Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Diz-se por aí, que para uma pergunta parva, a resposta deverá ser no mínimo idiota.

    Com um EPS de 20 cm, que pontes é que há para eliminar na zona dos vãos?
    Qual a largura total da parede?
    A quantos centímetros do exterior vai ficar colocado o marco da porta/janela?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 22

    Não á nada como contactar uma empresa que tenha experiencia no assunto.
    [email protected]
      logo 55.jpg
  3.  # 23

    Boa tarde, caros foristas.

    Uma vez que dei inicio a esta discussão, não fazia sentido deixar de publicar aqui as informações entretanto obtidas.
    Em conversa com pessoas ligadas à construção e à arquitectura presentes no Luxemburgo e na Suiça, e de acordo com o que entendi, deixo aqui um pequeno esquiço. Para controlar as pontes térmicas nos vãos, as caixilharias são aplicadas o mais exterior possível.

    Cmps
  4.  # 24

    Colocado por: Costa Martins arqas caixilharias são aplicadas o mais exterior possível.


    e caixas de estore?
  5.  # 25

    Fico com duvidas na fixação da caixilharia assim e da forma como fica isolada a fixação junto da parede ...
    Apesar de levar isolamento, parece que fica frágil a fixação ... E estores, nao tem ?
  6.  # 26

    Existe uma espécie de pré-aro que terá a dimensão apropriada ao peso da caixilharia. Penso eu!

    Mais. No caso das fachadas ventiladas, eles preferem 2 camadas de lã de rocha (2x6=12cm) como isolamento termico. Ou seja: paramento interior + camadas de lã de rocha + impermeabilização + revestimento (pedra, betão, metal, etc.). Apesar do revestimento ficar a cerca de 15 cm da parede, existem grampos da halfen, apropriados para a sua fixação.

    Pelo que foi dado a entender, é exigido ao projectista, a pormenorização do projecto quase ao nível do parafuso e dobradiça. Coisa que aqui em Portugal é desvalorizada.

    Cumprimentos
  7.  # 27

    Colocado por: Costa Martins arqPelo que foi dado a entender, é exigido ao projectista, a pormenorização do projecto quase ao nível do parafuso e dobradiça. Coisa que aqui em Portugal é desvalorizada.

    aqui em portugal, a maioria dos construtores nem olhavam para os projectos... principalmente para as especialidades...
    agora já começam lentamente a dar alguma importancia...
    Concordam com este comentário: Riscador
  8.  # 28

    Uma questão extremamente importante nos casos dos sistemas de caixilharias , prende-se de facto com o vidro duplo escolhido.
    Infelizmente em portugal não era comum olhar-se para as as caixilharias do ponto de vista da eficiência energética, tanto é que se olharmos para a esmagadora maioria dos sistemas de caixilharias comercializados no nosso mercado, rapidamente chegaremos á conclusão de quão problemático pode ser este assunto, isto porque pura e simplesmente os sistemas de caixilhos principalmente de alumínio, ainda que sejam de corte térmico utilizem por isso poliamidas de 14.8 ou de 24, não conseguem comportar vidros com caixas de ar realmente a sério.
    Se tivermos a possibilidade de olharmos por exemplo para o que hoje se faz no mercado Francês, onde ao nível das caixilharias que exigem os NF's e os CSTB's que comprovem o desempenho da Janela (Uw da Janela), percebemos imediatamente que o valor de transmissão térmica da janela é resultante do valor da transmissão térmica do caixilho (valor Uf) + o valor de transmissão térmica do vidro ( valor Ug ).
    Assim, conta ter em atenção aspectos relativamente importantes na selecção de caixilharia nunca esquecendo que as mais desfavoráveis são de facto as de alumínio pela sua (ainda assim) condutibilidade térmica, seguida das caixilharias de madeira ou mistas e por fim as de PVC que beneficiam de facto de um valor Uf mais baixo que as restantes.
    Claro que depois surge-nos outros aspectos a ter em linha de conta como o sejam as possibilidades de construção/tipologias possíveis, e ainda a resistência ás solicitações do vento e a sua deformação.
    Uma opinião minha muito pessoal e partindo do principio que se pretende utilizar um vidro de baixo emissivo (o ideal seria um valor Ug igual ou menor a 1,7), a caixilharia de alumínio terá sempre valores Uw DESFAVORÁVEIS uma vez que estarão sempre pelo menos 30% acima das de madeira ou de PVC, mas ao mesmo tempo partindo do pressuposto que o PVC não obtém as mesmas resistências do Alumínio, então concluiremos que a escolha acertada recairá sobre os sistemas mistos de Alumínio Madeira, uma vez que conjugam a robustez do alumínio, aliados ao conforto térmico da madeira natural, utilizando as mesmas gamas de ferragens de canal 16 do PVC.

    Cumprimentos a todos!
  9.  # 29

    É uma opinião tão válida como outras. Só por curiosidade: comercializa esse tipo de produto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mário Santos
  10.  # 30

    Sim, amigo JCardoso, por acaso comercializo qualquer uma delas , apesar de estar ligado ás caixilharias de Aluminio á muiiiiiitos mais anos do que ás outras sejam as de aluminio-madeira, sejam as de PVC.

    MS
  11.  # 31

    Colocado por: Mário SantosSe tivermos a possibilidade de olharmos por exemplo para o que hoje se faz no mercado Francês, onde ao nível das caixilharias que exigem os NF's e os CSTB's que comprovem o desempenho da Janela (Uw da Janela), percebemos imediatamente que o valor de transmissão térmica da janela é resultante do valor da transmissão térmica do caixilho (valor Uf) + o valor de transmissão térmica do vidro ( valor Ug ).


    cá também se calcula o desempenho energético das janelas dessa forma. aliás é segundo a norma EN ISO 10077-1
    e também já temos, embora ainda não obrigatória, a etiquetagem de desempenho energético de janelas.
    http://www.adene.pt/pt-pt/SubPortais/SEEP/SEEP_Janelas/Paginas/default.aspx
  12.  # 32

    Caro Fernando Ferreira, o que existe cá e de forma obrigatória, é a marcação CE nos caixilhos e isso apesar de já poder ser feito desde 2007, na realidade beneficiou de um período em que se podia fazer ou não a dita marcação CE, de qualquer forma esta tornou-se obrigatória em 01 de Fevereiro de 2011.
    A norma que está vigente para a marcação CE dos caixilhos é a NP:14351.1, e obrigatoriamente cada caixilho fabricado e aplicado em qualquer obra ou construcao nova ou de renovação, terá obrigatoriamente de ter apensa uma etiqueta com as performances de cada caixilho, estes mesmos dados do seu desempenho devem ser atestados por organismo acreditado, neste caso em Portugal é pelo LNEC, e dá-se o nome de ITT ( inicial test type)
  13.  # 33

    não estava a falar da marcação CE.
    estava a falar de Etiquetagem Energética de Janelas. tal como os electrodomesticos que têm Classe A+ etc...
  14.  # 34

    Ok, desculpe!
    • PT
    • 9 dezembro 2012

     # 35

    Colocado por: Mário SantosSim, amigo JCardoso, por acaso comercializo qualquer uma delas , apesar de estar ligado ás caixilharias de Aluminio á muiiiiiitos mais anos do que ás outras sejam as de aluminio-madeira, sejam as de PVC.

    MS

    Uma caixilharia em madeira pode receber um vidro de A:2,90m x 3,20m,k Fixo ou elevatório?
    Obrigado
  15.  # 36

    Colocado por: PT
    Uma caixilharia em madeira pode receber um vidro de A:2,90m x 3,20m,k Fixo ou elevatório?
    Obrigado


    Não sei se queria perguntar um vidro inteiro !?!?!?
    Se for um único vidro, creio que neste momento por via das novas normativas não será possível, ou pelo menos muito fácil, mas posso ir confirmar.
    A ser possível ( o que não creio) obrigaria a um super vidro em termos de espessuras, teria de ser com laminados etc,etc,
    Se for para um único vão, imaginemos de correr elevatório em 2 folhas, isso já é perfeitamente viável.

    Cumps

    Poderá ver na página da empresa que represento www.sytalmad.com onde temos logo na homepage um vão com por exemplo 6300mm de lagura
    • PT
    • 9 dezembro 2012

     # 37

    Colocado por: Mário Santos
    elevatório em 2 folhas, isso já é perfeitamente viável.

    As dimensões que referi seriam para um vão de 6,20m duas folhas e vidro 8-16-44. E a questão seria para madeira e não alumínio /madeira.
    Obrigado
  16.  # 38

    Colocado por: Anonimo16062021
    Ou ate mesmo na alvenaria pelo exterior..
      CIMG0542.jpg


    Penso que levará o acabamento a face do caixilho. Mas aí está um dos exemplos.

 
0.0213 seg. NEW