Venho através deste meio solicitar o vosso aconselhamento no seguinte:
No dia 17/11/2012, em minha casa, o pavimento em tijoleira de barro vermelha, do hall de entrada (com cerca de 4m2) abriu uma racha/fenda deste a porta de entrada até à parede oposta fazendo com que o pavimento se elevasse (parece que inchou). Na sala (com cerca de 40m2) junto à janela, não rachou mas levantou também. Tenho este pavimento há cerca de 13 anos e nunca tive qualquer tipo de problema. A tijoleira tem um tratamento com verniz. Que eu desse por isso não houve qualquer tipo de inundação/infiltração.
Fiz a participação à seguradora e esperei.
Hoje, foi um perito a minha casa tendo chegado à conclusão que a origem do sucedido foi derivado a choques térmicos cujos danos não são cobertos por nenhuma seguradora. Perguntei se não poderia ter sido uma oscilação do prédio. Respondeu que não pois o prédio já tem cerca de 15 anos e com estes anos todos as oscilações já não acontecem.
As minhas questões são: - Como se chega a uma conclusão destas somente pelo olhar? Não são necessários mais testes? - O choque térmico refere-se ao fenómeno que em geral leva à quebra de um material devido a uma variação brusca da temperatura. Neste caso, que temperaturas? Estava uma linda tarde de sol com 40 graus centígrados e de repente passou para -20 graus centígrados? Estes materiais não são sujeitos a testes de resistência ao choque térmico a temperaturas elevadas? - Poderá ter sido algum sismo? Provavelmente, pouco provável, passo a redundância. No entanto, já solicitei ao Instituto de Meteorologia, se houve registos de sismos nesta data.
Isso é bastante comum e deve-se quase de certeza a dilatações contrações da estrutura da casa. O nome "choque térmico" não é adequado a esta situação...