Iniciar sessão ou registar-se
    • pmam80
    • 4 dezembro 2012 editado

# 1

Boas!
    Tenho um sistema de som ambiente EFAPEL instalado em casa (cada divisão com sintonia independente, mas tenho a central no meu quarto - na parede(!!!!)) e sistema domótica KNX da Gewiss.
    Pretendo ligar um aparelhagem hi-fi a este sistema.

Como o posso fazer?
    Sei que existem uns aparelhozitos que fazem este interface, mas não sei exactamente como funcionam...

Agradeço a ajuda!
    Obrigado.
    Cumprimentos,
  1.  # 2

Colocado por: pmam80Sei que existem uns aparelhozitos que fazem este interface, mas não sei exactamente como funcionam

se tiver uma central com entrada de áudio, só precisa de um cabo com uma ficha de 3,5mm stereo em cada ponta e ligar na saída de auscultadores da aparelhagem, e a outra ponta liga directo na central, ter atenção que o volume da aparelhagem tem que estar baixo para evitar distorção no som.

se não tiver central de entrada de som, o melhor e mais barato é colocar uma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmam80
  2.  # 3

Obrigado Jorge.
    Entendi, mas... o que eu queria era ligar uma aparelhagem perto do quadro eléctrico e ATI para evitar tê-la no meu quarto!

O electricista disse-me que há o tal aparelho que permite fazer isto mas que não compensa (devido ao custo e qualidade de som mais reduzida)...

Obrigado
    Cumprimentos
  3.  # 4

É pena não ter uma forma de interligar o sistema de som ao KNX. Mas ele existe ... desde que a sua central de som tenha uma entrada rs232 ou recepção de infravermelhos.
  4.  # 5

Obrigado konnexman.
    Supostamente a central do sistema de som (o master com o jack para entrada está no quarto, como referi) está perto do quadro eléctrico... mas vou confirmar.
    A confirmar-se, pode dar-me detalhes de como fazer esta ligação?

Cumprimentos,
  5.  # 6

Não percebi.

Você quer manter a central no seu quarto e adicionar-lhe uma fonte de audio, é (tipo cd)?
    Ou quer acabar com a central no seu quarto?

É que se for para adicionar um fonte... o jorgealves já lhe deu uma hipótese.

Quanto à porta RS232 esqueca por a central não tem. Só a pode comandar por infravermelhos.
  6.  # 7

:)
    Eu é que posso não ter-me feito entender...

Tenho a "central" (não sei se lhe podemos chamar isso) no quarto - vá-se lá saber porquê aí - com o jack para fonte exterior.
    Não faz sentido, porque se pretender uma música específica tenho que ir ao 1º andar ligar uma aparelhagem no meu quarto...

No armário quadro eléctrico geral, onde tenho a ATI, o KNX principal, etc, o sistema de som também lá chega, certo?
    A minha questão é: como posso eu ligar uma aparelhagem hi-fi neste local? Que aparelhos estão disponíveis no mercado e qual o investimento associado?

Mais uma vez, obrigado.
    Cumprimentos,
  7.  # 8

A central no quarto é, realmente, uma escolha de mestre.

Colocado por: pmam80No armário quadro eléctrico geral, onde tenho a ATI, o KNX principal, etc, o sistema de som também lá chega, certo?

Á partida não. Pode ter, no máximo, a alimentação de corrente a sair daí mas, se calhar, nem isso.

Colocado por: pmam80A minha questão é: como posso eu ligar uma aparelhagem hi-fi neste local? Que aparelhos estão disponíveis no mercado e qual o investimento associado?

Não pode. Só se tiver espaço cá fora. Aparelhagens para montagem em quadro eléctrico até há mas o preço e qualidade...são de fugir.
    Ligação a KNX também esqueça. Cada macaco no seu galho. Há, de facto, dispositivos para isso mas são a preços super elevados e com funcionalidade duvidosa.

Diga-me uma coisa: a sua central não tem uma tomada para alimentação de um dispositivo externo? É que muitas têm e servem para ligar/desligar uma aparelhagem ligada à central, através dos comandos.

Vou-lhe dizer o que faria, no seu caso: comprava, por exemplo, um Logitech Squeezebox Duet (ou algo similar) e ligáva-o à central. É pequeno e, por isso, pode ser escondido em qq sítio. Depois com o comando wireless controlava a música a partir de qq parte da casa.
  8.  # 9

Mike,
    Sim a central tem a tomada para disposotivo externo, mas é no quarto...! Não me parece que fique bem um aparelho, por mais pequeno que seja, fixo à parede...
    Esse é que é o meu problema! :p Assim também podia ligar a hi-fi (que é bastante pequena) e fixá-la à parede!
    Ainda mais... preferia algo com leitor de CD para ser música à escolha (não tenho tudo em Mp3...)!

Obrigado.
    Cumprimentos,
  9.  # 10

Olá !
    Como não conheço a central e o sistema de som da Efapel, posso estar a dizer alguma barbaridade, no entanto creio que a sugestão da Squeezebox é uma boa ideia.

Para fazer o controlo da central via knx tem 2 hipóteses por infravermelhos:

1 - Uma Cytech + até 8 emissores IR (que têm um preço unitário de +-15€+ iva ); ou
    2 - Um IRSC Open da Zennio (165€ + iva)

Creio que a Berker também tem um equipamento de parede que faz emissão de IR.
  10.  # 11

Colocado por: pmam80Tenho a "central" (não sei se lhe podemos chamar isso) no quarto - vá-se lá saber porquê aí - com o jack para fonte exterior.

basta agarrar nessa central e pode coloca-la em qualquer lado dentro da rede de tubagem do sistema de som ambiente(obviamente alterando facilmente a cablagem), precisando somente de uma caixa de aparelhagem livre ou teria que ficar saliente, e até poderia colocar dentro do quadro mas, aí não creio ser possivel ligar ao Hi-Fi, e passar um cabo de audio balançeado por dentro dos tubos desde o até Hi-Fi á central, vai perder qualidade e ganhar um ruido parasita enorme.

0.0127 seg. NEW