Iniciar sessão ou registar-se
    • Neya
    • 3 dezembro 2012 editado

     # 1

    Olá a todos.

    Registei-me neste site pois estava a fazer pesquisas acerca de seguros multiriscos e com o problema da minha habitação e pareceu-me que neste site vou encontrar as ajudas necessárias. E desde já agradeço a todos os membros que me derem uma "mão".

    O meu problema é o seguinte. Eu tenho um seguro multiriscos com várias coberturas. Está aliado ao crédito habitação e por isso mais o fato de eu ser do último andar optei por um bom seguro (ou assim penso que seja, ie, escolhi o "habitação plus" do meu banco. Confesso que de seguros pouco percebo e por isso peço desesperadamente ajuda a todos.

    As coberturas são:

    cobertura base incêndio (edifício)
    incêndio raio e explosão (edifício)
    tempestades (edifício)
    granizo e neve (edifício)
    inundações (edifício)
    danos por agua (edifício)
    choque ou impacte de veículos terrestres
    choque de objectos sólidos do exterior
    queda de aeronaves (edifício)
    queda acidental de arvores (edifício)
    quebra e queda antenas,mastros e eq.Sol.
    Derrame acidental de oleo (edifício)
    derrame sist.Hidraulicos contra incendio
    demolição ou remoção de escombros (edif)
    despesas necessárias - minimizar perdas
    fumo (edifício)
    danos em muros e vedações
    danos em jardins
    localização da rotura ou avaria
    danos esteticos
    furto ou roubo edificio
    quebra vidros,louça sanitária e mármores
    danos em canalizações e cabos subterran.
    Resp. Civil proprietario do edificio
    resp. Civil propriedade horizontal
    perda de rendas
    honorários de técnicos
    entidades oficiais
    riscos electricos
    fenómenos sísmicos edifício
    aluimentos de terras edifício
    actos terror.Vandal.Sabotagem edifício
    greves,tumultos alt.Ordem públ.Edifício

    algumas destas coberturas têm franquia e outras não. Mas o meu problema é o seguinte.

    No meu prédio as janelas estão colocadas da seguinte forma: caixilharia por fora e persianas (estores) por dentro. Na última reunião de condomínio (maio de 2012) pedi permissão à assembleia para alterar esta disposição. Assim, pedi para colocar as caixilharias por dentro e os estores por fora de forma a evitar e a me proteger do frio, chuvas, calor, etc. Pois com a disposição atual das janelas não só as assoalhada se tornam frias o que faz com que as condensações, as condensações, como vários empreiteiros me disseram, acontecem devido ao choque térmico - no caso das assoalhadas estarem mais quentes do que o exterior por causa de eu ser o último andar. Estas condensações fazem até com os apainelados das janelas (em madeira) de manhã estejam com água a escorrer (literalmente). Essa alteração foi me autorizada por unanimidade, ou seja, todos os vizinhos autorizaram.

    Em outubro, devido às chuvas, tive imensas infiltrações. Mas não reportei ao seguro porque não haviam danos e achei que não valia a pena. Mas, com o frio dos últimos dias, tenho ligado a lareira e o aquecimento central. O que acontece é que o meu chão em solho flutuante está a levantar todo, ie, tudo o que é madeira em minha casa começa a "inchar".
    Algumas das infiltrações vieram pelas janelas, ou seja, a água da chuva foi tanta que as calhas das janelas inundaram e transbordaram para dentro da minha casa fazendo com que a água se espalhasse pelas assoalhadas.

    A minha dúvida é a seguinte.

    Uma vez que a origem dos danos foram as janelas, mediante as coberturas do meu seguro que descrevi acima, (por não isolarem bem o interior, quer do frio como das águas das chuvas, o meu seguro pode (ou deve) alterar as minhas janelas. Ou seja, se a água da chuva entrou pela janela (devido às janelas estarem de fora e as persianas não isolarem/protegerem a entrada de água da chuva) o meu seguro pode/deve me resolver o problema não só dos danos causados como evitar que aconteça novamente?

    Confesso que quando pedi ao condominio para alterar a disposição das janelas nunca na vida pensei que viesse a ter problemas, pois alterar a disposição das janelas é um projeto (pessoal) que estava destinado a acontecer somente em 2013 mas decidi aproveitar a reunião pois sei que na próxima reuniao de condominio não vou estar em portugal e assim, como se costuma dizer, "matei dois coelhos de uma só vez".


    Agradeço a todos os que me possam ajudar!

    Um bem-haja a todos!
    • cmeg
    • 4 dezembro 2012 editado

     # 2

    Não sou especialista em seguros mas diria o seguinte :

    Dificilmente a sua seguradora irá caso descubra que essa situação decorre de alterações promovidas por si assumir qualquer responsabilidade. E ainda que não saibam das alterações promovidas refugiar-se-ão noutra coisa qualquer nem que seja no limite em incoerências com o projecto do imóvel.

    Você pode argumentar que isso decorre por força das chuvas mas para accionar a cobertura de inundação tem que haver um dilúvio (um x de dm3 de precipitação por m2 de indice acima do qual é considerado inundação). Danos por água não creio mas leia exactamente o que consta nessa cobertura. Essa dos danos estéticos é que é novidade. Será para paredes grafittadas por exemplo? Não conhecia.

    Em última instância e dado que deve ser um prejuizo avultado pelo que infiro participe o sinistro à seguradora quando muito o que obtém é um não e pior que está não fica. Mas infiltrações é sempre complicado que assumam alguma coisa sei isso por experiência própria do meu condomínio.

    Espero de alguma forma ter ajudado.

    cmeg
  1.  # 3

    não isolarem bem o interior, quer do frio como das águas das chuvas, o meu seguro pode (ou deve) alterar as minhas janelas


    Para tirar as duvidas leia a apólice - tem forçosamente uma definição detalhada do âmbito de cada cobertura e das exclusoes.
    Dito isto, nao acredito que uma seguradora indemnize prejuízos decorrentes de uma obra defeituosa e ilegal. E seguramente nao pagam as janelas...
 
0.0119 seg. NEW