Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá

Era uma vez à muito, muito tempo... estávamos nos meses de Setembro/Novembro de 2006 quando começámos a efectuar os primeiros rascunhos da nossa casa. Nessa altura, procedemos como qualquer um que se mete nestas aventuras, procurar plantas/casas na internet, comprar revistas às carradas, riscar papéis primeiro, evoluindo para o visio posteriormente, enfim, uma grande epopeia de procura de ideias e acima de tudo, uma identificação pessoal. Algures nesta altura começámos as primeiras conversas com um gabinete de arquitectura, mostrámos os primeiros desenhos e trocámos impressões sobre as nossas ideias.

Entre Janeiro e Março de 2007, o desenho começou-se a definir, pelo meio houve o telefonema CHAVE: "Olhe, como sabem o que a gente quer, olhem para este rascunho de planta e refaçam tudo de novo"! Este telefonema foi importante, por duas razões, primeiro que tudo, as ideias que tinhamos inicialmente resultavam em enormes áreas de circulação, quartos virados a este e um alinhamento pouco enquadrado na topologia do terreno (8 metros de diferença de cota!) ; Em segundo lugar, demos oportunidade à equipa de arquitectura au sermos mais flexiveis e "mexerem" no desenho mais à vontade (ERRO INICIAL - levar uma planta feita e apresentar pouca flexibilidade para alterações), com base num rascunho/pressupostos para o modo como queriamos organizar o nosso espaço. Vou fazer outro post a explicar como organizámos as coisas...

Em Maio de 2007 o projecto estava numa fase final muito madura. Deu-se os passos necessário para o mesmo dar entrada na Camara. Desconhecíamos a epopeia que vinha pela frente, que tanta vez nos fez querer abandonar esta ideia...

No dia 14 de Junho de 2007 o projecto deu entrada no Departamento de Urbanismo da Camara. No dia seguinte, foram entregues dois documentos que estariam em falta (pormenores do projecto de demolição de uma casa antiga que estava no terreno).

Independemente do n.º de telefonemas e pedidos do ponto de situação, só voltaríamos a ter notícias do projecto em Fevereiro de 2008. Hoje, que temos os documentos, podemos ver o que se passou, a 29 de Fevereiro de 2008 foi assinado pelo Chefe de Divisão, a 7 de Março pelo Director do Departamento de Urbanismo e pelo Director Municipal Planeamento Estratégico de Urbanismo, sendo assinado pelo Presidente da Camara a 9 de Março de 2008.

A 4 de Abril de 2008 o Projecto de Arquitectura era declarado APROVADO.

Só fomos notificados desta aprovação, quase 2 meses depois, contudo, através de alguns "contactos" conseguimos dar continuidade ao processo...

Algures entre Março e Abril, foi entregue o Projecto de Especialidades. Não temos a data exacta, mas sabemos que parte do processo de especialidades chegou ao SMAS a 2 de Abril de 2008, só saindo a 4 de Junho de 2008, após um telefonema de hora e meia entre mim e a engenheira que estava a "analisar" o processo. Queria que eu fizesse uma ligação de 300 metros estrada fora para ligar à rede de esgotos, com um desnível de 50 metros...

A 23 de Junho de 2008, o projecto é assinado/aprovado pelo Direcor do Departamento de Urbanismo e no dia seguinte, pelo Chefe de Divisão.

A 11 de Julho de 2008, em deliberação camarária o projecto é aprovado por respeitar o PDM e novamente assinado pelo Presidente da Camara. Esta APROVADO o projecto de especialidades.

O que se passou nos meses seguintes, não sei explicar. Burocracia, incompetência, falta de rigor e disciplina, não sabemos... Só seríamos notificados da aprovação do projecto de especialidades em 6 de Outubro de 2008. Nesta notificação davam as instruções para o que é necessário para levantar a licença de construção. Sem esta notificação, não podemos avançar...

A 17 de Novembro de 2008, efectuamos o pedido de licença de construção. Todos os documentos, assinaturas, planos e livros de obra estavam em conformidade.

A 8 de Janeiro de 2009, após um telefonema nosso, somos informados que a licença de construção está disponível, que poderia ser levantada e paga! Claro, que não nos avisaram, tivemos de ser nós a ter essa iniciativa.

Ontem, analisou-se as plantas e agora está-se a marcar o terreno! :)

O texto vai longo, mas resumindo temos:

Entrada de PROJECTO DE ARQUITECTURA - 14 de Junho de 2007
    APROVAÇÃO do PROJECTO DE ARQUITECTURA - 4 de Abril de 2008
    Entrada PROJECTO DE ESPECIALIDADES - Março/Abril de 2008
    APROVAÇÃO do PROJECTO DE ESPECIALIDADES - 11 de Julho de 2008
    NOTIFICAÇÃO DA APROVAÇÃO - 6 de Outubro de 2008 (Enviar uma carta para casa... vergonhoso)
    Entrada PEDIDO DE LICENÇA DE CONSTRUÇÃO - 17 de Novembro de 2008
    LICENÇA DE CONSTRUÇÃO - 8 de Janeiro de 2008

Tenham paciência, muita paciência, mas muita persistência. E de preferência, uma boa cunha. Na semana do Natal, numa noite de folia conheci um individuo que até se safa bem na camara, dei-lhe o numero de processo, no dia seguinte ligou-me a dizer o preço da licença de construção. Segundo ele, os projectos dele são 2 a 3 meses, com alguns almoços de luxo pelo meio e uma ou outra striper... Tenho pena de não o ter conhecido à mais tempo!

Obrigado pela paciência para lerem isto tudo :)

Coisas da Casa
  2.  # 2

Adriano

Sei que pode ser considerado pouco ético mas quem sabe se todos comercar-mos a expor o nome desta câmaras e dos seus respectivos funcionários as coisas não possam começar a melhorar.
  3.  # 3

Olá AdrianoP
    Desculpe a pergunta pessoal...mas de onde é? É que tenho um Projecto de Arquitectura a decorrer na Câmara de Coimbra e queria despachar o processo o quanto antes de forma a passar para o Projecto de Especialidades...E ter um conhecimento desses era muito bom. Pagar umas jantaradas e umas stripers era "No blem"...
    Cumprimentos
  4.  # 4

Boas

Infelizmente esta é a realidade. Eu tive a sorte de conhecer "a" pessoa na altura certa. Em Agosto 2007 fizemos a primeira reunião no Departamento de Urbanismo para saber a viabilidade de construção, foi favorável; durante os meses de Setembro e Outubro o projecto foi concluido tendo dado entrada na Camara ainda durante o mês de Outubro; o projecto das especialidades deu entrada em Dezembro , ficou tudo aprovado a meio de Janeiro 2008. A licença de construção foi levantada em Junho e.... já vejo paredes.

É preciso MESMO muita vontade para não desistir

Boas obras
  5.  # 5

"No Problem" ... era o k keria dizer!
    :)
  6.  # 6

Olá marjoao
    É preciso mt paciência, vontade e NUNCA desistir, mas o seu projecto decorreu bem rápido e ainda bem. Era assim k eu gostava k o meu decorresse...
    Qual é a sua camara?
  7.  # 7

É na margem Sul
  8.  # 8

Martaenf

O camara em questão não é de Coimbra.

zedasilva

ahah Que se lixe a ética. Mas ainda agora começou! :) Ainda vou precisar MUITO deles!! Acho que algures no blog ou aqui no forum já falei da camara ;)

Coisas da Casa
  9.  # 9

Obrigada Marjoao...o meu está na Camara de Coimbra...que é lenta, lentinha...ou se tem conhecimentos ou então passa de um ano até chegar à lincença de construção. Mas eu acredito k n será tanto...ou antes ... espero!
    Boas obras
  10.  # 10

Boa sorte para as obras AdrianoP

Cumps
  11.  # 11

AdrianoP

A pouca vergonha da sua câmara é que ainda ontem apareceram na TV a dizer o que faziam com 5 Milhões de Euros e de que a mais estúpida das leis (ajuste directo para obra de valor abaixo de 5 milhões, isto é, todas) era necessária, para ajudar algumas empresas que atravessam dificuldades devido á crise.

E não se pode fuzilá-los? (fazíamos um ajuste directo ao pelotão de fuzilamento com umas strippers)
  12.  # 12

Pois o eterno problema de precisar-mos deles.
    Nós os profissionais da área ainda poderiamos ter uma desculpa : ))))
    Como já por aqui alguem disse ...
    Volta Salazar que estás perdoado.
  13.  # 13

Adriano esta na hora de esquecer o calvário que passaste e te concentrares para aquilo que te espera, ou seja, o inicio da construção da tua casa.

Eu também tive um processo bem moroso, mas aqui reconheço que a culpa foi minha, poupei uns milhares de euros, mas perdi em tempo.

Mas para dar uma ideia, desde que vi o terreno (Maio de 2006) até à emissão da licença (julho de 2008), passou-se mais de 2 anos.... agora isto já nem interessa, só mesmo o presente e o futuro.

Boa sorte e bora lá meter essa casa de pé.

Um abraço

Filipe

http://montedochafariz.blogspot.com/
  14.  # 14

Boa tarde,
    O meu projecto deu entrada na Câmara no dia 24 de Janeiro e foi aprovado no dia 27 de Agosto. Tive alguns problemas na Arquitectura mas as especialidades foram aprovadas em 15 dias. É que o arquitecto da câmara utilizava sempre os 30 dias uteis....
    O que interessa mesmo é que a habitação já começou...

Boa sorte e que tudo corra pelo melhor :)

Cump. Pedro Silva.
  15.  # 15

Aqui o que me parece é que os atrasos são sempre por questões administrativas...

Diz-se que o terreno já está cheio de marcações! Mas só vou poder ver bem amanhã... :)

Coisas da Casa
  16.  # 16

Colocado por: AdrianoPAqui o que me parece é que os atrasos são sempre por questões administrativas...

Diz-se que o terreno já está cheio de marcações! Mas só vou poder ver bem amanhã... :)

Coisas da Casa

Porreiro agora é so indo fazendo um update com fotos ao blog.

Olha a história de escolher o empreiteiro foi fácil?

um abraço

Filipe

http://montedochafariz.blogspot.com/
  17.  # 17

Olha a história de escolher o empreiteiro foi fácil?

Fácil, acho que nunca é... mas segui algumas das dicas que meti lá no blog e juntei-lhe um pouco de intuição. Vamos ver como corre :)

Coisas da Casa
  18.  # 18

Depende mesmo das câmaras. O meu processo de arquitectura deu entrada no final de Março na Câmara de Barcelos e no final de Setembro a Licença estava pronta a ser levantada. Não sei se nas outras câmaras também é assim, mas aqui enviam uma password para o proprientário consultar/seguir na internet todas as alterações que o processo tenha. Eu soube que a minha licença estava emitida e apenas 3 dias depois recebi a carta a dizer o mesmo. Não tem comparação com alguns anos atrás que só mesmo com uma boa e grande cunha se tirava de lá qualquer processo.

Cumpts
    gmacedo

0.0199 seg. NEW