em conforto e habitabilidade seria mais na perspectiva funcional das palavras, no sentido do que é essencial para viver. Claro que paredes brancas condicionam o conforto (mental). Mas não condicionam o conforto (funcional) de uma habitação. Talvez por aí se pudesse diferenciar quais os buracos "aceitáveis" ou não... poderia ser um critério...
    Mas continuo na dúvida sobre este tema. Até porque tolerância e bom senso nem todos têm.
  11.  # 17

Quando há litígio esse trabalho é feito à posteriori, em tribunal, com custos elevadíssimos.

As poupanças ao país com esse trabalho feito à priori seriam enormes.

A vantagem do serviço ser standarizado, seria a economia de custos e a criação de um modelo de fácil leitura em caso de conflito.

E não é nada de estranho, nos países evoluídos existem situações semelhantes, na maioria das vezes associadas a seguros de renda.
    Mas isso é tudo "mais burocracia".
  12.  # 18

JC se habitou em França, nao somente tem de tapar os buracos, se a casa tiver papel nas paredes tem de a deixar com o papel em bom estado sem buracos e nao rasgado, para evitar isso geralmente, com um cuiter daz se um x levanta o papel nesse sitio faz o buraco com o bruquin , quando se vai embora cola de nova esse bocadinho de papel e pronto! bom isso é no caso ;que nao tenha gatos ou caes no apartamento porque nessa altura é obrigado a mudar o papel todo, e esqueçe outra coisa muito mais importante, nao entra na casa sem ter um seguro multi risco habitiçional! nao é a vara larga como ai! sabe ou nao sabe?
    Concordam com este comentário: Jacinta, J.C
    • Nia_
    • 3 dezembro 2012

# 19

EU morei numa casa arrendada e antes de sair de lá retirei todos os pregos e tapei todos os buracos, ma sñ pintei!
    Inclusivé uma parede que criava humidade, limpei tudo com lixivia!!Sem ter a ver com o problema!

È como já disseram, vai do bom senso de cada um e neste caso penso q tem q ser dos dois lados inquilino e senhorio.

Mas por exemplo quis pintar os moveis da cozinha porque eram em madeira pintados de amarelo e perguntei antes de o fazer.
    Tal como a tal alemã que quis colocar um resguardo na banheira e perguntou, agora perguntar se pode usar a lareira já me parece um bocadinho extremismo!
    Concordam com este comentário: de jesus mendes
    • J.C
    • 3 dezembro 2012

# 20

Colocado por: de jesus mendes
    ter um seguro multi risco habitiçional!

O senhorio nem sequer lha aluga...
    E se tiver o seguro com pagamento atrasado (não sei como) mas o senhorio alerta-o logo.
    Mas isso é outra Cultura!!...Não o deixa andar como AQUI! Infelizmente.

0.0219 seg. NEW